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O Inbound PR, a comunicação e a reforma lá de casa

Tempo de leitura: 3 minutos

A implantação de uma estratégia de Inbound PR no início de sua execução parece um bicho de sete cabeças para os gestores que estão iniciando a jornada na sua empresa.
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A implantação de uma estratégia de Inbound PR no início de sua execução parece um bicho de sete cabeças para os gestores que estão iniciando a jornada na sua empresa. Isso tem muito a ver com o fato de não termos uma cultura de processos, e sim de sair fazendo.

Por mais que seja embasado em metodologias ágeis, é preciso seguir os passos e adicionar o tempero criativo a eles para ter sucesso. Se implantado de forma consistente e ligada aos objetivos de negócios da organização, o processo flui  de maneira extremamente produtiva.

Mais do que uma metodologia com ferramentas e ações a serem executadas, o Inbound PR, assim como inbound marketing, é uma mentalidade que deve estar presente em diferentes níveis e setores de uma organização para que o trabalho aconteça. Ele deve passar a fazer parte da cultura organizacional.

Para ajudar você nesta fase de início de projeto, separamos algumas dicas importantes:

1. Os líderes precisam estar preparados: toda mudança de cultura organizacional deve partir dos cargos mais altos dentro da organização. É preciso que os gestores sejam verdadeiros líderes que reafirmam os objetivos da empresa através da sua conduta. Ou seja, para que sua equipe coopere você, enquanto líder, precisa acreditar no trabalho e dar o bom exemplo.

2. Assuma-se dono da estratégia: é muito comum as empresas buscarem agências e consultorias de marketing e comunicação para delegar as suas vendas e o seu relacionamento. Só que esta é a essência de qualquer negócio. Empresa que não vende não é empresa, é ONG. Tenha claro o que você quer vender e use o apoio de especialistas para mapear as suas mensagens, o design das suas ideias e a estrutura dos seus conteúdos. É você que precisa saber o que o seu cliente precisa se realmente quer ter um negócio de sucesso.

3. Tenha um líder para o projeto: aquele velho ditado, “cão sem dono morre de fome”. Em um projeto a lógica é a mesma, sem um responsável por liderar e coordenar as atividades dentro da sua empresa, ele não se concretiza.

4. É preciso disciplina e persistência: mudar requer disciplina para que se torne um hábito. Para que os primeiros retornos possam ser vistos é necessário foco e continuidade . Dedique-se 6 meses pelo menos para mudar os rumos da sua estratégia, testando formatos, personas e conteúdos.

5. Conte as coisas boas: Antes de iniciar o trabalho conte para a sua equipe por qual motivo a empresa está investindo em consultoria, sistemas e na execução de um planejamento estratégico de comunicação e Inbound. Mostre o benefício que todos terão com o sucesso dele.

6. Contrate uma consultoria que entenda a sua empresa e entregue resultados: há dezenas de consultorias que provavelmente dizem que podem resolver o seu problema, mas fique atento e procure por referências do mercado. Marketing digital não é apenas redes sociais ou geração de leads, é preciso estabelecer e manter relacionamento com as personas que você quer se conectar.

Depois de todas estas dicas você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com a reforma de casa, não é?

É simples: muitos gestores ao contratar consultoria de Inbound PR nos olham com o mesmo olhar de quando contratam o pedreiro para fazer uma reforma na sua casa.

Para quem não entende nada de construção, quebrar uma parede para arrumar um vazamento parece algo complicadíssimo e que exigirá muito esforço. Para o pedreiro, é só mais uma parede em um dia normal de trabalho. Tudo é uma questão de ponto de vista.

Ter uma comunicação e processos de marketing pensados por especialistas no assunto pode ser o fator de sucesso que estava faltando para sua empresa.

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