1. Converse com seu cliente e entenda o que ele lê
Esse ponto é fundamental, pois normalmente os clientes estão mais ligados na concorrência e nos seus fornecedores do que você. Especialmente quando se trata de um mercado com qual você não está acostumado a trabalhar. Quando questionar o que o seu cliente lê, procure fugir das indicações de mídia mais tradicionais, como grandes revistas e jornais ou sites.
Ouça e tente descobrir que blogs, páginas de Facebook ou de LinkedIn que seu cliente costuma frequentar e visitar para buscar informações relevantes no seu mercado.
2. Procure associações e sindicatos
Muitas entidades têm as suas próprias revistas ou área de notícias no site ou blog. Algumas vezes, mencionam matérias que saem em veículos especializados. Ou seja, através deles você pode chegar em veículos potencialmente interessantes.
3. Use a Blog Search Engine
Existe uma ferramenta específica para busca de blogs na internet aqui. Utilize essa ferramenta buscando pela palavra-chave de interesse do seu cliente e rapidamente você terá acesso a uma lista de influenciadores ou mesmo veículos que poderão ajudar você a difundir as informações
4. Use o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que também pode ajudar você a encontrar assuntos que estão em destaque, para relacionar com aquilo que você precisa divulgar e, através do que está mais em alta, chegar em novos veículos ou blogs especializados. Bastante utilizado para medir a popularidade de diversos assuntos, ele nos dá a opção de realizar comparações do volume de buscas entre diferentes palavras-chave, utilizando filtros por localização e período.
5. Use o Buzz Sumo
O Buzz Sumo é uma ferramenta para realizar pesquisas por assuntos relacionados ao que você está divulgando e descobrir o que está bombando nas redes sociais. O Buzz Sumo apresenta o número de compartilhamentos de posts em cada rede social, o que ajuda a verificar a popularidade de temas que você identificou no Google Trends. A ferramenta conta com alguns filtros, que permite você selecionar o período de tempo, linguagem e tipo de conteúdo.
Com essas dicas, você certamente vai encontrar caminhos alternativos para chegar em veículos especializados. Lembre-se que este é apenas um dos caminhos para gerar mais contatos e até mesmo estimular as vendas. Vá em frente e se quiser trocar uma ideia ou complementar a lista, deixe um recado nos comentários.