- Tornar o conhecimento sobre revestimento contra desgaste acessível, possibilitando o aumento de interesse no serviço por mais empresas.
- Implantamos a metodologia InboundPR para construir patrimônio digital da Rijeza, automatizando processos de marketing ao mesmo tempo que sincronizamos os processos com a equipe comercial.
- Aumento de 2000% nos leads orgânicos em 6 meses.
- Crescimento de 65% no número de clientes em 1 ano.
Quem é a Rijeza?
A Rijeza trabalha com revestimentos contra desgastes de peças metálicas para indústrias como agricultura, mineração e siderurgia.
Desafios
- Captar leads com os materiais já produzidos.
- Melhorar tráfego orgânico.
- Publicar conteúdo técnico relevante de forma consistente nas 4 mídias.
- Diversificar a carteira de clientes nos segmentos onde a Rijeza atua.
- Otimizar as ações que a empresa já desenvolvia.
Estratégia
Solução da Otimifica utilizada:
1. Criação de Landing Pages
Para captar leads, foram criadas páginas de captura (landing pages). Desta forma, a Rijeza começou a conhecer quem estava baixando os seus materiais e direcionar novas informações.
2. Construção de Relacionamento
A integração do RD Station com o site da Rijeza permitiu conhecer melhor os leads gerados e desenvolver ações all line para estreitar o relacionamento. Além disso, deu agilidade à equipe de vendas que passou a fazer visitas mais estratégicas, dedicando-se à qualificação dos leads internamente e apostando em visitas com clientes realmente potenciais.
3. Aumento de tráfego orgânico
O estudo de palavras-chave fez com que o desenvolvimento de textos semanais para o blog se tornasse mais estratégico.
4. Atração de novos clientes
O trabalho de criação de conteúdo, com foco em atrair novos clientes teve como objetivo diversificar a carteira com empresas de diversos portes.
5. Redução de custos de Marketing
A compreensão de todos os estágios de atuação com as quatro mídias, permitiu que algumas tarefas de criação de conteúdo técnico fossem incorporadas pelos profissionais da empresa, traduzindo-se em materiais mais profundos e ricos, que falam a língua dos mercados em que atuam.
6. Alinhamento de propósitos e personas
A conexão entre propósito do negócio e o melhor conhecimento das personas da Rijeza foi uma das primeiras atividades desenvolvidas pela Otimifica, o que levou à criação de materiais mais específicos, segmentados por indústria.
7. Otimização de mídia paga
A compreensão de todos os estágios de atuação com as quatro mídias, permitiu que algumas tarefas de criação de conteúdo técnico fossem incorporadas pelos profissionais da empresa, traduzindo-se em materiais mais profundos e ricos, que falam a língua dos mercados em que atuam.
Resultados
Aumento de
leads orgânicos
Aumento de leads
por busca paga.
Aumento de clientes
sobre ano
Redução nos custos
de Marketing
A Rijeza baseia-se tanto na metodologia Inbound marketing como utiliza técnicas de design/visual thinking para desenvolver suas estratégias de marketing e gestão. Já o InboundPR é feito usando táticas para as 4 mídias.
A empresa tem um compromisso com a redução dos custos de seus clientes e é este o benefício que defende na produção dos seus conteúdos. Todos os materiais criados tem um benefício claro aos clientes que utilizam ou utilizaram os serviços da empresa.
Logo, a Rijeza optou por criar uma persona por indústria. A publicação semanal de posts no LinkedIn tem se mostrado mais do que uma ferramenta de divulgação, servindo também como uma forma de validação destas personas, já que profissionais com o perfil desejado curtem, compartilham e fazem contato com a Rijeza a partir dos textos.