EN
Pesquisar
Close this search box.

Blog

Pesquisar

Entenda o impacto de ter uma boa gestão de negócios

Tempo de leitura: 8 minutos

índice

Criar e administrar uma empresa ou uma equipe não é uma tarefa fácil, mas com uma boa gestão de negócios tudo pode ficar mais leve e prático.

Hoje, muitas pessoas relatam insatisfação com suas funções, apontando falhas de gestão e descompasso com seus superiores como causas principais para buscar novas oportunidades.

Vale ressaltar que os problemas que compõem uma empresa vão muito além do que só a gestão, mas quando essa área é bem cuidada e aperfeiçoada, já se tem uma boa parte do caminho feito.

Por isso, este artigo foi escrito pensando em como você pode melhorar a gestão da sua empresa e equipe, com dicas práticas e provas de como isso pode impactar positivamente a rotina do seu negócio.

O que significa gestão?

Para começo de conversa, vamos falar sobre o que é gestão.

Gestão envolve a habilidade de planejar, organizar, liderar e controlar uma equipe ou empresa, utilizando estratégias e inovações para alcançar metas e otimizar resultados.

Se você é o gestor do setor de administração de condomínio, por exemplo, é você que irá ajudar a equipe a resolver problemas e a criar um espaço agradável para todos os colaboradores.

E o que um gestor faz?

O papel do gestor é um dos mais importantes dentro da empresa, e a sua função vai muito além do que só dar ordens e verificar se os resultados estão chegando como o esperado.

O papel do gestor é acima de tudo, criar um ambiente leve e agradável para sua equipe, fazendo todos se sentirem confortáveis e satisfeitos com suas atuais tarefas.

Sendo o gestor de uma rede de coworking João Pessoa, é seu dever saber como está indo o procedimento de contato e relacionamento entre sua equipe e seus clientes.

Entender tudo o que se passa na empresa, o que os seus colaboradores pensam e apresentar ideias de mudança também fazem do seu papel e função como gestor.

Dicas e impactos de uma boa gestão de negócios

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o universo de gestão e a função de um gestor, vamos às dicas para te ajudar a construir um melhor gerenciamento dentro da sua empresa e os impactos que isso pode trazer para a sua equipe.

Monitore os processos

Por exemplo, saber qual é o passo a passo da produção do curso de liderança que a sua empresa fornece é fundamental para tornar você um bom gestor.

Afinal de contas, você também precisa saber o que a sua equipe faz no dia a dia para chegar no resultado esperado.

Por isso, sempre converse com seus colaboradores e esteja por dentro de tudo o que eles fazem em suas determinadas áreas.

Isso mostrará que você se preocupa não apenas com o resultado final, mas também com o processo e a realidade da equipe, o que gera mais confiança e engajamento.

Engaje com a sua equipe

Uma boa comunicação é chave para tudo, para resolver problemas e para elogiar bons resultados.

Por isso, crie uma comunicação constante e efetiva com a sua equipe, mostrando que além de gestor, você é bom amigo.

A imagem do chefe carrasco vem se desconstruindo cada vez mais com o tempo, e a mudança no comportamento e relação entre chefe e colaborador vem se tornando cada vez maior.

Seja fazendo a gestão de uma fábrica de plástico injetado ou de uma equipe de marketing, conversas com seus colaboradores e perguntar como eles estão não irá destruir a sua imagem ou fazer você perder seu posto.

Criar essa comunicação só mostra como você é um gestor preocupado com o bem estar de seus colegas e que se esforça para ajudar e ver todos produzindo em um ambiente agradável de trabalho.

Tenha uma auditoria empresarial

Um setor de auditoria empresarial é responsável por analisar e verificar procedimentos e resultados internos dentro de uma empresa.

Seja a quantidade de equipamentos de cozinha industrial vendidos no mês ou um problema em relação ao pagamento.

Possuir esse setor na sua empresa é muito importante para estar por dentro de tudo o que acontece em determinadas áreas e ao mesmo tempo ver uma visão diferente sobre a situação da empresa e das equipes.

Por meio de relatórios e documentos elaborados pela equipe, você tem acesso a informações pertinentes que podem ter passado em branco devido a correria do dia a dia.

Esse setor traz ainda mais organização e clareza sobre os procedimentos e objetivos da empresa, te ajudando a criar uma gestão ainda melhor e mais prática.

Presenteie seus colaboradores

Quem nunca gostou de ser reconhecido no ambiente de trabalho e ainda por cima, receber um brinde por isso?

É preciso entender que os seus colaboradores são extremamente importantes para a sua empresa, sem pessoas não existe gestão.

Portanto, presentear seus colaboradores de surpresa ou em alguma data especial para eles mostra como você se preocupa com a felicidade e satisfação deles naquele local de trabalho.

Você pode presenteá-los de várias maneiras, algumas delas podem ser:

  • Folgas no dia do aniversário;
  • Chocolates e doces;
  • Vouchers;
  • Descontos em lojas;
  • Uma massagem;
  • Um desconto no aluguel de salas comerciais;
  • Ingressos para show, cinema ou teatro.

Presentear esses colaboradores faz com que eles entendam que o seu trabalho e esforço estão sendo reconhecidos e recompensados, diminuindo ainda mais as chances de possíveis desligamentos dentro da sua empresa.

Invista no aprimoramento intelectual da sua equipe

O conhecimento é e sempre será uma das chaves principais para inovações e mudanças dentro de qualquer espaço, e na sua empresa não seria diferente.

Por isso, investir em palestras e treinamentos para que seus colaboradores estejam ainda mais aptos para realizar um bom trabalho faz de você um gestor preocupado com a produtividade e andamento dos projetos da empresa.

Incentivar o estudo também é uma forma de mostrar que você está empenhado em ver a sua equipe crescendo e dando bons resultados.

Oferecer palestras, treinamentos, videoaulas e livros sobre consultoria financeira empresarial ou estratégias de marketing digital irá aperfeiçoar a sua equipe e deixá-la pronta para entregar um resultado ainda melhor.

Seja presente no dia a dia

Mesmo com a correria e os imprevistos da rotina de um gestor, estar presente no dia a dia da equipe e garantir que tudo esteja em ordem, além de se preocupar com o bem-estar de todos, faz toda a diferença na sua relação com a equipe e na sua imagem como líder.

Uma boa dica é ter um escritório compartilhado, ou seja, um local onde todos da equipe podem estar juntos e o contato é ainda mais fácil e rápido, inclusive com o próprio gestor.

Essa presença no dia a dia é que cria a sua relação e intimidade com a sua equipe, dando abertura para que eles expressem suas ideias e opiniões visando a melhoria de processos e estratégias dentro da empresa.

Entenda o seu papel e ajude no que puder

Por fim, mas não menos importante, tenha plena consciência do seu papel dentro da empresa e cobre de seus colaboradores apenas aquilo que você também está praticando. Não faz sentido exigir resultados e boa comunicação da sua equipe se você, como gestor, não está oferecendo o mesmo exemplo.

Antes de ser um gestor você é um profissional é um ser humano assim como o seu colega que, amanhã pode estar no seu lugar ou em uma posição maior do que a sua.

Por isso, esteja ciente da sua função e da sua importância no dia a dia da sua equipe, você é aquele que além de administrar a área deve se preocupar em ver todos bem e satisfeitos com seus afazeres.

Essas foram apenas algumas das dicas que acreditamos serem válidas para você, gestor, entender qual a sua função e quais os impactos essas pequenas atitudes podem trazer no dia a dia da sua equipe.

Considerações finais

Que este texto não tenha sido apenas palavras jogadas ao vento, mas que realmente possa ter aberto os seus olhos em relação a uma gestão de negócios e feito você entender a importância delas dentro de uma empresa.

Não deixe de colocá-las em prática com a ajuda da sua equipe, de seus superiores e de pessoas que também querem ver uma melhor gestão dentro do seu local de trabalho.

Antes de trabalhar com número é necessário saber trabalhar com essas questões, entender que cada uma possui a sua singularidade e importância para o andamento das estratégias e conquistas de resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

E se você está buscando maneiras de amadurecer sua estratégia digital e sincronizar melhor seus negócios com o marketing, o livro “Inbound PR: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital” oferece ferramentas práticas e insights valiosos para transformar sua abordagem. Aprenda a integrar relações públicas com estratégias de negócios e leve sua empresa ao próximo nível no cenário digital.

 

 

Conteúdos relacionados

O Google News é um serviço online que oferece aos usuários acesso a uma ampla variedade de notícias e informações...

Quer saber como aparecer no topo dos resultados de busca do Google? Uma das dicas mais valiosas que podemos te...

O Google News é uma plataforma que reúne notícias e atualizações em tempo real de diversos veículos de comunicação ao...