Criar e administrar uma empresa ou uma equipe não é uma tarefa fácil, mas com uma boa gestão de negócios tudo pode ficar mais leve e prático.
Hoje, muitas pessoas relatam insatisfação com suas funções, apontando falhas de gestão e descompasso com seus superiores como causas principais para buscar novas oportunidades.
Vale ressaltar que os problemas que compõem uma empresa vão muito além do que só a gestão, mas quando essa área é bem cuidada e aperfeiçoada, já se tem uma boa parte do caminho feito.
Por isso, este artigo foi escrito pensando em como você pode melhorar a gestão da sua empresa e equipe, com dicas práticas e provas de como isso pode impactar positivamente a rotina do seu negócio.
O que significa gestão?
Para começo de conversa, vamos falar sobre o que é gestão.
Gestão envolve a habilidade de planejar, organizar, liderar e controlar uma equipe ou empresa, utilizando estratégias e inovações para alcançar metas e otimizar resultados.
Se você é o gestor do setor de administração de condomínio, por exemplo, é você que irá ajudar a equipe a resolver problemas e a criar um espaço agradável para todos os colaboradores.
E o que um gestor faz?
O papel do gestor é um dos mais importantes dentro da empresa, e a sua função vai muito além do que só dar ordens e verificar se os resultados estão chegando como o esperado.
O papel do gestor é acima de tudo, criar um ambiente leve e agradável para sua equipe, fazendo todos se sentirem confortáveis e satisfeitos com suas atuais tarefas.
Sendo o gestor de uma rede de coworking João Pessoa, é seu dever saber como está indo o procedimento de contato e relacionamento entre sua equipe e seus clientes.
Entender tudo o que se passa na empresa, o que os seus colaboradores pensam e apresentar ideias de mudança também fazem do seu papel e função como gestor.
Dicas e impactos de uma boa gestão de negócios
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o universo de gestão e a função de um gestor, vamos às dicas para te ajudar a construir um melhor gerenciamento dentro da sua empresa e os impactos que isso pode trazer para a sua equipe.
Monitore os processos
Por exemplo, saber qual é o passo a passo da produção do curso de liderança que a sua empresa fornece é fundamental para tornar você um bom gestor.
Afinal de contas, você também precisa saber o que a sua equipe faz no dia a dia para chegar no resultado esperado.
Por isso, sempre converse com seus colaboradores e esteja por dentro de tudo o que eles fazem em suas determinadas áreas.
Isso mostrará que você se preocupa não apenas com o resultado final, mas também com o processo e a realidade da equipe, o que gera mais confiança e engajamento.
Engaje com a sua equipe
Uma boa comunicação é chave para tudo, para resolver problemas e para elogiar bons resultados.
Por isso, crie uma comunicação constante e efetiva com a sua equipe, mostrando que além de gestor, você é bom amigo.
A imagem do chefe carrasco vem se desconstruindo cada vez mais com o tempo, e a mudança no comportamento e relação entre chefe e colaborador vem se tornando cada vez maior.
Seja fazendo a gestão de uma fábrica de plástico injetado ou de uma equipe de marketing, conversas com seus colaboradores e perguntar como eles estão não irá destruir a sua imagem ou fazer você perder seu posto.
Criar essa comunicação só mostra como você é um gestor preocupado com o bem estar de seus colegas e que se esforça para ajudar e ver todos produzindo em um ambiente agradável de trabalho.
Tenha uma auditoria empresarial
Um setor de auditoria empresarial é responsável por analisar e verificar procedimentos e resultados internos dentro de uma empresa.
Seja a quantidade de equipamentos de cozinha industrial vendidos no mês ou um problema em relação ao pagamento.
Possuir esse setor na sua empresa é muito importante para estar por dentro de tudo o que acontece em determinadas áreas e ao mesmo tempo ver uma visão diferente sobre a situação da empresa e das equipes.
Por meio de relatórios e documentos elaborados pela equipe, você tem acesso a informações pertinentes que podem ter passado em branco devido a correria do dia a dia.
Esse setor traz ainda mais organização e clareza sobre os procedimentos e objetivos da empresa, te ajudando a criar uma gestão ainda melhor e mais prática.
Presenteie seus colaboradores
Quem nunca gostou de ser reconhecido no ambiente de trabalho e ainda por cima, receber um brinde por isso?
É preciso entender que os seus colaboradores são extremamente importantes para a sua empresa, sem pessoas não existe gestão.
Portanto, presentear seus colaboradores de surpresa ou em alguma data especial para eles mostra como você se preocupa com a felicidade e satisfação deles naquele local de trabalho.
Você pode presenteá-los de várias maneiras, algumas delas podem ser:
- Folgas no dia do aniversário;
- Chocolates e doces;
- Vouchers;
- Descontos em lojas;
- Uma massagem;
- Um desconto no aluguel de salas comerciais;
- Ingressos para show, cinema ou teatro.
Presentear esses colaboradores faz com que eles entendam que o seu trabalho e esforço estão sendo reconhecidos e recompensados, diminuindo ainda mais as chances de possíveis desligamentos dentro da sua empresa.
Invista no aprimoramento intelectual da sua equipe
O conhecimento é e sempre será uma das chaves principais para inovações e mudanças dentro de qualquer espaço, e na sua empresa não seria diferente.
Por isso, investir em palestras e treinamentos para que seus colaboradores estejam ainda mais aptos para realizar um bom trabalho faz de você um gestor preocupado com a produtividade e andamento dos projetos da empresa.
Incentivar o estudo também é uma forma de mostrar que você está empenhado em ver a sua equipe crescendo e dando bons resultados.
Oferecer palestras, treinamentos, videoaulas e livros sobre consultoria financeira empresarial ou estratégias de marketing digital irá aperfeiçoar a sua equipe e deixá-la pronta para entregar um resultado ainda melhor.
Seja presente no dia a dia
Mesmo com a correria e os imprevistos da rotina de um gestor, estar presente no dia a dia da equipe e garantir que tudo esteja em ordem, além de se preocupar com o bem-estar de todos, faz toda a diferença na sua relação com a equipe e na sua imagem como líder.
Uma boa dica é ter um escritório compartilhado, ou seja, um local onde todos da equipe podem estar juntos e o contato é ainda mais fácil e rápido, inclusive com o próprio gestor.
Essa presença no dia a dia é que cria a sua relação e intimidade com a sua equipe, dando abertura para que eles expressem suas ideias e opiniões visando a melhoria de processos e estratégias dentro da empresa.
Entenda o seu papel e ajude no que puder
Por fim, mas não menos importante, tenha plena consciência do seu papel dentro da empresa e cobre de seus colaboradores apenas aquilo que você também está praticando. Não faz sentido exigir resultados e boa comunicação da sua equipe se você, como gestor, não está oferecendo o mesmo exemplo.
Antes de ser um gestor você é um profissional é um ser humano assim como o seu colega que, amanhã pode estar no seu lugar ou em uma posição maior do que a sua.
Por isso, esteja ciente da sua função e da sua importância no dia a dia da sua equipe, você é aquele que além de administrar a área deve se preocupar em ver todos bem e satisfeitos com seus afazeres.
Essas foram apenas algumas das dicas que acreditamos serem válidas para você, gestor, entender qual a sua função e quais os impactos essas pequenas atitudes podem trazer no dia a dia da sua equipe.
Considerações finais
Que este texto não tenha sido apenas palavras jogadas ao vento, mas que realmente possa ter aberto os seus olhos em relação a uma gestão de negócios e feito você entender a importância delas dentro de uma empresa.
Não deixe de colocá-las em prática com a ajuda da sua equipe, de seus superiores e de pessoas que também querem ver uma melhor gestão dentro do seu local de trabalho.
Antes de trabalhar com número é necessário saber trabalhar com essas questões, entender que cada uma possui a sua singularidade e importância para o andamento das estratégias e conquistas de resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
E se você está buscando maneiras de amadurecer sua estratégia digital e sincronizar melhor seus negócios com o marketing, o livro “Inbound PR: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital” oferece ferramentas práticas e insights valiosos para transformar sua abordagem. Aprenda a integrar relações públicas com estratégias de negócios e leve sua empresa ao próximo nível no cenário digital.