SERP domination: como colocar seu site na primeira página do Google

Tempo de leitura: 7 minutos

Ter um site na SERP é um dos maiores desejos de qualquer estratégia de marketing. Veja estratégias para chegar na primeira posição do Google.

Ter um site na SERP domination é um dos maiores desejos de qualquer estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa. 

Dessa forma, a presença do seu site na SERP é um indicativo de que alguns usuários estão entrando no funil de marketing do seu negócio, aumentando as chances de aumentar os resultados traçados. 

Portanto, colocar o blog nas SERPs precisa ser o objetivo de qualquer meta de SEO. Confira algumas definições importantes sobre o conceito. 

O que é SERP?

A SERP, sigla para Search Engine Results Page, é a lista de resultados que aparecem após uma pesquisa feita em algum mecanismo de busca.

Seu principal objetivo é ajudar os usuários a acharem as respostas que eles estão procurando da melhor forma possível. 

Assim, conhecendo como a SERP funciona, é possível criar estratégias de SEO para alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca. Além disso, a partir dela, uma marca pode conhecer e entender as táticas da concorrência para criar uma reputação digital

O que são SERP Features?

Os conceitos são parecidos, no entanto, a SERP Features são todos os elementos de uma página de um mecanismo de busca. Enquanto isso, quando falamos de SERP, mencionamos as páginas. 

Dessa forma, a Features é uma espécie de ferramenta do Google para fornecer ao usuário uma pesquisa amigável. 

Portanto, confira os elementos que podem englobar a SERP Features: 

  • Featured snippets;
  • Sitelinks;
  • Pesquisas relacionadas; 
  • As pessoas também perguntam; 
  • Entre outras coisas.

SERP domination

O que é SERP domination?

A SERP domination é o conjunto de ações e estratégias para colocar uma palavra-chave nas primeiras posições orgânicas nos mecanismos de busca. 

Vale destacar que não estamos falando apenas do primeiro lugar, e sim de features snippets, subdomínios para a mesma palavra-chave, imagens, vídeo, entre outros. 

Ou seja, a sua estratégia de SERP pode variar de acordo com o tipo de conteúdo que você quer ter em destaque. 

Para atingir estes objetivos, utiliza-se estratégias de SEO e link building, além de levar em conta as boas práticas de otimização de conteúdo.

Assim, algumas táticas são links internos e externos (sempre para sites com autoridade digital), imagens (com alt text), palavras-chave relevantes, e outras práticas.

Por que fazer SERP domination?

O principal objetivo de fazer/estar na SERP domination é estar na primeira página dos mecanismos de busca. Ou seja, dar ao blog e a marca, visibilidade. 

Outro ponto importante de estar na SERP é que dificilmente os usuários irão para a segunda página de pesquisas. 

Além disso, a grande maioria das pessoas só vão visitar os sites dos três primeiros sites que aparecerem. Portanto, fazer a SERP vai gerar visitas ao seu site. 

3 benefícios em fazer SERP domination

Como mencionado, a SERP domination é uma estratégia poderosa para dar visibilidade para o site de uma marca. Vale destacar que essa visibilidade pode ser para qualquer etapa do funil de vendas, a depender da tática aplicada. 

Além disso, um benefício importante da SERP é ganhar reputação digital perante ao Google. Ter páginas nos primeiros lugares vai mostrar a plataforma que a sua empresa é uma autoridade dentro daquela determinada área.

Mas ainda há outros benefícios quando falamos de SERP domination. Confira: 

  • Conexão com o lead:

Ter o site na SERP vai gerar uma espécie de “efeito dominó”. Se seu site tiver mais visitas, logo terá mais leads, portanto mais conversão e vendas. No entanto, é importante entender que tipo de lead está entrando e se conectar cada vez mais com ele. Por isso a importância da SERP domination. 

  • Ajuda a conhecer a concorrência: 

Antes de fazer o nosso texto ranquear no Google, nós precisamos analisar a SERPs que já estão lá. Geralmente, as primeiras posições estão ocupadas por concorrentes da marca. Dessa forma, é possível analisar as estratégias utilizadas e pensar em respostas mais assertivas para sua empresa.

  • Indica que sua estratégia de SEO está funcionando: 

Como vamos ver mais a frente, é impossível colocar sua página na SERP sem pensar em estratégias de SEO. Assim, ao conseguir colocar o site nessas posições de tanto desejo, vai indicar que as táticas pensadas de otimizações estão no caminho certo.

Quando fazer SERP domination?

Não existe uma definição de qual é o momento certo de se pensar em SERP domination. No entanto, se você tem a intenção de ter um blog para gerar leads e conversão para um produto ou serviço, a SERP é imprescindível. 

Vale destacar que essa estratégia não é algo instantâneo, ou seja, ela vai levar algum tempo para finalmente dar os resultados esperados. 

Por exemplo, se você pensa em colocar o lançamento de um produto ou serviço na SERP, é crucial pensar em um conteúdo para isso com no mínimo três meses de antecedência.

Mas, como já vimos em outros conteúdos deste blog, as SERPs são muito importantes quando pensamos no funil de vendas e de marketing.

SERP domination: como fazer?

Existem algumas formas de se fazer a SERP domination. Mas, como falamos, você não vai atingir os resultados esperados sem o SEO. 

Portanto, vamos dar algumas dicas de como colocar sua página nas SERPs. Confira: 

Estratégias de SEO

O SEO on page, off page e Local é o que vai nortear todas as suas estratégias para atingir as SERPs do Google. 

Vale destacar que existem diversas maneiras de usar essas otimizações para colocar o seu site. Vamos citar algumas: 

  • Estratégias de palavras-chave: pensar em termos que possuem um bom volume de busca e que estejam relacionados a persona e a estratégia da marca;
  • Otimizações de URLs: especialmente quando falamos em SEO técnico, é importante ter URLs amigáveis e que sejam facilmente encontradas e indexadas pelo Google, além de melhorar a experiência do usuário;
  • Imagens: Muitas pessoas esquecem das imagens quando falamos de SEO. Especialmente para e-commerce, usar o alt text e imagens chamativas é uma estratégia que pode ser crucial para colocar sua página, produto ou serviço na SERP;
  • Link building: construir uma grande rede de links vai mostrar que os seus conteúdos são relevantes para os algoritmos. Por isso é importante não esquecer dos links internos e externos;
  • Meta description: primeiramente, nunca esquecer da palavra-chave. A meta description funciona como um resumo do seu conteúdo, por isso é importante que ela seja chamativa, curta e direta;
  • Heading tags: as tags H1, H2, H3, e outras, vai dar hierarquia ao seu conteúdo, melhorando a experiência do usuário e o ajudando a tomar a sua decisão. Além disso, essa divisão vai ajudar o Google a encontrar seu texto.

Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para todas as empresas, de qualquer setor. No caso da SERP domination elas também podem ser aliadas poderosas. 

Assim, mantenha as redes da marca sempre atualizadas e otimizadas. Elas podem funcionar como um primeiro contato com o público. 

No entanto, é preciso pensar diferente para cada rede e para a área de atuação da marca. 

Esteja presente no Youtube, Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras. 

Google Ads

O Google Ads pode ser o caminho mais rápido para atingir a SERP, mas é preciso ter muito cuidado.

Se for feito de qualquer forma, sem nenhuma estratégia, sua empresa estará apenas gastando dinheiro. 

Leia também: 4 tipos de mídia para você investir em seu marketing digital

A plataforma do Ads oferece uma série de filtros, visando facilitar ainda mais o ranqueamento da sua página. Por isso, pense na verba disponível, concorrência, localização e outros pontos importantes para a empresa antes de implementar os anúncios. 

SERP domination e canibalização: entenda diferenças

Antes de mais nada, é importante destacar o que é canibalização de uma palavra-chave. 

No SEO, a canibalização acontece quando diferentes páginas e termos do mesmo blog ou site estão disputando ranqueamento no Google. Ou seja, a empresa está disputando com ela mesmo. 

No caso da SERP domination, a canibalização pode estar associada a subdomínios. Mas vale destacar que no caso de subdomínios em uma SERP a palavra-chave não se disputa com ela mesma. 

Essa estratégia consiste em segmentar os conteúdos em tópicos, produzindo conteúdos dentro de cada uma, mas todos eles baseados na mesma palavra-chave.


analista de SEO

Conteúdos relacionados

No mundo dos negócios entender quem são seus clientes é como ter um mapa do tesouro Neste artigo vamos explorar...

No universo empresarial a fidelização de clientes é como construir uma base para um arranha céu 8211 é a estrutura...

Conquiste seu público alvo com personas envolventes Descubra como criar representações autênticas do cliente ideal a chave para uma conexão...
Pular para o conteúdo