- Com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, tínhamos como desafio criar um plano de comunicação que deixasse a sua missão mais clara para os potenciais clientes.
- Desenvolvemos um plano de comunicação ágil a partir do uso das ferramentas do Canvas da Comunicação orientado pelo estudo de arquétipos da marca.
- Um plano de ação prático, alinhado com os objetivos estratégicos do CIS, de fácil execução pelas equipes envolvidas no projeto.
Quem é o CIS/SESI?
O Centro de Inovação em Fatores Psicossociais - CIS, do SESI, tem a nobre missão de desenvolver soluções inovadoras em saúde mental para as empresas.
Desafios
Falar de saúde mental é desafiador porque é um tema com muito senso comum e, muitas vezes, pouco entendimento real dos seus impactos. O CIS precisava de um planejamento de comunicação inovador para fugir do lugar comum. Foi pesquisando na internet por um modelo ágil - um canvas - que a Relações-Públicas do departamento encontrou na primeira posição do Google o Canvas da Comunicação.
Estratégia
Solução da Otimifica utilizada:
Após diagnosticar a necessidade do CIS em detalhes montamos um plano de trabalho:
Entendimento dos stakeholders
Definição de persona para o grupo de stakeholders prioritário.
Análise de mercado para entendimento de soluções similares
Criação do Canvas da Comunicação.
Análise dos Arquétipos do CIS para validar o trabalho desenvolvido.
Criação do Plano de Comunicação 2019.
Resultados
O Canvas da Comunicação propicia a inovação, afinal, soluções inovadoras passam por um processo de aprendizagem estruturado, com foco em desenvolver melhorias. A inovação torna-se mais eficaz quando fruto de uma criação coletiva, colaborativa e inteligente.
O resultado do trabalho foi um plano de comunicação ágil e com entendimento transversal dos objetivos por todos os profissionais do departamento, mesmo os não ligados diretamente a área de comunicação.