Case Grupo A
Desafios
● Orientar a conexão dos processos de marketing digital e as equipes de marketing e vendas.
● Implantar o Inbound Marketing para a geração e qualificação de leads.
Estratégia
● Gestão de marketing e comunicação: imersão na empresa para a construção de norteadores de marketing, (persona, jornada dos clientes conectada com os diferentes produtos e Canvas da Comunicação);
● Tecnologia: análise de dados e arquitetura de informação dos diferentes sites com foco na redundância;
● Vendas: mapeamento de oportunidades digitais para atração de potenciais clientes e monitoramento de indicadores.
Resultados de reputação digital
● Sincronização dos processos de marketing e vendas
● Unificação de funil
● Criação de plano de ação para a conexão da estratégia de Inbound Marketing com o Outbound
● Aumento da geração de contatos qualificados em 30% para o segmento Ed Tech em comparação ao ano anterior.
Quem é o Grupo A - Ed Tech?
O Grupo A reúne um grande portfólio de negócios voltados para o universo educacional, integrando conteúdo, tecnologias educacionais e consultorias, posicionando-se como uma fonte de soluções educacionais altamente personalizadas para instituições educacionais, empresas e seus públicos.
Associado a líderes internacionais de seus segmentos, bem como com soluções próprias, o Grupo A conta com cerca de 2.400 títulos ativos, 50.000 usuários de educação continuada de medicina à distância e mais de 5 milhões de estudantes utilizando suas plataformas.
Desafios
A vertical de tecnologias para a educação do Grupo A necessitava de uma metodologia para implementar e gerar vantagens do inbound e geração de leads. O nosso entendimento da necessidade do cliente foi além disso: visualizamos uma empresa cheia de oportunidades de conexão entre marketing e vendas, com grande visibilidade no mercado para um dos seus verticais, mas com falta de sincronização entre as suas demais áreas, tratadas de forma individualizada.
Geramos um diagnóstico da empresa com o Otimindex:
A seguir, realizamos reuniões com as equipes de marketing e vendas para entender o funcionamento das diversas linhas de negócio e possibilidades de sinergia para aumentar a visibilidade e a reputação digital.
Seguimos as etapas implantação da nossa metodologia INBOUNDPR, focadas na conexão de marketing e vendas:
1. Intro:
Realizamos pesquisas de mercado digital para entender os pontos fortes e fracos do Grupo A no digital para então começar a construir em conjunto com a equipe um plano de ação.
2. Set Up:
Revisamos todos os ativos digitais das linhas de negócio da vertical de tecnologias de educação, fizemos um diagnóstico aprofundado de cada site e identificamos os pontos de melhoria. Corrigimos problemas técnicos que impactavam a arquitetura da informação como, por exemplo, a criação de subdomínios dentro da arquitetura do site grupoa.com.br redirecionados para domínios existentes. Orientamos a proteção de arquivos para download (PDF) com landing pages.
3. Execução:
Revisamos as personas, a jornada de experiência, mapeando tarefas da persona, dúvidas que surgem ao longo do caminho e possíveis conteúdos para trabalhar nas diversas mídias e, por fim, fizemos o Canvas da Comunicação, que trouxe insights para a entrega final e também para o dia a dia do marketing.
4. Follow Up:
Entre os encontros, o Grupo A tinha pesquisas a fazer com equipes internas para validar o que levantamos nas reuniões, tarefas ligadas a atividades que surgiram nos encontros e ainda durante o processo de consultoria começaram a fazer mudanças na estrutura digital para acelerar os impactos do trabalho realizado com a Otimifica. Por fim, geramos um plano operacional com tarefas para a realização pela equipe, já organizada com responsáveis e prazos sugeridos.
Resultados
Todas essas possibilidades estão sendo aos poucos otimizadas nos sites do Grupo.
Auxiliamos na implantação de uma mentalidade sincronizada de processos de marketing e vendas, impactando os processos da vertical de tecnologia para a educação.
Criamos um roadmap de ações a serem desenvolvidas pelas equipes de marketing e vendas para implantar a metodologia Inbound Marketing, assim como caminhos para otimizar os esforços e investimentos.
A visão do cliente
● Mentalidade digital, mudou a cabeça de todo mundo. Graças à Otimifica o marketing hoje é visto de forma sincronizada. Foi o entregável mais valioso.
● Uma visão clara da nossa infraestrutura de TI. A gente não via o site como um ativo, não tinha uma visão de martech (marketing + tecnologia) na empresa, eram vistas como áreas diferentes.
● Planilha de próximos passos. Essa tabela virou o meu dia a dia aqui no Grupo A."