O SEO de reputação diz respeito à percepção do seu negócio nos mecanismos de busca.
Você pode não se importar com o que os outros pensam sobre você, mas quando se trata do seu negócio, temos certeza que o que pensam da sua empresa importa sim!
Quando falamos sobre reputação, nos referimos às impressões que uma marca transmite ao seu público. Nas relações digitais, a soma dessas impressões se dá de maneira intensa e progressiva e muitas vezes causa ansiedade.
Calma, hoje nós vamos falar sobre SEO de reputação e você vai saber como solucionar uma imagem negativa na rede, seguindo técnicas de otimização do seu site.
Antes de tudo: o que é reputação digital?
O cliente sempre tem razão? Sabemos que apesar de ser uma frase muito famosa, ela é um tanto quanto problemática.
Ainda assim, como você vai ser a seguir, é preciso lidar com sabedoria diante das avaliações na internet para a manutenção de uma boa reputação.
Reputação digital é a maneira como o público percebe e avalia uma empresa nas diferentes mídias online.
Sabe quando você vai fazer uma compra na internet e busca avaliações e comentários sobre um produto do seu interesse? Com a sua empresa, um potencial cliente vai passar pela mesma coisa.
Claro que, quando se trata de relações de negócio, isso vai além. Pelos acessos fáceis que a internet propicia, sua reputação digital estará nas avaliações, no Reclame Aqui, nas suas publicações e de terceiros, enfim, são muitas vias.
Isso evidencia o fato de que as pessoas estão muito mais interessadas no que os outros dizem sobre sua empresa, do que na sua autopromoção.
Sendo assim, mesmo que talvez o cliente nem sempre tenha razão, é preciso prestar atenção no que eles dizem a fim de construir uma boa reputação, e é ai que o SEO de reputação entra.
Além disso, há aspectos invisíveis na reputação que são as questões técnicas de um site.
Por isso, por mais que a sua empresa seja “bem falada” na internet e fora dela, se o site tiver problemas para ser catalogado pelo Google, você tem um problema de reputação também.
Ao deixar o seu contato, esse lead automaticamente entra no funil de marketing da empresa. Ou seja, a partir daí é preciso que a marca estreite os laços de relacionamento com o lead.
O objetivo é que ele ou ela siga consumindo conteúdos da empresa para que, no futuro, feche alguma venda de fato.
Inclusive esse é um dos pontos chave do lead: não é porque alguém deixou o seu contato ao fazer o download de algum conteúdo seu que essa pessoa está necessariamente interessada em fechar uma venda.
É para isso que serve a jornada do cliente: para entender os passos dados pelo lead e saber as melhores estratégias de se interessar pelo seu produto ou serviço até que, enfim, a venda aconteça.
Quais os riscos de uma reputação negativa em SEO?
É mais fácil ganhar uma reputação negativa do que uma positiva.
Mas com variadas formas de avaliação e com um público crescentemente mais crítico, que anseia por conteúdo personalizado, como lidar com uma crítica negativa?
O principal é ser ágil e empático. Estabeleça uma mea culpa e oportunize uma nova experiência ao consumidor.
Atitudes como essa vão minimizar os danos, pois você não quer uma reputação negativa em SEO.
Tem um outro ditado clássico que diz: “a primeira impressão é a que fica”.
Quando se trata de SEO de reputação, imagine que, nos mecanismos de busca, estejam comentários pejorativos e críticas ao seu negócio. Nada bom, certo?
O coração chega a palpitar. Uma má reputação digital vai interferir no seu negócio em todos os aspectos, incluindo os espaços físicos.
Além disso, má fama, e uma má fama “bem ranqueada” gera desconfiança no público.
Voltamos, então, à decisão de compra. Você compraria um produto que tem avaliação de 1 de 5 estrelas?
Então, o seu cliente também não compraria e os mecanismos de busca, ao se atentarem a isso, vão derrubar o seu posicionamento lá para baixo nas posições.
SEO de reputação: como melhorar a imagem negativa no Google?
Vamos tratar desse coração palpitante. Aqui, quando se trata de melhorar a imagem negativa nos mecanismos de busca – e vamos considerar o Google como o principal.
É preciso resiliência e controlar um pouco os impulsos ansiosos para ter um bom SEO de reputação.
Quanto mais rápido você perceber, dentro do seu negócio, que se criou certa imagem negativa e que não tem como fazê-lo sumir em um passe de mágica, mais rápido você vai contornar o problema.
A partir do momento que você perceber que um conteúdo negativo começa a ser classificado nas SERPs, a primeira tendência é mais caótica. O pensamento-gatilho é “preciso me livrar desse item ofensivo o mais rápido que eu puder”.
Contudo, a melhor estratégia para SEO de reputação no Google é trabalhar para criar uma reputação digital melhor.
Parece simplista, mas os esforços despendidos em tentar eliminar uma ameaça, que seria o conteúdo negativo, podem ser melhor realocados em construir uma história nova e positiva.
Por isso, conte a sua versão da história. Um item negativo rodeado por vários positivos, perde suas forças e suas garras.
Em alguns casos, pessoas tentam comprar palavras-chave no Google Ads para tentar uma virada da situação. É uma possibilidade, mas quando você parar de pagar, a visibilidade para a pauta positiva vai embora.
A verdade é que no Google o grande jogo é convencer pessoas que não podem ser compradas e por isso o trabalho orgânico é fundamental.
Atenção: tenha cuidado com técnicas de SEO negativo
Imagem negativa em SEO não significa SEO negativo. Não os confunda, porque são situações distintas.
Nesse sentido, SEO negativo é qualquer ação feita com a intenção de afetar negativamente as classificações de um URL em particular nos mecanismos de busca.
O Google não assume a responsabilidade por táticas negativas que contornam a rede de proteção existente.
Essa é uma prática bastante polêmica e é importante ficar de olho.
Mantenha seu site protegido, pois se ele for vítima de ações de SEO negativo, ele poderá perder posições. Além disso, pode sofrer sanções importantes nos mecanismos de busca, sendo ruim para o SEO de reputação.
O investimento contínuo em SEO traz resultados positivos
Investir em SEO de reputação seguindo uma estratégia de conteúdo consistente pode ter uma infinidade de benefícios.
O componente mais importante para que você possa visualizar os resultados com o tempo é a constância.
O mesmo se aplica quando falamos em Inbound PR ou Inbound Marketing. Esse é um investimento de longo prazo, com potencial de benefícios duradouros.
O que você posta hoje pode gerar tráfego e leads por meses e anos.
Isso tem a ver com a citação que destacamos de Thomasz Tunguz, Venture Capitalist e ex-Product Manager do Google, em postagem no Instagram da Otimifica.
“Os resultados em SEO de reputação são como um investimento em banco: no início as aplicações são pequenas, mas no final rendem grandes resultados”.
Ou seja, quanto mais um site se mostra para os mecanismos de busca com conteúdos assíduos e de qualidade, mais os algoritmos entende que ele possui uma reputação alta.
A dica é investir em conteúdos evergreen, isto é, atemporais. Este é um tipo de conteúdo que geralmente recebe mais visitas e gera números elevados de tráfego a longo prazo. Se o seu foco é SEO de reputação, muita atenção neles.
Conteúdos Evergreen: saiba mais
Conteúdo Evergreen é aquele que permanece relevante e útil para os leitores independentemente da data em que foi postado. Ele é chamado de Evergreen (sempre verde) porque não envelhece.
Esse conteúdo é fundamental para estratégias de SEO de reputação, mas obviamente que ele é uma base a ser reforçada com os demais conteúdos.
Assim, depois de montar um portfólio com textos evergreen, encaixe as outras peças: os conteúdos temporais, noticiosos e datados.
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