Inbound Marketing: como vai a implantação na sua empresa?

Inbound Marketing: como vai a implantação na sua empresa?

O Inbound Marketing é uma das grandes estrelas do momento quando se fala em estratégias de marketing digital e vendas. No entanto, algumas empresas ainda ignoram o fato de que o Inbound vai além da simples implantação de uma ferramenta de automação de marketing e produção de e-books para a captação de leads: requer alinhamento com os objetivos estratégicos de negócios e a construção de relacionamentos, e isso leva tempo.

O processo comum que empresas têm feito é o caminho do conhecimento da metodologia, a compreensão dos benefícios que ela pode trazer para os resultados de vendas e então a definição da implantação da metodologia através de suas equipes internas ou terceirizadas para a operacionalização. E é neste momento que iniciam os desafios.

Fazer a integração de sistemas e produzir os primeiros conteúdos é fácil, mas se você já iniciou este processo deve saber que obter resultados de vendas efetivos e manter seus leads aquecidos e engajados é extremamente desafiador. Inclusive, você deve até já ter se questionado se a metodologia é realmente eficaz, correto? Saiba que sim, o Inbound pode melhorar significativamente os números da sua empresa e ainda reduzir os custos de aquisição de clientes, bem como os investimentos em publicidade online.

Porém, existe uma jornada até chegar nos resultados que você deseja, afinal o Inbound é uma estratégia de médio e longo prazo que precisa ser muito bem planejada. Para você que já está em fase de amadurecimento, separamos duas dicas que podem ser fatores de sucesso na sua jornada:

1ª dica: Inbound Marketing deve estar alinhado aos objetivos estratégicos de negócios

A maioria das empresas começa a implantar a metodologia a partir da definição de personas, mas esquece de se questionar quais são os objetivos reais de negócios, se as personas estão alinhadas a eles e, acima de tudo,  se a projeção do futuro é coerente com o momento atual de negócios.

O Inbound Marketing é uma metodologia que faz parte do direcionamento estratégico de negócios. O seu alinhamento, as definições de personas, o acompanhamento de vendas e a mensuração de resultados não podem ser delegados. Embora o Inbound exija uma grande força tática e operacional para funcionar, um dos fatores de sucesso é que esteja sincronizado na estrutura da organização, não há como trabalhar ele isoladamente.

Outro ponto importante é: embora a essência do Inbound passe pela produção de conteúdos, é uma metodologia de marketing e não de comunicação – o conteúdo é a ponta final em um processo que se inicia nos objetivos gerais de negócios. A produção de conteúdo de Inbound é diferente da produção de conteúdo publicitário, em que a empresa terceiriza a responsabilidade criativa para uma agência. Tenha sempre em mente que ninguém conhece melhor o seu negócio e sabe falar melhor dele do que você mesmo.

2ª dica: Inbound Marketing é também sobre construção de relacionamentos

Captar leads é uma tarefa super fácil na teoria: basta criar uma landing page (LP) na ferramenta de automação de marketing, patrocinar posts nas redes sociais, divulgar a oferta para os seus contatos, por e-mail, entre diversas táticas possíveis. Na prática, os consultores de inbound e profissionais que trabalham na operação, sabem que não é bem assim.

As pessoas estão sofrendo de infobesidade – exposição a uma grande quantidade de informações, anúncios e dados. Diversas marcas disputam a atenção de seus possíveis clientes e para se destacar nesse contexto competitivo, você precisa de uma estratégia de marketing que construa relacionamentos a médio e longo prazo.

Separamos algumas sugestões para auxiliar você a construir relacionamento com a sua persona:

  • PESQUISE – Converse com o seu melhor cliente e descubra quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa;
  • ESCREVA – Produza conteúdos otimizados para o seu blog, com palavras-chave relacionadas a sua marca, produtos e serviços;
  • PLANEJE – Organize o calendário editorial das suas redes sociais, partindo sempre dos textos que você escreveu e complementando com outros conteúdos. O ideal é ter novas postagens todos os dias, variando entre cards, vídeos, fotos, frases e textos do blog;
  • SEGMENTE – Separe o conteúdo da sua newsletter de acordo com o perfil de público que irá recebê-la. Mailings muito grandes se tornam spam e podem gerar mais bounces (erros temporários na entrega de e-mails);
  • ANALISE – Faça relatórios mensais sobre a sua presença digital para mapear oportunidades, melhorias e se você está estabelecendo relacionamento com as personas certas.

Estas são apenas duas dicas que podem auxiliar no sucesso da sua jornada de implantação de Inbound Marketing. Como envolve muitos processos que precisam estar alinhados entre si e com toda a empresa, pode ser vantajoso para a sua empresa contratar consultoria de Inbound. Você terá especialistas trabalhando no monitoramento da sua presença digital e orientando as atividades no nível tático e operacional para que apresentem melhor desempenho de resultados.

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