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Guia definitivo: tudo sobre marketing no metaverso e como aplicar

Tempo de leitura: 11 minutos

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Estamos cada vez mais imersos em novas tendências e tecnologias e não poderia ser diferente com o marketing no metaverso.

Com o mercado e consumidores mais exigentes, o marketing tradicional, aos poucos, vai ficando para trás e dando espaço para soluções mais inovadoras. 

Mas o que é exatamente o marketing no metaverso? Conheça sobre as estratégias dessa nova tendência e como aplicar no seu negócio. 

Antes de tudo: o que é metaverso?

Filmes de Hollywood já apresentaram para a gente o conceito de metaverso, desde Tron, Avatar e até Matrix. 

O metaverso nada mais é do que um mundo paralelo virtual que existe ao mesmo tempo do real. 

Ao passo que, muitas vezes esses ambientes são utilizados com tecnologia de realidade virtual ou aumentada

O conceito é aplicado em: dinheiro virtual, criptomoedas, NFT’s, entretenimento, espaços de trabalho, redes sociais e avatares, assim como outras soluções.

E o que é marketing no metaverso?

O marketing no metaverso já é uma realidade, basicamente as empresas utilizam dessa estratégia como forma de engajamento dos clientes e posicionamento da marca. 

No metaverso você pode utilizar dos jogos em campanhas de marketing, protótipos fiéis aos produtos reais das empresas ou até mesmo criar experiências de compras online.

A gamificação ajudou bastante nesse sentido, acostumar as pessoas com universos digitais paralelos e tornar esses ambientes cada vez mais próximos dos consumidores.

Dessa forma, o metaverso aplicado ao marketing nada mais é o uso das plataformas digitais como estratégia de imersão dos clientes com a marca.

Como o metaverso influencia o marketing?

São diversas soluções de aplicação do marketing no metaverso. As empresas podem utilizar da tecnologia para a promoção da marca e a interação dos usuários, que podem converter em compras online.

E de acordo com a empresa Gartner, até 2026, a expectativa é que 25% das pessoas do mundo passem pelo menos uma hora no metaverso. 

Seja para trabalho, compras online, educação, social media e entretenimento, as pessoas já estão consumindo pelo metaverso.

Como resultado, o marketing pode estar cada vez mais inserido no metaverso, já que os consumidores são bastante exigentes com as tendências tecnológicas.

Como o metaverso pode mudar o segmento do marketing?

Desde a invenção da prensa de Gutenberg lá em 1450, o marketing vem sofrendo mudanças e com o metaverso isso não poderia ser diferente. 

À medida que a tecnologia evolui, o marketing está ao lado para adequar as novas formas de consumo. A mentalidade dos consumidores também altera conforme o tempo. 

São experiências imersivas que desenvolvem a marca das empresas, assim como a interação e fidelização dos clientes.

Quando e por que as empresas devem investir em marketing no metaverso?

Não existe uma fórmula mágica para a aplicação do marketing no metaverso. Tudo depende dos objetivos da campanha e como alinhar a essas novas tecnologias. 

A empresa Vans, por exemplo, criou um mundo interativo voltado para amantes de skate, chamado Vans World, no Roblox. 

De antemão, a empresa permitiu que os usuários construíssem skates personalizados no mundo virtual, acumulando pontos revertidos a partir dos gastos na loja da Vans. Um sucesso, com mais de 50 milhões de visitantes. 

Portanto, cada empresa utiliza o metaverso no marketing com um objetivo definido. 

Seja para maior interação dos usuários, oferecer descontos com estratégias de gamificação ou estudo do perfil desses consumidores. Tudo é válido.

3 benefícios de investir em marketing no metaverso

De marketing no metaverso a implementação da inteligência artificial em processos, novas tecnologias já fazem parte da realidade dos consumidores. 

Muitas empresas faliram por não inovarem na hora certa, um exemplo claro disso foi a Blockbuster, a locadora de vídeo que já foi um sucesso no mundo todo. 

Entretanto, quando a plataforma streaming Netflix surgiu com a disponibilização de vídeos pela internet, a locadora não conseguiu inovar e decretou falência.

Minha empresa vai perder clientes se não aderir ao metaverso? Não necessariamente, mas é preciso ficar atento às mudanças para não ser tarde demais.

Agora veja alguns benefícios ao investir em marketing no metaverso:

Gamificação e engajamento

Com a criação de experiências imersivas em mundos virtuais, as empresas criam uma paixão dos usuários com a marca. 

A gamificação chegou para ficar assim como o metaverso. Profissionais de marketing e programação podem criar vivências que trazem um público mais engajado e comprometido. 

Metaverso e o marketing offline

Existe a possibilidade enorme de conversão entre um usuário que esteja no mundo virtual para sites e possibilidade de compra. 

Nesse meio tempo, o mundo virtual deve ser bem desenhado conforme os objetivos da empresa. 

Criando um conteúdo viral

Da mesma forma que acontece com as redes sociais, sua campanha no metaverso pode gerar um conteúdo viral

Estudar campanhas já bem estabelecidas no mercado e formas de implementação podem ajudar bastante nessa conquista. 

Com um conteúdo viral, as pessoas conhecem mais a marca e compartilham suas experiências com aquele jogo que pode ser a tendência do momento. 

Como fazer marketing no metaverso? Conheça 5 práticas

Muitos estudiosos afirmam que o celular se tornou uma expansão do nosso corpo, da mesma forma o marketing no metaverso e ampliou os conceitos tradicionais do marketing.

Nesse sentido, como implementar o metaverso no marketing da sua empresa? Temos alguns exemplos. 

As marcas:  Roblox, Fortnite, Decentraland, Minecraft, e Meta’s Horizon Worlds prestam esse serviço para grandes e médias empresas. 

Da mesma forma, a realidade aumentada e virtual também são tendências no mercado, mas tudo depende dos objetivos, público-alvo e orçamento. 

Agora, confira algumas dicas para implementar o marketing no metaverso: 

Lojas virtuais ou eventos temáticos

A chave para o marketing no metaverso é a imersão e com isso a gamificação pode ajudar. 

Criar essas experiências atraem consumidores que gostam de inovação e jovens, mais atualizados com as tecnologias. 

Relações públicas e o metaverso

Assim como as lojas ou games, os RPs podem ter destaque com a concorrência utilizando do metaverso. 

Dessa forma, ao hospedar eventos na realidade virtual, empresas que trabalham remoto por exemplo, podem criar maneiras criativas de engajamento com os clientes e marcas. 

Redes sociais e o metaverso

O metaverso pode fazer com que as empresas se conectem cada vez mais com os usuários das redes. 

Eles podem estabelecer essa conexão por meio de avatares e permitir novas formas de ganhar dinheiro. 

NFTs e itens não colecionáveis

Os NFT’s são mercadorias únicas criadas em uma plataforma de blockchain.

Ao passo que esses colecionáveis são considerados bem únicos e não copiáveis. 

As empresas podem oferecer itens colecionáveis da marca, como artes digitais, cartões e vídeos exclusivos, que podem ser transferidos, mas não são copiados. 

SEO no metaverso

Sem divulgação e engajamento é praticamente impossível alcançar o sucesso, ainda que seja com uma tecnologia disruptiva. 

Ou seja, estabelecer sua marca é tão importante quanto utilizar novas tecnologias. 

Por isso, estratégias de tráfego orgânico com o SEO, são sempre bons aliados em qualquer prática de marketing existente. 

3 empresas brasileiras que apostam no marketing no metaverso

O metaverso no marketing não está presente apenas em empresas estrangeiras, mas nas brasileiras também. 

Algumas campanhas e ações estão sendo utilizadas com o apoio do metaverso em nossas terras. 

Acompanhe algumas ações de empresas brasileiras que estão implementando o marketing no metaverso: 

Renner

Em parceria com o Fortnite, a famosa loja de roupas inaugurou um ponto de venda dentro do jogo. 

Nesse sentido, a Renner desenvolve interações com o jogo que permite aproximar a marca ao meio digital. Utilizando de minigames e até QR Codes direcionados para o e-commerce espalhados no game.

Banco do Brasil

Constantemente a gamificação é utilizada em conjunto com o metaverso, não estão sempre ligados, mas boa parte do marketing no metaverso é feito com a gamificação. 

No Banco do Brasil isso não foi diferente, a instituição criou uma experiência virtual em parceria com o jogo GTA. 

Além de abrir uma conta bancária para o personagem, o usuário pode dirigir um carro-forte do banco pela cidade e visitar o Centro Cultural do Banco do Brasil com algumas atrações.

TIM Brasil

Em 2022 a operadora de telefonia lançou no Brasil um ambiente virtual dentro de uma loja física no país. 

O objetivo é fazer com que os consumidores trafeguem pelos corredores virtuais simulando ambientes físicos, e na intenção da compra, eles são direcionados aos sites. 

E assim como, Tim, Banco do Brasil e Renner estão inovando, outras empresas também aderiram ao marketing no metaverso. 

Esse tipo de marketing e a utilização de inteligências artificiais chegaram para ficar e são tendências que empresas de todos os tamanhos devem ficar atentas. 

Se atualize para não ficar de fora das novas tecnologias.

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Matheus Ferraz, Consultor SEO

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