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Mapa da comunicação integrada: como mapear processos comunicacionais

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine ter um lugar com todos os processos de comunicação da sua empresa - essa é a proposta do mapa da comunicação integrada, material para facilitar o cotidiano de equipes de Marketing.
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Imagine ter um lugar com todos os processos de comunicação da sua empresa – essa é a proposta do mapa da comunicação integrada, material para facilitar o cotidiano de equipes de Marketing.

Ele surge em um contexto onde é exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua, se formem.

Qual a importância da visão integrada?

A falta da visão integrada é um problema mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do Marketing de outro. Por sua vez, a assessoria de imprensa e comunicação interna também vão para outros caminhos, enquanto a agência é externa. No final, ninguém faz trocas ou conversas entre si.

Sendo assim, como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados?

Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.

Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:

  1. Campanhas não dão certo nem trazem retorno;
  2. Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
  3. Área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.

Como criar um Mapa da Comunicação Integrada?

Para criar um Mapa da Comunicação Integrada em sua empresa você vai precisar:

  1. Mapear todas as atividades da área;
  2. Compreender a cadeia de valor;
  3. Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa  e etc;
  4. Envolver partes interessadas

Depois dos primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, pois é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento.

O diagnóstico compreende a análise das atuais práticas de Comunicação da empresa,  seu relacionamento com os principais públicos de interesse e respectivos canais.

Sendo assim, no mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, consideram-se outros pontos. Entre eles estão a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos. Isso tudo tem o objetivo de garantir a aderência do planejamento à rotina.

Mapa da Comunicação Integrada - Mapa mental

Após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, outra importante etapa é o mapeamento de:

  1. Stakeholders,
  2. Canais de comunicação interna,
  3. Da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo),
  4. Site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento),
  5. Canais que afetam diretamente a reputação (Glassdoor, etc)

Ao final do processo, a intenção é ter a proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.

Quais são os benefícios do Mapa da Comunicação Integrada para as empresas?

  • Relatório com pontos críticos ao término de cada fase da consultoria;
  • Plano piloto emergencial para cada fase da consultoria;
  • Relatório da Pesquisa de Comunicação e Canais;
  • Relatório de Diagnóstico Completo;
  • Recomendações para melhoria de fluxos e processos da área de Comunicação e suas áreas de interface principais dentro da organização (não contempla outras áreas corporativas e seus processos);
  • Plano de Comunicação Integrada (curto, médio e longo prazo);
  • Plano Estratégico de Comunicação;
  • Plano Tático de Comunicação.

Quais os elementos do Mapa da Comunicação Integrada?

O Mapa da Comunicação Integrada possui alguns elementos fundamentais. Confira quais são:

  1. Análise de cenários (macro e microambiente);
  2. Práticas atuais  de comunicação com os stakeholders estratégicos
  3. Pessoas (rede decisória e equipes envolvidas)
  4. Processos (atuais  e propostas de melhoria)
  5. Riscos (em processos, operações e todo risco reputacional)
  6. Tecnologias (quais são aderentes ou não)

Mapa da comunicação integrada - Gestão da comunicação integrada

Este conteúdo foi produzido em parceria com Isabela Pimentel

Consultora em Planejamento de Comunicação Integrada |Mestre em Mídias Digitais (UFRJ) | Professora

Fundadora da Comunicação Integrada Cursos e Soluções

https://comunicacaointegrada.com.br/ 

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