Contexto e Canais: a dupla que vai amplificar o seu conteúdo

Contexto e Canais: a dupla que vai amplificar o seu conteúdo

Talvez um dos maiores desafios quando se fala em estratégia de comunicação hoje seja conseguir executar todas as ações pensadas no planejamento de forma sincronizada. Dentre as variáveis que compõem a comunicação, existem dois pontos que quando somados, podem fazer toda a diferença no sincronismo da sua estratégia: os canais e o contexto.

Canais de comunicação são todos os meios através dos quais disseminamos as mensagens sobre marcas, pessoas e produtos. Pode ser o  Jornal X, a Rádio Y, o Facebook, o Linkedin, o site da sua empresa, todos eles são canais e existem muitos outros deles. E o contexto aqui pode ser considerado o conjunto de circunstâncias que estão ligadas ao canal, à mensagem, ao momento de envio e à recepção da mensagem pela persona. Todos esses fatores juntos vão dar o significado ao seu conteúdo.

Não há como controlar todas estas variáveis, mas podemos planejar o conteúdo de acordo com a forma que a nossa persona o consome. Para facilitar a sua compreensão vamos trazer um exemplo:

Sua empresa vende molho de tomate. Na análise de reputação digital que a equipe de marketing realizou foi apontado que a persona que compra o seu produto, consome conteúdo de receitas no youtube, em especial vídeos que aliem receita e humor. Por outro lado, esta mesma persona espera encontrar na internet (seu site) uma receita detalhada e confiável para que consiga seguir todos os passos. Ela ainda marca os amigos no instagram em promoções de # e compartilha dicas de gastronomia  no Facebook.

A mensagem é sempre a mesma em todos os canais, uma receita com o seu molho de tomate. O que muda são os canais de envio da mensagem e o contexto no qual ela vai receber o conteúdo.  Ou seja, o significado que a mensagem terá para a sua persona pode ser mais ou menos intenso considerando estes dois fatores.

Por isso, o que a sua empresa necessita pode não ser postagens no Facebook, mas sim investimento no Linkedin ou outro canal em que as suas personas estejam presentes. Lembre-se sempre que quem consome o seu produto provavelmente é alguém muito diferente de você, coloque-se no lugar dele, imagine suas necessidades e como a sua empresa pode ajudar a resolvê-las.

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