O que é infoxicação e como ela impacta no marketing digital?

Tempo de leitura: 4 minutos

A infoxicação, também conhecida como síndrome da fadiga, é um termo ainda pouco conhecido, mas que pode se tornar uma nova epidemia.

A infoxicação é um termo ainda pouco conhecido, mas que muitos estudiosos indicam que pode se tornar uma nova epidemia. 

Em suma, a infoxicação é uma doença causada pelo excesso de informações na internet, celulares, vídeo games, TVs, jornais, entre outros. 

Portanto, confira mais detalhes sobre a infoxicação, possíveis sintomas e como ela pode impactar o seu dia a dia. 

O que é infoxicação?

O termo infoxicação foi criado pelo físico espanhol Alfons Cornellá, em 1996. Nesse sentido, seria uma condição causada pelo excesso de notícias e informações além do que um ser humano é capaz de absorver. 

Ou seja: infoxicação é a soma das palavras informação e intoxicação. 

Há um limite de situações e análises que o nosso organismo é capaz de processar. Dessa forma, em meio a divulgação massiva de informações, por diversos meios, o termo é cada vez mais utilizado. 

Não há estudos definitivos sobre a quantidade de informação que um ser humano pode receber por dia. No entanto, com a internet, redes sociais, WhatsApp, e-mails, entre outros, o organismo recebe cerca de 7.355 gigas, o equivalente a bilhões de livros por dia. 

Sintomas da infoxicação

A infoxicação já é um fator que está sendo analisado pelas nações, ou seja, já é considerado um problema de saúde pública, e que pode se agravar.

A nova doença da humanidade, também chamada de síndrome da fadiga, pode causar sintomas como dispersão, estresse, ansiedade, entre outros. 

Além disso, a infoxicação pode causar alguns outros sentimentos negativos para a saúde mental como a falta de concentração, esquecimento e frustração. 

Pela quantidade gigante de informações, as pessoas passam a ter a sensação de falta de conhecimento, buscando cada vez mais informações e estímulos. Todos estes sintomas foram agravados durante a pandemia do Covid-19. 

Por fim, a infoxicação, além de problemas para a saúde, possui algumas outras consequências. Confira:

Consequências da infoxicação

Uma das consequência, sem mencionar a saúde mental, da infoxicação é a disseminação descontrolada de fake news, que aumentaram consideravelmente. Dessa forma, além de ser ruim para as pessoas, pode afetar a sociedade como um todo. 

Pensando do ponto de vista da pessoa, uma das maiores consequências da infoxicação é o aumento de problemas como ansiedade e estresse. 

Além disso, cresce a dificuldade de concentração, tornando cada vez mais difícil a capacidade da pessoa de analisar e tomar uma decisão.

3 hábitos para evitar a infoxicação no dia a dia

Existem algumas ações que podem ajudar a combater a infoxicação, a primeira delas é substituir a quantidade por qualidade. Ou seja, tentar selecionar ao máximo o tipo de conteúdo que você recebe. 

Além disso, mudar os hábitos pode não ser o suficiente, por isso, procure um médico especialista para se consultar.

Há outros hábitos que podem ajudar a evitar a infoxicação. Confira alguns deles: 

  1. Selecione as informações: É importante consultar informações de qualidade e de sites de credibilidade que possuam uma reputação grande para divulgar qualquer tipo de informação; 
  2. Não divulgue informações falsas: Com o volume de informações que nós recebemos, muitas vezes é difícil checar a veracidade dos fatos. No entanto, isto é extremamente necessário não passar matérias adiante antes de entender se é fato ou uma fake news;
  3. Exclua o que não é importante para você: Comece a filtrar o que realmente é do seu interesse, além de desativar notificações em excesso, visando não sobrecarregar o número de informações que você recebe. 

Como a infoxicação impacta no marketing digital?

O marketing digital busca cada vez mais atingir os seus públicos das mais variadas formas. No entanto, esta estratégia pode envolver uma divulgação massiva de conteúdos, levando os próprios clientes da marca a uma infoxicação. 

O grande impacto, neste caso, é o equilíbrio, ou seja, como ter um conteúdo relevante ao mesmo tempo que há uma grande luta pelo tempo e atenção das pessoas? 

Dessa forma, o marketing digital precisa buscar novas formas de impactar as pessoas, mas tudo isso, divulgando menos materiais informativos. O principal impacto, portanto, é a assertividade dos conteúdos: divulgar menos materiais, mas com mais qualidade e com relação à persona.

Para isso, empresas e consultorias buscam entender preferências, afinidade e características das pessoas, buscando se aproximar cada vez mais. 

Como o marketing digital pode ajudar a combater a infoxicação?

Algumas empresas de marketing já estão tentando diminuir o excesso de informações publicadas visando novos cliques, clientes, entre outras coisas. 

Para isso, o conceito de persona ganhou ainda mais força. A meta aqui é não apenas ter um público-alvo, mas um foco mais humanizado, pessoal e, principalmente, mais segmentado. 

Dessa forma, o objetivo é ser mais assertivo, atingindo menos pessoas, mas apenas as pessoas que realmente possuem o interesse de receber aquela informação. 

Portanto, além de um planejamento estratégico mais estruturado, é preciso modelar e refletir sobre a quantidade de informação que a empresa está emitindo, para não infoxicar o seu próprio cliente e/ou comprador.


Conteúdos relacionados

No mundo dos negócios entender quem são seus clientes é como ter um mapa do tesouro Neste artigo vamos explorar...

No universo empresarial a fidelização de clientes é como construir uma base para um arranha céu 8211 é a estrutura...

Conquiste seu público alvo com personas envolventes Descubra como criar representações autênticas do cliente ideal a chave para uma conexão...
Pular para o conteúdo