O Inbound Marketing não deu certo na sua empresa?

O Inbound Marketing não deu certo na sua empresa?

Investir em uma estratégia de inbound marketing exige um valor significativo de investimento para o seu negócio, certo? E, aqui, não falamos apenas de dinheiro. Todo o tempo de planejamento das estratégias, horas de integrações, produção de conteúdos, pesquisa… ufa! É coisa pra caramba.

Pode ser que você até esteja considerando a possibilidade de que a metodologia seja uma furada!

Mas antes de desistir,  queremos compartilhar com você algumas dicas para ajudar a recuperar o seu fôlego e os rumos da sua estratégia. Por isso, respondemos 3 perguntas que muitos empresários, empreendedores e gestores de marketing têm nos feito nos últimos tempos.

1. Como eu vou saber se o Inbound é a metodologia certa para a minha empresa?

 

Para responder essa pergunta, primeiro você deve se questionar sobre o momento de negócio que a sua empresa está enfrentando: para onde vocês estão indo e quais são seus planos para chegar lá. Se você não tem respostas para estas perguntas, o Inbound definitivamente não é a melhor estratégia de marketing para o seu negócio neste momento. Isso porque o Inbound é uma metodologia que liga marketing, comunicação e vendas. E não há como ser efetivo em marketing quando você não tem seus objetivos de negócio bem definidos.

O segundo ponto é: a sua empresa está preparada para a mentalidade digital? Para que o Inbound funcione é preciso que a empresa como um todo, em especial os líderes, estejam abertos para novas possibilidades. O Inbound irá impactar diferentes setores de uma empresa – ele inicia na gestão, passa pelas áreas técnicas e impacta diretamente o setor comercial. É preciso estar aberto a uma nova cultura.

Entenda melhor como a mentalidade digital pode impactar os seus negócios

Por fim, o budget. E aqui não há milagre! Para que todo o potencial da metodologia se reverta em leads qualificados é preciso que as quatros mídias que sustentam a estratégia estejam funcionando de maneira sincronizada, e isso requer investimento. Esteja preparado para investir, o resultado virá na proporção da sua disposição.

2. Porque o Inbound não deu certo na minha empresa?

O que é dar certo para você? Vamos começar com um alinhamento de expectativas:

  • Tempo: O Inbound é uma estratégia de médio e longo prazo, não espere obter leads qualificados em um período inferior a 60 dias. Existe um tempo de maturação dos procedimentos para que o barco comece a navegar com mais velocidade e precisão.
  • Terceirização da responsabilidade: a produção de conteúdo para o inbound é o coração da estratégia. Ninguém vai falar com mais consistência sobre o seu produto ou serviço do que você mesmo. Por isso, por mais que você terceirize a produção, certifique-se de orientar, educar e revisar os conteúdos. Defenda seu propósito e seja participativo.
  • O parceiro certo: e, aqui, talvez seja o ponto mais delicado. Para escolher o parceiro que vai ajudar você nesta jornada é interessante primeiro, você conhecer as bases da metodologia e os pontos frágeis da implantação. Ao negociar com o seu parceiro, veja se ele tem o conhecimento técnico esperado (busque por referências) e, acima de tudo, se compartilha dos mesmos valores que a sua empresa.

Tenha sempre as suas expectativas alinhadas em relação a estratégia e aos parceiros e fornecedores que acompanharão você.

3. Eu fiz tudo certo e ainda assim deu errado!

 

Bem, se você leu as perguntas anteriores, fez tudo certinho e mesmo assim deu errado, é hora de voltar às bases. A melhor estratégia é aquela que começa com o arroz e feijão bem feitinho. Antes de criar campanhas de mídia e materiais incríveis, volte para a análise de personas, faça uma auditoria de infraestrutura no seu site, audite seu conteúdo, reveja o SEO, faça testes A/B. E lembre-se que o problema nem sempre está na metodologia, pode ser que o produto/serviço não esteja adequado para a persona ou vice-versa.

O Inbound Marketing é uma metodologia que sim, gera resultados e impacto positivo nas vendas das empresas, mas não é para todo mundo. Mais do que seguir uma tendência, seja verdadeiro com o momento do seu negócio e dê um passo de cada vez.

Quer descobrir se a sua empresa está pronta para adotar estratégias de Inbound Marketing?

Sim, quero.

Otimifica

Desenvolvemos uma metodologia que se transformou em uma inteligência de marketing para a transformação digital. Partindo dos objetivos de negócio dos nossos clientes, entregamos vendas e reputação em um único pacote, comunicando com as suas personas no all-line.

Todos os direitos reservados © Otimifica

Membro da