Com cada vez mais estratégias de marketing disponíveis, as possibilidades de atrair novos clientes é imensa. Neste contexto, uma ferramenta de automação de marketing pode se fazer útil.
Primeiramente, a automação de marketing é um processo que reduz os trabalhos manuais, aumentando a assertividade da estratégia definida.
Além disso, a automação contribui para empresas de pequenos a grandes portes a atingir, em maior número, potenciais clientes. No entanto, de forma totalmente personalizada, ou seja, adaptada às necessidades da persona.
Portanto, confira tudo sobre a automação de marketing, o que é, benefícios e como fazer:
O que é automação de marketing?
Antes de mais nada, é importante destacar que a automação de marketing não é uma ação apenas de inbound marketing. Ela pode ser usada em qualquer estratégia de marketing digital.
Assim, a automação é o uso da tecnologia para tornar o processo e ações de marketing mais automáticos, visando uma maior eficiência e atingir as pessoas certas.
Dessa forma, de diversas maneiras, a automação de marketing é uma maneira personalizada de gerar e nutrir leads, com o objetivo de conquistar novos clientes para a marca.
Além disso, ela também pode ser usada em processos de pós-venda, ou para manter um relacionamento duradouro com aquele cliente que a empresa atingiu.
Por fim, como foi mencionado, a automação pode englobar diversas estratégias de marketing. Por conta disso, é importante traçar um plano de marketing digital, buscando realizar o processo de automação nos momentos certos e quando necessário.
Automação de marketing e e-mail marketing: qual a diferença?
Normalmente, muitas pessoas costumam entender que uma automação de marketing são disparos de e-mails. No entanto, é justamente o inverso, estratégias de e-mail marketing estão inseridas em uma das ações de automação.
De um modo geral, a automação pode estar presente em diversos conjuntos de um plano de marketing digital, ou seja, é algo mais abrangente.
Além disso, a automação pode ser feita focada em apenas um cliente. Enquanto isso, normalmente, o e-mail marketing é programado para uma base de assinantes.
Por fim, as métricas também são totalmente diferentes. Em uma, pode ser analisado todo o funil de marketing. Enquanto isso, no e-mail são utilizadas métricas relacionadas ao seu envio, como taxa de abertura, de cliques, entre outras.
Portanto, a automação de marketing é um processo mais abrangente, enquanto o e-mail está relacionado apenas aos envios.
Para que serve automação de marketing?
Como mencionado anteriormente, a automação de marketing pode englobar diversas estratégias dentro de um planejamento de marketing digital.
Dessa forma, o principal objetivo da automação é criar uma série de táticas personalizadas. Seja ela para atingir uma persona, para fidelizar um cliente ou para otimizar e melhorar uma jornada de compra.
Assim, uma de suas maiores utilidades é o fato de que com a automação de marketing, os dados podem ser analisados como um todo, possibilitando entender qual processo está errado.
Por fim, se usada da forma correta, de pequenas a grandes empresas, a automação pode otimizar tempo e dinheiro, e ainda assim, conseguir mais clientes.
Automação de marketing: qual a importância?
Uma das razões que faz a automação de marketing algo tão importante durante um planejamento é a otimização.
No entanto, essa otimização não é apenas de tempo. Ela pode ser de dinheiro, de equipe, de ações de marketing, entre outras coisas.
Portanto, a automação de marketing pode não só reduzir os trabalhos manuais de uma equipe, como também possibilitar que esta equipe foque em outras táticas.
Automação de marketing benefícios
Além de todos outros benefícios já citados, como otimização de tempo, por exemplo, a automação de marketing possui uma série de vantagens para sua marca.
Portanto, confira alguns dos maiores benefícios da automação:
Nutrição de Leads
Os leads são parte crucial de qualquer estratégia de marketing. Por conta disso, a automação de marketing além de otimizar o processo, vai trabalhar com aquele lead de forma personalizada.
Muitas vezes, o lead não vai representar uma compra naquele momento, mas é um potencial cliente para o futuro. Assim, é importante manter um relacionamento com ele.
O ideal é fornecer e alimentar essa pessoa, ou empresa, com informações relevantes do seu produto ou serviço, gerando credibilidade para a marca.
É nessa etapa que a automação entra. Como mencionado, ela vai manter o relacionamento de forma personalizada. Ou seja, além de continuar alimentando aquele lead de forma automatizada, o processo necessitará de poucos esforços manuais e será mais eficiente.
Maior eficiência no funil
Entender o funil de vendas é crucial para o planejamento funcionar. A automação de marketing possui ferramentas para otimizar e tornar o processo mais eficiente.
Além disso, ela vai ajudar a tornar o trabalho da equipe de marketing menos manual, abordando os leads nos momentos mais importantes do funil, melhorando o relacionamento.
Por fim, a automação vai permitir fazer uma análise detalhada de qual o conteúdo mais eficiente para aquela etapa, fazendo com o que o potencial cliente chegue até as etapas finais do funil.
Ticket médio maior e CAC menor
O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é um indicador crucial para qualquer empresa. Já que ele vai mostrar o investimento feito para conquistar um novo cliente.
A automação de marketing ajuda a diminuir este valor, já que com ela, é possível atingir as personas corretas, gerando mais vendas, e diluindo o investimento entre os clientes.
No caso do ticket médio, como mencionado anteriormente, a automação de marketing ajuda a alimentar o lead com conteúdos relevantes da marca, fazendo ele passar por todas as etapas do funil.
Assim, com um relacionamento mais próximo, as vendas geralmente são maiores, além da possibilidade de fidelizar esse cliente.
Portanto, quanto mais o lead saber qual o problema da marca dele, e a solução oferecida, maiores os tickets médios, já que a venda será mais elaborada.
Redução do ciclo de vendas
O ciclo de vendas envolve todo o processo de marketing, desde o momento em que o lead é gerado. No entanto, com a união de todos os outros benefícios citados, a automação de marketing permite que este ciclo seja mais rápido.
Isso acontece porque os vendedores chegam ao potencial cliente na parte final do funil, quando o lead já está praticamente convencido da compra.
Vai restar para o vendedor apenas aparar algumas arestas, esclarecer possíveis dúvidas e fechar a venda.
Como fazer automação de marketing?
Antes de mais nada, é importante destacar que a automação de marketing é um processo crucial para qualquer empresa, independentemente do porte.
Apesar disso, cada estratégia de automação vai depender do tamanho da equipe, da verba disponível para o marketing e, principalmente, das metas estabelecidas.
Assim, confira algumas dicas de como fazer uma automação de marketing:
- Faça um plano de marketing digital;
- Defina uma persona;
- Entenda a jornada de compra do seu produto ou serviço;
- Defina as ferramentas de automação;
- Coloque as estratégias estabelecidas em prática;
- Monitore os processos;
- Análises e otimizações.
O que faz uma ferramenta de automação de marketing?
Primeiramente, a ferramenta de automação vai permitir que toda a estratégia definida tenha pleno funcionamento, alcançando os resultados esperados.
Além disso, elas permitem construir uma jornada de compra e se relacionar com o lead de forma personalizada.
Portanto, dependendo da ferramenta e da estratégia definida, os custos com a automação de marketing podem ser relativamente menores do que o esperado.
5 ferramentas de automação de marketing para conhecer
Como mencionado anteriormente, as ferramentas de automação de marketing permitem além de otimizar o tempo, o pleno funcionamento da estratégia definida.
No entanto, as ofertas são as mais diversas, variando de funcionalidades, estratégias e preços.
Assim, confira 5 ferramentas de automação de marketing:
RD Station
O RD Station é uma ferramenta desenvolvida pelo Resultados Digitais. Uma de suas maiores vantagens é que ela é totalmente em português.
O RD realiza disparos de e-mail marketing, otimização de SEO, criação de landing pages, lead scoring, lead tracking, entre outras funcionalidades.
Portanto, definindo a estratégia de marketing, é possível escolher a melhor maneira de engajar o persona da marca, gerando leads e vendas.
HubSpot
O HubSpot é uma das ferramentas de marketing mais conhecidas do mercado, apesar de ser reconhecido por alguns como uma ferramenta de inbound marketing.
Ela pode ser utilizada para gerenciar leads, para redes sociais e outras táticas de marketing.
Além disso, um dos motivos que faz o HubSpot ser tão completo são as métricas e relatórios que a ferramenta traz. Assim, com ela, é possível ver a taxa de conversão em blogs, landing pages, e-mails, entre outros.
Por fim, a ferramenta possui o lead scoring, que vai gerar uma pontuação indicando qual o momento ideal para o lead receber um contato.
ActiveCampaign
A ActiveCampaign é uma ferramenta de automação de marketing extremamente intuitiva, ajudando a facilitar a experiência do usuário. Além disso, ela ajuda tendo um sistema de suporte.
A ferramenta é utilizada para marketing geográfico, ou seja, determinar o local e quando o lead recebe o e-mail marketing.
Por conta disso, a ActiveCampaign permite segmentar e personalizar os leads e os e-mails que serão enviados.
Keap
A Keap possui uma plataforma completa de automação de marketing digital. Um de seus grandes benefícios é que ela possui funcionalidades importantes para pequenas e médias empresas.
Com ela, é possível gerenciar clientes, e-mail marketing, criar, editar e hospedar formulários, além de um banco de dados completo.
Por fim, a Keap permite rastrear e prever ROI, auxiliando nos próximos planos de marketing digital.
LAHAR
A LAHAR possui diversas funcionalidades de automação de marketing. Apesar de ser intuitiva, a ferramenta conta com uma equipe auxiliando nas dúvidas e processos da estratégia de marketing.
Com ela, é possível agendar disparos de e-mail, criar e editar landing pages, lead scoring e fazer a customização de várias etapas do plano desenvolvido.
Como escolher ferramentas de automação de marketing?
Apesar de conhecer algumas das principais ferramentas de automação de marketing, mais importante que a própria ferramenta, é escolher a para o seu negócio.
Ou seja, para que seu lead seja personalizado e que tenha um bom relacionamento, a ferramenta de automação escolhida deve ser a ideal para aquela estratégia ou etapa do funil.
Portanto, vamos listar agora alguns fatores que devem ser considerados na hora de escolher a ferramenta de automação de marketing.
- Ferramentas que coletam informações: para que o relacionamento com aquele lead seja personalizado, é importante conhecê-lo muito bem.
- Ferramentas de filtragem: as listas de segmentação são cruciais para a automação de marketing, já que elas vão filtrar e entender os próximos passos para atingir aquele lead.
- Ferramentas de monitoramento: esse tipo de funcionalidade permite acompanhar o lead durante toda sua jornada de compra. Assim, uma ferramenta desse tipo permite aumentar o relacionamento, ou entender o porquê de alguma etapa não estar funcionando.
- Ferramentas fáceis e baratas: especialmente para pequenas empresas onde, geralmente, as equipes de marketing são enxutas, é importante escolher ferramentas mais intuitivas, de fácil entendimento e que não sejam tão caras.
- Ferramentas com relatórios: em qualquer planejamento de marketing é crucial entender o desempenho do que foi estabelecido. Assim, uma ferramenta que disponibiliza análises detalhadas é importante para avaliar tudo o que foi feito.
Ferramenta de automação de marketing: 4 dicas para escolher a perfeita
Além de tudo o que foi mencionado, existem alguns outros pontos que são importantes na hora de avaliar uma ferramenta de automação de marketing.
Portanto, para escolher, busque parceiros com as seguintes características:
Que tenham histórias de sucesso comprovadas para contar.
Um histórico de clientes e utilização de pelo menos mais de uma ferramenta de automação e diferentes CRMs mostra visão de negócio e de marketing.
Isso possibilita que o parceiro indique para você a melhor ferramenta de automação de marketing para o seu negócio.
Que vivam a máxima “Casa de Ferreiro, Espada Ninja na Vitrine”.
Essa frase da RD diz muito sobre como devem ser os profissionais que implantam marketing digital atualmente.
É fundamental que o seu parceiro utilize a estratégia que está vendendo para você dentro da própria empresa. Inbound não se faz na teoria e, sim, na prática.
Que se coloquem ao seu lado, e nunca abaixo ou acima de você.
Não, o cliente nem sempre tem razão. Mas ninguém conhece o seu negócio tanto quanto você. A menos que você trabalhe muitos anos com uma agência ou consultoria, dificilmente o seu parceiro de marketing vai saber tanto do seu negócio e do seu propósito quanto você.
Mas ele deve saber muito mais do que você sobre estratégias e ferramentas de marketing. Combinar conhecimento técnico com conhecimento de negócio é o caminho do sucesso. E isso é uma parceria, não uma relação de subordinação.