Black Hat SEO: o que é e como evitar as penalizações do Google

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Black hat SEO é um dos temas que mais geram dúvidas em profissionais de marketing, já que muitos indicam que não deve ser feito, ou fazer com restrição. <b Resumidamente, black hat pode ser definido como técnicas extremamente agressivas de SEO buscando ranquear nos mecanismos de busca do Google.  Muitas destas práticas não seguem o padrão que deveria ser feito para os buscadores.  Dessa forma, entenda se o black hat SEO deve, ou não, ser usado, quais as possíveis punições do Google, e muito mais.

Black hat SEO é um dos temas que mais geram dúvidas em profissionais de marketing, já que muitos indicam que não deve ser feito, ou fazer com restrição. 

Resumidamente, black hat pode ser definido como técnicas extremamente agressivas de SEO buscando ranquear nos mecanismos de busca do Google. 

Muitas destas práticas não seguem o padrão que deveria ser feito para os buscadores. 

Dessa forma, entenda se o black hat SEO deve, ou não, ser usado, quais as possíveis punições do Google, e muito mais.

O que é black hat SEO?

Antes de mais nada, o Black hat SEO é um conjunto de práticas que prometem colocar o seu site no topo das pesquisas do Google. 

Entretanto, ele é feito com técnicas que violam as diretrizes estabelecidas pelos mecanismos de busca. E qual o problema nisso?

O Google e outras plataformas de pesquisa, como o Bing, classificam o conteúdo pela qualidade, experiência do usuário, quantidade de links, entre outros critérios. 

Classificar e indexar esse conteúdo demanda tempo. E no Google são mais de 200 fatores que eles analisam para ranquear uma página.

Utilizar as técnicas de Black Hat SEO pode sim ranquear o conteúdo, mas também baixar posições nos resultados ou até mesmo remover o domínio na plataforma. 

Quais as técnicas de black hat SEO?

Ranquear um conteúdo com qualidade demanda tempo e as “técnicas milagrosas” do Black hat SEO, na prática, prejudicam o desempenho dos sites.

Mas quais são elas e como eu posso evitar para que não sejam usadas? Separamos as principais técnicas para te manter atualizado sobre o que não fazer no Google

Keywords stuffing

A palavra-chave é muito importante para classificar os conteúdos, mas ela deve ser utilizada fazendo sentido no texto. 

Essa prática ocorre quando há repetição de palavras-chave de forma excessiva. Uma técnica antiga de Black Hat, mas que pode penalizar o seu site. 

Link farm

Basicamente, é uma rede de sites criada para gerar links direcionados a um domínio principal.

São backlinks que manipulam a classificação nos mecanismos de busca, mas quando descoberto, o link farm gera punições gravíssimas para os sites.

Cloaking 

Nessa técnica o desenvolvedor vai mascarar a URL de um site, mostrando um conteúdo diferente para os usuários e outro para os mecanismos de busca. 

Na prática o site “engana” os robôs dos algoritmos e direciona os usuários a páginas totalmente diferentes.

Sneaky Redirects

Já essa, consiste em enganar o usuário e direcioná-lo a uma página diferente da qual ele teve o interesse em acessar. 

É importante lembrar que o SEO utiliza práticas de engajamento orgânico de pesquisas. Acessar um conteúdo e ser redirecionado para outro impacta negativamente a imagem da empresa e pode penalizar o site. 

Doorway page 

Derivada do cloaking, essa técnica cria várias páginas focadas para manipular os algoritmos e otimizar cada palavra-chave. 

Logo, elas são criadas com o objetivo de manipular os resultados dos mecanismos de busca e geralmente direcionam o usuário a conteúdos maliciosos .

Conteúdo escondido

Prática antiga de Black hat SEO. Basicamente, os textos e links que impactam no posicionamento das buscas ficam “escondidos”, sendo visualizados apenas nos mecanismos. 

Como fazem isso? Fontes com a mesma cor de fundo e fontes no tamanho 0. Manipula os resultados, mas com certeza pode haver punições para os sites.

SPAM

Muito, mas muito comum em diversos sites. Essa técnica busca criar autoridade apenas pelos comentários em blogs e fóruns com esses links de forma aleatória. 

Quem pratica não consegue criar autoridade pela inclusão da tag nofollow nos portais, onde os robôs são indicados a não dar relevância a esses links. 

Por outro lado, se o comentário for interessante e o conteúdo for o mesmo dos links, é uma prática a considerar.

Black Hat SEO

Links pagos

Nessa técnica uma empresa ou pessoa paga para estar no portal, e muitas vezes isso é feito de forma automatizada sem critérios de conteúdo.

Uma opção um pouco mais difícil de ser detectada, mas ao verificar as conexões e sobre o que é a postagem, ainda é possível a identificação.

Quais os prejuízos que o black hat SEO pode trazer ao meu blog?

O conteúdo de valor aqui é levado em consideração no ranqueamento e indexação no Google, e o Black hat SEO não faz isso. 

Ao passo que as ferramentas de SEO, buscam o engajamento e tráfego orgânico. E por mais que esteja ranqueando, aquele site responde às dores do usuário e da persona?

Com o Black hat SEO, além dessas dores não serem respondidas, os resultados no google são prejudicados. Em último caso e não tão difícil de acontecer, o site da sua empresa pode não aparecer mais nas pesquisas. 

Nesse sentido, evite o banimento do seu domínio e opte por estratégias de conteúdo de valor que são muito mais eficazes. Na hora de gerar engajamento e leads qualificados nada melhor do que postagens que agreguem na vida do usuário.

Quais as punições do Google para black hat SEO?

O algoritmo do google já é bastante eficaz e de nada adianta tentar burlar os mecanismos pensando que isso vai durar muito tempo. 

As punições ao fazer o Black hat SEO são graduais e vão progredindo à medida em que o domínio não conserta esses erros. 

Como resultado da queda constante de posições acontece, por último, o banimento do domínio. 

Ou seja, aquele conteúdo ou qualquer um deles postado no seu site não vai mais aparecer nas pesquisas, reduzindo na totalidade a sua audiência pelo Google. 

Confira como funciona as punições do Google:

  • Queda de 30 posições no ranking;
  • Queda de 50 posições;
  • Queda de 950 posições;
  • Desindexação da página no Google;
  • Desindexação do domínio no Google.

Como descobrir se o Google está punindo meu blog por black hat SEO?

Se o seu site foi punido pelo Google provavelmente você vai receber uma notificação no Google Search Console. 

E caso ele não apareça nos resultados do Google, o domínio provavelmente foi banido.

Além disso, ao perceber que o seu site e os conteúdos que antes estavam bem classificados e indexados não aparecem mais, fique atento!

Talvez o site possa ter perdido a audiência, mas é importante a atenção a esses pontos. 

Como identificar se estou fazendo técnicas de black hat SEO?

Por conta do fluxo do Google nem sempre você vai ser notificado pelas penalidades, nesse sentido as buscas são as primeiras formas de identificação. 

Ferramentas como Google Analytics e o Google Search Console vão te ajudar a chegar na origem das penalizações. 

O Google Search Console, por exemplo, permite verificar o status de indexação e possibilita a otimização dos sites e conteúdos. O mesmo ocorre quando acontece alguma penalidade com a aba dentro do GSC, erros de rastreamento.

Na ferramenta terá indicações de quais são as ações necessárias para que a página ou o domínio volte a indexar e ranquear.

Agora veja algumas dicas que podem te ajudar nessa identificação: 

  • Redução de tráfego;
  • O site não aparece nas buscas;
  • Conteúdos não estão sendo mais indexados (Verificamos pelo GSC);
  • Verifique o google bots.

Contratei uma empresa, será que ela está fazendo Black hat?

Se você contratou uma empresa e não sabe se eles estão fazendo boas práticas SEO, saiba que eles não vão pedir nada mais além do seu dinheiro. 

O resultado pode ser catastrófico para a empresa e gerar o banimento do domínio. Veja como eles agem:

  • Não existe planejamento de conteúdo;
  • Não oferecem sugestões de melhoria; 
  • Não explicam como é realizado o trabalho;
  • O tráfego diminui, assim como as classificações;
  • Sua empresa não aparece mais nas pesquisas.

Agora uma dica valiosa… a Otimifica tem um time de especialistas que te ajuda a criar estratégias de planejamento de conteúdo a partir das técnicas SEO. 

Nós acreditamos na importância do trabalho em equipe para alcançar as melhores posições no Google. Colaboramos com as empresas em todo o processo de SEO para alcançar a autoridade e audiência desejada

Sendo assim, opte pelo planejamento de conteúdo e recuse as “técnicas milagrosas” do Black hat. 

Como corrigir técnicas de black hat SEO?

Quem trabalha com SEO precisa de constante atualização do Google e principalmente saber o funcionamento do Google Search Console e Google Analytics

Com essas ferramentas é possível identificar os erros nos sites e como atuar para que não ocorra mais. 

Para isso é necessário que o site esteja cadastrado no Analytics e GSC, ao efetuar esse cadastro, as ferramentas do Google vão identificar esses erros. 

Mas atenção! As ferramentas analisam a partir do cadastro e é importante mantê-las sempre atualizadas.

Como se proteger de ataques de black hat SEO?

Por mais que o seu site não tenha a prática do Black hat SEO, ele pode ser afetado por outros mecanismos. 

Apesar disso, existem formas de proteção do domínio. São métodos que auxiliam no monitoramento e rejeição de backlinks. 

Monitorando backlinks

Os backlinks são links com uma função, direcionar o usuário para outra página. Acontece que eles são backlinks de baixa qualidade e em grande quantidade são técnicas de Black hat SEO.

Como identificar? Com ferramentas de monitoramento de domínios você verifica quais backlinks estão prejudicando o seu site, identificando retire imediatamente dos links de uso.

Rejeitando links artificiais 

Antes de mais nada, os backlinks são estratégias que potencializam os domínios, mas sites maliciosos podem estar utilizando dos seus links. Essa prática é considerada um exemplo de SEO negativo.

No entanto, existe uma forma de rejeitá-los, com a ferramenta Google Disavow Tool, ela permite verificar os backlinks, bem como rejeitar. 

Afinal, nada melhor do que o tráfego para o seu site acontecer de maneira orgânica. 

6 boas práticas de SEO para investir

Estratégias e planejamento de SEO contribui e muito para a sua empresa. Além de gerar um tráfego orgânico, o ROI é um dos melhores já vistos quando falamos de leads qualificados.

Ou seja, quer gerar um bom engajamento no seu site e de quebra garantir um ótimo retorno sobre o investimento? Opte por boas práticas SEO. 

Não é uma tarefa tão simples, mas com toda a certeza vai garantir a criação de um público fidelizado que vai continuar consumindo os conteúdos. 

O SEO aumenta a autoridade do site e potencializa o alcance do público e persona almejada. 

Confira 6 dicas práticas de SEO que vão ajudar no impulsionamento do seu site:

  1. Analise o desempenho atual do site 
  2. Garanta uma boa experiência do usuário 
  3. Utilize boas palavra-chave
  4. Planeje o seu conteúdo
  5. Crie conteúdo de valor
  6. Crie boas meta-description

Com boas práticas SEO e frequência nas publicações, você garante que sua empresa conquiste as primeiras posições do Google.

Ainda ficou com dúvidas e quer implantar técnicas SEO na sua empresa? Aprenda com quem é referência em SEO no mercado. Conheça nosso Curso SEO Enterprise e alcance os melhores resultados no tráfego orgânico.

Matheus Ferraz, Consultor SEO
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