Conteúdo otimizado em 29/04/2025.
A metodologia Inbound PR está presente no universo do marketing e comunicação desde 2010. Porém, foi em 2014 que a criadora do método, Ariane Feijó, falou sobre o Inbound PR pela primeira vez em um workshop na RP Week.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa metodologia não significa simplesmente adicionar assessoria de imprensa ao Inbound Marketing. Ela começa antes do marketing – e vai muito além dele.
Mais do que uma profissão, entendemos as Relações Públicas como uma mentalidade de gestão da comunicação. Assim, dentro do Inbound PR, o papel de RP é fazer a sincronização dos objetivos de negócio com os objetivos de marketing e comunicação.
Como explica Ariane Feijó, o termo “sincronização” é mais apropriado do que “integração”, pois parte do princípio de que áreas distintas, como marketing, tecnologia e vendas, não precisam operar como uma coisa só, mas sim atuar de forma coordenada e complementar. Assim como dispositivos distintos sincronizam informações sem se fundirem em um só, o Inbound PR sincroniza o conhecimento e os dados dessas áreas para potencializar entregas específicas e relevantes.
Saiba mais sobre os princípios do Inbound PR com a leitura deste texto!
O que significa PR?
O termo PR significa Public Relations, ou Relações Públicas (RP), em português. As Relações Públicas são responsáveis pela construção e manutenção das redes de relacionamento das organizações com seus diversos públicos. Logo, estão diretamente ligadas ao coração dos negócios.
Se, no passado, o profissional de RP era aquele que estava entre a empresa e uma notícia, hoje, soma-se a isso a responsabilidade de alinhar as expectativas dos públicos com os gestores das organizações. Isso contribui também, vale o destaque, para a geração de resultados financeiros às empresas. Sendo assim, cabe ao profissional de Relações Públicas nas organizações a responsabilidade pela comunicação sincronizada.
O que é Inbound PR?
O Inbound PR conecta objetivos de negócio com RP, marketing, vendas e tecnologia, promovendo uma comunicação ágil e sincronizada entre esses pilares.
O método foi criado pela relações públicas, Ariane Feijó, que, com base em estudos acadêmicos e em experiências profissionais, desenvolveu uma maneira inovadora de fazer a comunicação integrada das empresas.
Alguns pontos são cruciais para o bom funcionamento do Inbound PR. Por exemplo, a intenção conjunta de alinhar os esforços de diferentes equipes, como marketing e vendas, para gerar mais resultados de negócio.
Além disso, há também o foco na construção de reputação digital, fazendo uso em especial de técnicas de marketing orgânico. Por último, vale ressaltar a importância do estudo de marketing ágil da empresa para mapear o seu estado de execução e seus objetivos para o futuro.
Uma ferramenta amplamente usada nessa etapa é o Otimindex, desenvolvido pela Otimifica, que avalia o nível de maturidade digital e reputacional de uma empresa. Ele considera aspectos como performance em SEO, qualidade do conteúdo nas 4 mídias, estrutura do site e aderência aos objetivos de negócio.
Quais são as origens do Inbound PR?
Em 2010, pela carência de não ter percebido o conceito de comunicação integrada plenamente compreendido no mercado, o Inbound PR buscou um novo formato. Então, iniciou-se um trabalho de análise das práticas de marketing, vendas e RP, com o apoio de especialistas em cada área, buscando sincronizar os interesses de todos nos negócios dos clientes.
O conceito de sincronização se desdobra em dois princípios que ajudam a entender a lógica dessa nova abordagem:
- 1) Áreas que não são de comunicação nas empresas têm bastante dificuldade em entender o seu papel e impacto. Assim, associam Relações Públicas quase que estritamente ao trabalho de assessoria de imprensa. Por não entenderem, buscam formas de relacioná-las a resultados de vendas, o que, via de regra, não se conseguiu provar com dados até então disponíveis no mercado.
- 2) O ato contemporâneo de sincronizar aparelhos como um smartphone e um computador pressupõe que ambos se comuniquem num determinado contexto e linguagem, mas sendo organismos distintos.
Ou seja, não é possível integrar dois equipamentos tecnológicos diferentes, mas sim sincronizar o seu conhecimento armazenado de forma a disponibilizá-lo em diferentes locais. Quando sincronizamos, possibilitamos que duas tecnologias com funções distintas, individualmente ou somadas, aumentem seu potencial e disponibilizem uma entrega diferenciada.
Mas, se estamos falando de três áreas tão diferentes, como sincronizá-las? Por onde começar?
Qual é o diferencial do método Inbound PR?
A implementação do Inbound PR pode apresentar vários desafios, como a integração de diferentes departamentos e a medição de resultados intangíveis, como reputação e imagem. Para superar esses desafios, é preciso estabelecer uma comunicação clara e contínua entre as equipes de marketing, vendas e relações públicas.
Investir em treinamento e capacitação para alinhar todos os membros da equipe aos objetivos do Inbound PR também é essencial. Além disso, utilizar métricas de comunicação e marketing específicas para avaliar o impacto das estratégias ajuda a justificar os investimentos e a ajustar as ações conforme necessário.
Muitas empresas optam por ações isoladas de comunicação – ou redes sociais, ou assessoria de imprensa, ou publicidade. Não pensam, contudo, nos impactos na reputação e até mesmo nas vendas das empresas. Lado a lado com a curiosidade de como usar melhor as redes sociais e a tecnologia para atrair melhores clientes, empresas e agências enfrentam a frustração de não conseguir comprovar resultados financeiros diante da cobrança permanente do ROI (Retorno sobre o Investimento) destas ações.
O ROI é uma entre tantas siglas corporativas que, muitas vezes, são repetidas na comunicação e no marketing sem compreensão completa. Como reforça Ariane Feijó, ‘marketing não gera venda, ele gera demanda’. Por isso, o Inbound PR não se apoia em métricas únicas: trabalha com grupos de indicadores que abrangem tanto resultados tangíveis (como vendas) quanto intangíveis (como reputação e imagem), ajustando constantemente as estratégias para gerar impacto real.
Quais são os benefícios do Inbound PR?
Sincronizar Relações Públicas com marketing digital é uma prova de que a multidisciplinaridade só vem a somar para as organizações. Isso porque, ao fazer uso dos principais conceitos dos segmentos, as marcas ganham credibilidade no all line e, também, passam a atingir seu público em diferentes contextos.
Confira abaixo os inúmeros benefícios que o Inbound PR traz para as empresas:
- Geração de leads e, consequentemente, mais fechamento de vendas
- Construção de patrimônio digital
- Foco no marketing orgânico, que possui menos custos para as empresas
- Integração entre os setores das empresas
- Maior aproximação com a persona da marca
- Alinhamento de objetivos de negócios constante
- Melhor posicionamento no ranking do Google
Monitorar e medir a eficácia das campanhas de Inbound PR é fundamental para garantir seu sucesso. Alguns dos principais KPIs incluem o alcance e engajamento das mídias sociais, a quantidade e qualidade da cobertura de mídia, a geração de leads qualificados e o impacto na reputação da marca.
Além disso, métricas como a taxa de conversão de leads, o custo por lead (CPL) e o retorno sobre o investimento (ROI) ajudam a avaliar o impacto financeiro das campanhas. Ferramentas de análise, como Google Analytics e plataformas de CRM, são essenciais para acompanhar esses KPIs e ajustar as estratégias em tempo real.
Como funciona o Inbound PR?
No Inbound PR, não olhamos para as 4 mídias – própria, social, espontânea e paga – de forma isolada, mas de forma sincronizada.
Dentro do método Inbound PR, o uso das quatro mídias é estratégico e hierárquico: começando pela mídia própria – o chamado “patrimônio digital” da empresa – e avançando para mídias sociais, espontâneas e pagas. Essa organização contribui para garantir ROI sustentável e melhor posicionamento nas buscas.
Dessa forma, ao trabalhar a comunicação na mentalidade RP, as organizações:
- Têm mais visibilidade;
- Repercutem cada ação desenvolvida para conversar com as suas personas por mais tempo – ou seja, construir relacionamentos;
- Geram vendas e constroem reputação simultaneamente.
Assim, a execução do Inbound PR sistematiza o marketing e a comunicação para que as estratégias de reputação e vendas sejam mais baseadas em dados e menos em intuição.
Tudo para garantir que o cliente seja considerado nos planejamentos de comunicação corporativa como um público-alvo próximo, que não mais fica a cargo apenas do marketing.
É válido destacar que , muitas das técnicas descritas em Inbound Marketing sempre foram práticas de Relações Públicas. Como por exemplo: relações com a imprensa, criação de relacionamento com potenciais clientes, estabelecimento de parcerias, comunicação constante com os públicos de interesse através do envio de materiais educativos, e-mails, informativos e comunicados.
O que o Inbound Marketing trouxe de inovador para os negócios, e que sempre foi uma carência da comunicação, são as métricas e o foco no resultado e nas soluções a partir das personas.
Já as Relações Públicas têm o poder de contribuir para o aumento da base de leads, mas, principalmente, de conduzir visitantes no processo de se tornarem clientes. Através da comunicação constante, educação de mercado e geração de reputação para as organizações.
Estudos de caso são uma excelente maneira de ilustrar a eficácia do Inbound PR. Por exemplo, uma empresa de tecnologia que implementou uma estratégia de Inbound PR conseguiu aumentar sua visibilidade na mídia em 40% e gerou um aumento de 25% na geração de leads qualificados em seis meses.
Outro caso envolve uma startup que, ao integrar Inbound PR com suas estratégias de marketing digital, conseguiu triplicar seu tráfego orgânico e melhorar significativamente sua reputação online. Esses exemplos práticos demonstram como as técnicas de Inbound PR podem ser aplicadas com sucesso e os resultados positivos que podem ser alcançados.
Uma das ferramentas práticas mais utilizadas na execução do Inbound PR é o Canvas da Comunicação, criado pela Otimifica. Essa matriz ajuda a organizar as ações de comunicação com base nas 4 mídias, conectando objetivos de negócio com mensagens-chave e canais de distribuição, de forma simples e visual.
Leia também: Inbound não é ebook
Etapas do Inbound PR: do “faça você mesmo” ao “passo a passo”
Embora comunicação e marketing sejam transversais a qualquer área de uma empresa ou conhecimento, há ainda uma distância grande entre saber fazer marketing e comunicação e fazê-los de fato. As ferramentas de ambas as áreas estão cada vez mais “faça você mesmo”. O que é ótimo, especialmente para quem está começando um negócio. Porém, não é o suficiente para mantê-lo vivo e saudável.
O Inbound Marketing se desenvolveu neste contexto, em que as empresas têm cada vez mais necessidade de se relacionar com seus potenciais clientes e dificuldade de compreender a criação das estratégias de comunicação e relações públicas cada vez mais complexas. Embora, ao mesmo tempo, mais acessíveis graças às redes sociais digitais.
Diante desta dificuldade, seguem o apelo do “faça você mesmo”, que desencadeou a criação de inúmeros formatos de aplicação de teorias centenárias, transformados em fórmulas supostamente fáceis para colocar o “novo marketing” em prática. Nós não apenas não acreditamos em fórmulas, como não as desenvolvemos. Negócios são construídos com consistência e estratégia — não surgem apenas de boas ideias.
Por isso, o Inbound PR está sistematizado em três princípios e etapas de implementação. Elas são adaptadas ao momento de cada empresa, com foco nas pessoas e não nos processos:
Princípio “Propósito”
Com base nos objetivos do negócio, orientados por profissionais de administração com foco financeiro, é definido o propósito da empresa. Ele, por sua vez, se reflete nas suas mensagens-chave e precisa transparecer nos seus produtos e serviços.
- ETAPA 1: planejamento estratégico do negócio;
- ETAPA 2: conexão entre gestão e comunicação;
- ETAPA 3: diagnóstico de reputação digital.
Princípio “pessoas”
É preciso definir com quem falar. No ambiente da mentalidade digital, isso significa entender e definir claramente as personas, a partir dos públicos, e falar com as pessoas de forma individualizada.
- ETAPA 1: personas;
- ETAPA 2: jornada.
Princípio “método”
No Inbound PR, a comunicação é trabalhada de forma integrada com as 4 mídias.. Assim, ao sincronizar a comunicação, é feita a utilização da mídia certa, no momento certo, para o público certo.
Partindo dos objetivos de negócio com um propósito claro, a criação de um plano de ação digital que engaje, gere reputação e vendas ao mesmo tempo, possibilita trabalhar melhor e de forma mais efetiva. Isso dá transparência aos clientes e permite mensurar resultados para torná-los repetíveis.
- ETAPA 1: mapa da mensagem;
- ETAPA 2: as quatro mídias;
- ETAPA 3: plano de ação e desempenho;
- ETAPA 4: implantação do Inbound Marketing.
Livro Inbound PR
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