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SEO para e-commerce: 4 táticas para aplicar no dia a dia

Tempo de leitura: 8 minutos

O SEO é um conjunto de técnicas usadas por diversos sites para alcançar um bom posicionamento no Google, gerando mais tráfego orgânico. Já o SEO para e-commerce também segue a mesma linha com algumas diferenças.

Essas técnicas são extremamente importantes para o ranqueamento de sites no topo das pesquisas. No e-commerce é  extremamente vantajoso já que todos os portais têm um objetivo em comum: fazer com que mais pessoas cheguem até ele e, por consequência, vender cada vez mais. 

Continue lendo esse artigo e descubra as melhores estratégias de SEO para ecommerce, os erros mais comuns ao aplicá-lo e como avaliar os seus resultados!

O que é SEO para ecommerce? 

Primeiramente o SEO para e-commerce é a prática das mesmas técnicas convencionais de SEO, porém aplicadas em lojas virtuais.

Dessa forma, o SEO para e-commerce é o processo que vai desde o planejamento à implementação de otimizações para aumentar as vendas de um e-commerce

Além disso, traz maior visibilidade orgânica, gerando assim mais reconhecimento de marca, aumento de tráfego e, por consequência, novos clientes. 

Como toda estratégia de SEO, as técnicas utilizadas podem ser feitas através de diferentes formatos, como por exemplo reparações técnicas, conteúdo ou usabilidade. 

Quais os benefícios do SEO para e-commerce?

Antes de mais nada, conforme vimos anteriormente neste artigo, o SEO pode trazer uma série de benefícios para qualquer tipo de site. Do mesmo modo, o ranqueamento em mecanismos de busca também traz vantagens significativas.

Confira agora alguns dos principais benefícios das estratégias de SEO em e-commerce:

  1. Ganhe autoridade 

Ao deixar sua empresa em evidência nos buscadores e, consequentemente, torná-la mais fácil de ser encontrada, é comum que ela vire uma referência na mente dos usuários. 

Afinal, negócios que são considerados autoridades têm maior facilidade para adquirir novos clientes. 

  1. Atraia clientes mais qualificados

Sabemos que investir para trazer pessoas que não fazem parte do seu público-alvo e não são potenciais clientes não agrega resultado nenhum e só gera gastos desnecessários. 

Por isso, o SEO facilita a chegada de leads qualificados, ou seja, consumidores com maior propensão a fazer uma compra em seu e-commerce. 

3. Fortalecer a marca

Conforme vimos, o principal objetivo SEO para e-commerce é proporcionar mais visitas para o seu negócio. Nesse sentido, isso gera mais visibilidade a ele, permitindo que a sua marca seja fortalecida e reconhecida no seu mercado.

É fácil aplicar SEO para e-commerce?

Não é necessariamente fácil aplicar SEO para um e-commerce, mas é algo que é fundamental para o sucesso a longo prazo do negócio online. E, embora possa ser um pouco desafiador, o SEO é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida para e-commerce. 

No próximo tópico, você vai descobrir as principais estratégias de SEO para e-commerce que, quando aplicadas, geram resultados expressivos em pouco tempo. 

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4 técnicas de SEO para e-commerce 

  1. Escolha de palavras-chave relevantes

A primeira estratégia é a otimização de palavra-chave. Basicamente, trata-se de uma atividade cujo objetivo é encontrar termos com grande número de pesquisa nos mecanismos de busca. 

Portanto, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa para identificar as palavras-chave mais relevantes e valiosas para o seu negócio. 

Do mesmo modo, também  incorporá-las nas descrições dos seus produtos e nas suas ofertas, conhecido como product SEO, ou SEO de produto.

  1. SEO On-Page

Por outro lado, o SEO On-Page, trata-se de um tipo de otimização feita na própria página do seu site. 

Basicamente, essas estratégias adicionam descrições de imagens, texto ou URLs que ajudam os mecanismos de busca a localizar a página. As palavras-chave identificadas na etapa anterior são usadas para essa finalidade.

  1. Estrutura do site e otimização para mobile 

É muito importante ter uma estrutura clara e fácil de navegar para o seu site, com URLs amigáveis, categorias claras e descrições detalhadas dos produtos. 

Além disso, a otimização para dispositivos móveis é essencial, pois grande parte do acesso às páginas é feito por meio de celulares. Sendo assim, é crucial que suas páginas estejam adaptadas a esse tipo de visualização.

  1. Link building e velocidade do site

É importante obter links relevantes e de alta qualidade apontando para o seu site, o que pode ajudar a aumentar a sua autoridade e relevância nos mecanismos de busca. 

Do mesmo modo, pensar na velocidade do site também é essencial, pois um site de e-commerce rápido é decisivo para uma boa experiência do usuário e para melhorar a classificação nos mecanismos de busca.

3 plugins de SEO para e-commerce

Existem várias vantagens em utilizar um plugin de SEO para e-commerce, como por exemplo: otimização de conteúdo, análise de desempenho, controle de links internos, configuração de metadados, entre outros. 

Confira a seguir os melhores plugins de SEO para e-commerce. 

  • All-in-one SEO Pack: o All in One SEO (AIOSEO) é um plugin de SEO que ajuda a melhorar o ranking de busca sem precisar conhecer termos técnicos de SEO e é a ferramenta mais abrangente do mercado. 
  • Rank Math: é um plugin para WordPress que permite otimizar seu site para motores de busca e redes sociais e uma das suas maiores vantagens é a fácil utilização.
  • Redirection: é um plugin para WordPress que ajuda a configurar redirecionamentos amigáveis para SEO. Além disso, ele também funciona como um verificador de links quebrados, facilitando a correção de erros 404 no WordPress por meio de redirecionamentos.

Como avaliar resultados de SEO em e-commerce?

A avaliação dos resultados de SEO para e-commerce pode ser feita por meio de diversas métricas importantes.

No entanto, é importante lembrar que o SEO é um processo contínuo e que os resultados podem levar algum tempo para aparecer. Assim, é essencial monitorar regularmente as métricas relevantes e ajustar sua estratégia de SEO conforme necessário. 

Aqui estão algumas das principais métricas que podem ser usadas:

  • Tráfego orgânico: Uma das principais métricas de SEO é o tráfego orgânico. Verifique se há um aumento no tráfego para o seu site vindo de mecanismos de busca, especialmente para as palavras-chave que você está segmentando.
  • Taxa de conversão: Assim também se houve um aumento na taxa de conversão para o seu site desde que você começou a implementar estratégias de SEO.
  • Tempo de permanência no site: Verifique se os visitantes estão passando mais tempo no seu site, o que é um sinal de que eles estão encontrando o que estão procurando.
  • Classificação de palavras-chave: Monitore a classificação das palavras-chave que você está segmentando para ver se elas estão subindo nos resultados de pesquisa.
  • Backlinks: Os backlinks são um indicador importante da autoridade do seu site. Verifique se o número de backlinks está aumentando e se eles estão vindo de sites relevantes e de alta qualidade.
  • Taxa de rejeição: A taxa de rejeição é um indicador de quanto tempo os visitantes estão permanecendo no seu site. 

4 erros mais comuns em SEO para e-commerce

  1. Ignorar a otimização para dispositivos móveis: Com o aumento do uso de celulares para compras online, é essencial ter um site otimizado para dispositivos móveis. Ignorar isso pode levar a uma má experiência do usuário e afetar negativamente o ranking do seu site nos resultados de pesquisa.
  2. Não ter descrições de produtos únicas: Descrições de produtos únicas e de alta qualidade são essenciais para ajudar os motores de busca a entenderem do que se trata o seu site. Usar descrições de produtos copiadas de outros sites pode levar a penalizações de pesquisa.
  3. Uso excessivo de palavras-chave: O uso excessivo de palavras-chave, conhecido como “keyword stuffing”, pode levar a penalizações de pesquisa e afetar negativamente a experiência do usuário.
  4. URLs complicadas e falta de backlinks de qualidade: URLs complicadas e confusas podem dificultar a navegação do usuário e afetar negativamente a experiência do usuário. Além disso, os backlinks são um fator importante na autoridade do seu site e a falta de backlinks de qualidade pode afetar negativamente o ranking do seu site nos resultados de pesquisa.

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