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Maturidade digital: saiba como calcular o da sua empresa

Tempo de leitura: 13 minutos

Maturidade digital é uma avaliação importante a ser feita por qualquer empresa, já que vai indicar as inovações e como está a transformação digital da marca.
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Conhecer a maturidade digital da marca é um passo importante para qualquer definição de futuras estratégias de marketing digital.

A maturidade digital é uma avaliação que mede o estágio da empresa no ambiente digital. Ou seja, sua adaptação, competição, cultura digital, entre outros fatores.

Além disso, a maturidade digital é uma avaliação feita após o processo de transformação digital, e juntos, os dois são cruciais para qualquer empresa.

Portanto, confira agora alguns aspectos importantes da maturidade digital, seus benefícios, como a avaliação é feita, e muito mais.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital está conectada com toda a estrutura da empresa. Ou seja, ela vai avaliar a capacidade que uma empresa possui de competir no ambiente digital.

Assim, a maturidade digital pode analisar as inovações, se a marca resolve os problemas do usuário, posicionamento no mercado, concorrência, estratégias, entre outros pontos.

No entanto, a avaliação pode variar de acordo com cada empresa e, principalmente, o mercado em que ela atua.

Além disso, entende-se que a maturidade digital é o passo seguido da transformação digital. Dessa forma, os dois termos, dentro de cada aplicação, são cruciais para que a marca tenha um bom posicionamento diante do mercado.

Assim, entre outros fatores importantes, a maturidade digital é um diagnóstico que contribui para definir os próximos passos no marketing digital de qualquer marca. O conceito também ajuda a entender o que não está funcionando e como otimizar as operações no ambiente digital.

Maturidade digital: qual a importância de avaliar?

Avaliar a maturidade digital da sua empresa é importante para diagnosticar quais os próximos passos da marca no ambiente digital. Ou seja, quais setores do marketing precisam de mais investimentos e cuidados para que a marca realmente cresça.

Além disso, a partir do momento em que a empresa possui um bom índice de maturidade digital, os negócios tendem a aumentar, gerando mais visibilidade no mercado de atuação.

Sendo assim, com maturidade digital, o ROI (Retorno sobre Investimento) da empresa aumenta. Dessa forma, ter mais retornos, investindo menos, possibilita investimentos em outras áreas, como em ações de automação de marketing, por exemplo.

Por fim, a maturidade digital é importante para avaliar o quão evoluída tecnologicamente, não só a empresa, mas os seus funcionários, estão. Ou seja, não basta investir em inovações digitais, todos precisam estar alinhados para que a marca tenha maturidade digital.

Benefícios de ter maturidade digital

Primeiramente, a maturidade digital está ligada à transformação digital da marca. Por conta disso, uma empresa com uma avaliação positiva de maturidade, significa que passou por um processo longo e contínuo de inovação.

Neste caso, o investimento pode ser em novos softwares, na automação de algumas operações, entre outras coisas.

O importante é que a inovação dê resultados no mercado, e que o processo tenha um retorno positivo.

No entanto, este é apenas um dos benefícios da maturidade. Confira mais alguns:

  • Digitalização da empresa: com uma empresa melhor posicionada no ambiente digital e com operações mais automatizadas, o tempo para a realização de algumas tarefas diminui, aumentando a produtividade. Além disso, diminui a necessidade de retrabalhos, melhorando a qualidade do produto ou serviço que é entregue para o cliente final.
  • Crescimento da marca no mercado: um processo influencia no outro. Portanto, a digitalização contribui para o crescimento da marca perante a concorrência já que os processos são otimizados e eficientes. Além disso, consegue enxergar e analisar o mercado de uma forma diferente das empresas sem maturidade digital e, assim, podendo estar um passo à frente dos outros.
  • Aumento do número de clientes: se a qualidade do produto ou serviço melhora, a satisfação dos clientes irá aumentar e, consequentemente, o número de novas vendas também. Dessa forma, é possível criar estratégias para fidelizar esses clientes, fazendo com que eles também sejam agentes de marketing da marca.

Características de uma empresa com maturidade digital

Maturidade digital ainda é um conceito e uma avaliação relativamente nova para o mercado. Por conta disso, uma característica da maioria das empresas com maturidade é que elas já nascem exclusivamente no ambiente digital.

No entanto, qualquer empresa, de qualquer segmento e porte, pode amadurecer no mundo digital, só que para algumas, talvez esse processo leve algum tempo.

Além disso, é importante entender que a maturidade digital é algo que acontece de dentro para fora. Ou seja, não depende do mercado, e sim da própria marca amadurecer digitalmente.

Mas uma empresa com maturidade digital possui algumas outras características importantes. Confira:

  • Empresas com planejamento digital: Desenvolver um plano de marketing digital é um passo importante para crescer e alcançar uma boa avaliação de maturidade digital. Este planejamento permite que a marca entenda o que não está funcionando e, assim, aprimorar alguns dos processos no ambiente digital.
  • Transformação digital: a transformação digital é um passo necessário para atingir a maturidade digital. Ela é um processo em que a empresa implementa uma mentalidade digital nos seus funcionários e em suas operações, sem importar o produto ou serviços oferecidos, e tendo a tecnologia como pilar de tudo isso.
  • Investimento em inovações: apesar do uso constante de tecnologias, é importante que a empresa continue inovando os processos e aproveitando todos os recursos disponíveis na intenção de manter os níveis atingidos pela marca.

Quais são os critérios de maturidade digital no Brasil?

Existem alguns critérios que são avaliados no momento de indicar qual o nível de maturidade digital que uma determinada empresa se encontra.

Estes critérios foram estabelecidos pelo Google e pela McKinsey, uma empresa americana de consultoria empresarial. Cada critério é pontuado de 0 a 5, definindo a maturidade digital no Brasil.

Confira cada um dos critérios:

Acesso

O acesso vai analisar a capacidade de interagir com diferentes produtos conectados. Além disso, vai avaliar a utilização da internet nos diversos aplicativos disponíveis para computadores e celulares.

Por fim, outra avaliação que pode ser feita é a capacidade de navegar online e outros fatores importantes, como os comandos de voz e a configuração de diferentes softwares.

Segurança

Este critério vai analisar todos os conhecimentos para proteção de dados, entender a confiabilidade de um determinado site, app, programa, entre outros e o comportamento no ambiente digital.

Uso

Neste caso, a avaliação será feita com base na capacidade de realizar procedimentos online. Assim, será analisado compras, consumir diferentes tipos de conteúdos e diversos formatos, transações online, uso de apps, buscadores, entre outros.

Cultura digital

Este critério avalia o quão apto o público está a descobrir novas tecnologias e se manter atualizado. Tal atualização pode ser em relação a programas e softwares, mas também de hardwares.

Além disso, vai analisar a aptidão de aprender e experimentar os novos lançamentos e como está o uso das novas tecnologias.

Criação

A criação vai avaliar a criatividade no ambiente digital, seja para novas ferramentas, programação e desenvolvimento de dados e sistemas.

Esta análise pode ser feita para processos mais simples, como edição de vídeos, mas também para operações mais complexas, como automações.

Como avaliar a maturidade digital de uma empresa?

Existem alguns processos que podem ser feitos para avaliar a maturidade digital de uma empresa. Um deles é fazer um diagnóstico completo da organização e suas operações internas e externas.

A partir disso, a marca consegue definir quais são as áreas mais relevantes e que precisam de inovações tecnológicas e operacionais.

Além disso, é importante entender as tecnologias utilizadas na empresa. Para isso, é crucial que a tecnologia não seja parte de alguma coisa, e sim o todo dos processos.

Para avaliar a maturidade digital, também existem algumas ferramentas disponíveis que vão fazer o diagnóstico da marca.

Aqui na Otimifica, temos o OTIMINDEX. A ferramenta utiliza algoritmos que vão fornecer às empresas a fazer uma avaliação e desenvolver a maturidade digital.

4 fatores que influenciam a maturidade digital

Existem alguns fatores que influenciam diretamente a avaliação da maturidade digital de uma empresa. Essa fatores são: maturidade de marketing digital; maturidade de reputação digital; maturidade de gestão; maturidade comercial.

Todos esses fatores analisados de forma individual vão indicar o status da maturidade digital de uma marca.

Assim, confira o que cada um desses fatores avaliam:

Maturidade de marketing digital

Este fator vai avaliar como a empresa está em relação a todos os processos de marketing, que podem envolver tecnologias, estratégias, plano de marketing digital, SEO, entre outros.

Além disso, os objetivos da marca em relação ao uso das 4 mídias.

Por fim, o fator também vai analisar alguns pontos estratégicos como: o quanto foi investido, a força digital da marca e a estrutura e conhecimento da equipe.

Maturidade de reputação digital

A reputação digital é a forma como o público ou a persona entende o posicionamento da empresa nas diferentes mídias digitais.

A partir disso, é possível traçar estratégias de marketing para conseguir alcançar as expectativas e metas da empresa em relação a este ambiente.

Dessa forma, este fator vai avaliar o desenvolvimento da reputação e autoridade da empresa dentro mundo digital.

Maturidade de gestão

Este fator vai entender o comportamento da organização e suas ações dentro do ambiente de uma empresa. Assim, vai avaliar se a gestão está sendo feita de forma correta, a ponto de fazer com que a marca consiga atingir as metas estabelecidas.

A maturidade de gestão, portanto, vai revelar o quão fluido é a marca para encarar os desafios e transformações digitais, e quais os recursos fazem parte deste desenvolvimento.

Maturidade comercial

Por fim, a maturidade comercial vai ajudar a entender a relação entre o marketing e a parte comercial de uma empresa.

Dessa forma, compreender se os processos estão gerando leads, tráfego e vendas, além de indicar como a operação está sendo feita.

Maturidade digital de marketing: descubra a sua

Para entender em que estágio de maturidade digital de marketing e reputação digital a sua empresa está, desenvolvemos um algoritmo. O Otimindex, Índice de Maturidade de Marketing e Reputação Digital.

Esta ferramenta acompanha os clientes em todas as soluções e mostra o quão longe ou perto a empresa está dos objetivos de marketing desejados. Se o cliente já tiver maturidade, o OTIMINDEX mostra se está conseguindo manter e sugere sempre oportunidade de melhoria.

O cálculo do OTIMINDEX envolve questões de tecnologia, como SEO, uso de dados, ferramentas e questões técnicas do site. Além disso, pode envolver questões comerciais, como geração de leads, vendas e reputação digital no all line (on e offline).

A partir do estudo do seu patrimônio digital, o OTIMINDEX aponta em qual nível de maturidade de marketing digital a sua empresa se encontra. Os estágios são:

Estágios de Maturidade Digital.

Objetivos do Otimindex

  • Oferecer um norte para quem está em busca de desenvolver estratégias de marketing e reputação digitais para começar certo ou percorrer de forma mais ágil e assertiva o caminho rumo à maturidade digital;
  • Orientar o mercado para parar de cair no discurso de falsos especialistas entender os diferenciais do marketing para o seu tipo de negócio;
  • Reforçar a importância de planejar o marketing olhando para objetivos de negócios e não para a operação, como por exemplo nas redes sociais;
  • Visibilidade e reputação: tornar a empresa mais conhecida ou o objeto do trabalho melhor compreendido pelos seus públicos de interesse;
  • Aumentar a geração de leads;
  • Melhorar as taxas de conversão;
  • Identificar possibilidades de retenção e satisfação dos clientes;
  • Aumentar produtividade da equipe de marketing e vendas ao entender o que é crítico e o que é secundário para oferecer uma melhor experiência;
  • Encontrar caminhos para reduzir custos com marketing, vendas e comunicação.

Otimindex é a ferramenta ideal para gestores comerciais, de marketing e CEOs que:

  • Sabem que marketing está ligado à estratégia, mas não sabem como ter resultado ou por onde começar no digital;
  • Não confiam em agências porque já tiveram problemas. entre eles: demora na resposta, atrasos na entrega, não entrega de projetos acordados.
  • Não conhecem formas de educar a sua equipe para saber resolver os seus problemas de marketing/ vendas e, com isso, reduzir investimentos/ despesas com agências.
  • Quer se digitalizar e quer garantias de que o modelo que for sugerido trará resultados.
  • Quer enxergar o impacto de marketing em vendas (ou é profissional de vendas e quer ações de marketing que gerem resultados) e cobra isso das agências (que não conseguem entregar por que cuidam de uma ou algumas partes do processo). Não quer pagar, apenas receber tudo o que acredita ter sido acordado.
  • Têm dúvidas se vai ter braço para implantar uma estratégia de inbound: o Índice é o primeiro passo para a Auditoria de Marketing e Reputação Digital e dimensiona a equipe necessária e tempo de trabalho para cada profissional atuar e alinhar definitivamente marketing e gestão.

Como melhorar a maturidade digital?

Antes de mais nada, um dos pontos mais importantes para melhorar a maturidade digital  é entender que esse processo vai muito além da tecnologia.

Apesar de ela oferecer dados importantes e ser parte da transformação digital, ela não é 100% deste processo. Assim, a tecnologia vai fornecer análises e dados para atingir tal maturidade.

Dessa forma, confira outros passos importantes para melhorar a maturidade digital:

  • Sempre investir em aprendizagem e inovação
  • Envolver toda a equipe no processo
  • Alinhamento entre líderes e equipe
  • Focar na experiência do cliente
  • Ter um plano estratégico bem definido

Faça sua avaliação de maturidade digital OTIMINDEX!

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