Keyword: como começar sua pesquisa de palavras-chave

Keyword: como começar sua pesquisa de palavras-chave

Se você criar um site hoje, seja um blog ou uma loja virtual, ele não irá ranquear no Google imediatamente. Você sabe, então, qual o primeiro passo que deve ser tomado para impulsionar seu ranqueamento? Você deve sempre começar com uma pesquisa de keywords ou, palavras-chave.

Tire um tempo para pensar nas palavras pelas quais você quer que o seu site seja encontrado: quais palavras a sua audiência está utilizando nas buscas? Você sabe como descobrir isso? Quais ferramentas são eficazes? E quando você descobrir quais são esses termos de busca, como determinar por quais começar? Você deve começar pelas palavras-chave mais competitivas (exatas) ou pelas menos competitivas (cauda longa)?

Nesse post explicaremos como começar sua pesquisa de palavras-chave, ilustrando esse processo com um exemplo.

Por onde começar?

Vamos imaginar que você esteja abrindo um e-commerce de quadros decorativos, com ilustrações bastante singulares de artistas Pop Art. Por onde começar a otimização do seu site?

Primeiro, faça a sua pesquisa de termos. Focar a otimização do conteúdo do seu site para palavras como “quadros” e “quadros para decoração” pode ser um tanto quanto inútil, já que são termos com alto índice de competitividade. E quanto ao termo “quadros personalizados” ou “quadros pop art”, será que possuem potencial?

Conforme falamos neste texto, uma forma de obter com maior precisão o volume de buscas de um termo é utilizando o Keyword Planner, ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google Adwords. Nela, é possível obter o volume médio de buscas por cada termo e entender o nível de competitividade de cada um, conforme abaixo:

Você só saberá em quais palavras vale a pena investir em um primeiro momento se analisar a sua concorrência. Faça uma pesquisa no Google com os termos que considerar mais competitivos e analise os resultados. Qual o porte das empresas que aparecem na busca com essa palavra? São empresas maiores que a sua? Empresas que provavelmente possuem mais orçamento de marketing do que você?

Se a resposta para essas perguntas for sim, você provavelmente vai ter dificuldade em ranquear o seu site para esse termo de busca. Pergunte-se qual a probabilidade do site do seu negócio ranquear para essa palavra-chave. Agora, busque um termo semelhante a esse e faça a mesma pergunta. A probabilidade mudou?

Se você começar pensando em termos com alta competitividade e adaptá-los para termos um pouco mais longos, mais específicos e um pouco menos comuns, você terá uma boa ideia de onde o seu site poderá ser encontrado e em quais termos ele terá mais chances de aparecer.

Pensando no e-commerce de quadros para decoração, focar em termos como “quadros” e “quadros para decoração” tornaria o trabalho de ranqueamento mais difícil. Começar focando em termos como “quadros personalizados”, “quadros personalizados para decor”,  “pop art decor” e “quadros de ilustração pop art” podem diminuir a competitividade e aumentar as chances do seu site ser encontrado nas buscas.

Faça uma [longa] lista de termos

Nunca foque em apenas uma palavra-chave. Faça uma longa lista de termos relacionados com o seu negócio, de pelo menos 100 palavras, contendo variações desses termos de pesquisa. No caso do e-commerce de quadros, podemos pensar em termos como “quadros pop art para sala de estar”, “quadro para decoração de ambientes”, “quadros lindos e personalizados”, “ilustrações pop art para decoração”, “quadro de ilustração personalizado” e assim por diante. São inúmeras as variações que um mesmo termo pode gerar e é interessante você avaliar a competitividade de cada um desses termos.

Produza conteúdo!

Ter um blog é uma ótima forma de criar conteúdos relacionados ao seu negócio e é importante você incluir os termos que você levantou dentro dos conteúdos produzidos. Porém, uma palavra-chave não é exatamente o tema de um blogpost, é necessário  pensar em conteúdos que abordem temáticas e assuntos que envolvam a palavra-chave que você deseja ranquear.

Use o Google Trends

Se você precisa escolher entre alguns termos de pesquisa nos quais você gostaria de ranquear, mas não sabe ao certo qual escolher, uma boa dica é usar o Google Trends. Essa ferramenta permite que você compare o volume de buscas entre termos. Se você quer saber se faz mais sentido escrever sobre “quadro decorativo”, “quadro personalizado” ou “pop art decor”, o Google Trends vai lhe dizer o que é mais interessante para o público.

Pense nas possibilidades de conversão

Enquanto você busca os termos de pesquisa em que deseja ranquear, você já deve pensar também sobre as chances de conversão de palavras específicas. Por exemplo, se pessoas estão buscando por “quadro pop art preto e branco”, essas pessoas provavelmente estão mais preparadas para realizar uma compra do que alguém que buscar por “quadros para decoração”. Pessoas buscando por “quadro pop art preto e branco” já sabem o que querem, já sabem pelo o que buscar e, consequentemente, estarão mais preparadas para fazer uma compra quando encontrarem o seu site.

Pessoas que utilizam termos mais longos e específicos ao fazer uma busca, que chamamos de palavra-chave de cauda longa, geralmente tem mais chances de comprar algo quando acessam o seu site. Então, talvez você gere menos tráfego ao otimizar um conteúdo para a palavra-chave “quadro pop art preto e branco” do que teria ao otimizar para “quadros para decoração”, porém é provável que você aumente a suas chances de obter uma venda.

Pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo em SEO e, seguido disso, você precisa começar a escrever. Escrever MUITO. Produzir conteúdo não vai gerar um resultado instantâneo no ranqueamento do seu site, essa é uma estratégia que leva tempo, que é de longo prazo, mas que trará bons resultados!

Sugestão de leitura e ensino: 

O Yoast é uma ótima fonte de educação e informação sobre SEO e produção de conteúdo para a web para nós aqui na Otimifica – vale acompanhar!

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