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Serviços de marketing digital: o que eles oferecem para sua empresa?

Tempo de leitura: 7 minutos

Serviços de marketing digital são cruciais para que qualquer empresa consiga ter uma presença no ambiente digital de forma assertiva e atingindo as metas desejadas.
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Sendo cada vez mais importante a atuação das empresas no ambiente digital, algumas empresas se confundem na hora de escolher os serviços de marketing digital ideais.

Dessa forma, escolher de forma assertiva é crucial para que a marca consiga atingir as metas traçadas e seja mais presente no mundo digital.

Portanto, confira quais os principais serviços de marketing digital oferecidos, seus benefícios, como escolher, entre outras coisas.

Quais são os serviços de marketing digital?

Primeiramente, é importante ressaltar que os serviços de marketing digital escolhidos vão depender das necessidades da marca.

Além disso, antes de mais nada, é importante fazer um plano de marketing digital para definir as estratégias e as metas da empresa.

A partir disso, com os objetivos e táticas, é o momento de escolher quais os serviços serão necessários para atingir tal propósito.

Portanto, confira os principais serviços de marketing digital disponíveis no mercado:

Inbound marketing

O inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Seu objetivo é fazer com que o cliente procure a empresa.

Além disso, outro fator importante deste serviço é fidelizar o cliente, fazendo com que ele se torne um agente divulgador da empresa.

O inbound marketing trabalha com 4 etapas:

  1. Atrair: aproximar a empresa do público-alvo e da persona através de conteúdos. A meta é fazer com que os visitantes se tornem clientes regulares da marca;
  2. Converter: fazer com que os visitantes se tornem leads, utilizando landing pages, call to action, e-mail marketing, entre outros;
  3. Vender: o foco aqui é fechar o negócio, ou seja, vender. Além disso, é importante fazer com que o consumidor seja frequente;
  4. Encantar: a jornada de compra é crucial durante todo o processo, fazendo com que o cliente se torne um promotor da empresa. Para isso, é necessário investir em conteúdos relevantes e uma boa comunicação.

Além das etapas, para que o inbound marketing funcione é importante definir algumas estratégias, como: estudo dos clientes, definição da persona da marca, estratégias de SEO, entre outras.

Utilizar ferramentas também ajudam a otimizar a estratégia. Estas ferramentas podem ser para conteúdos, automação e monitoramento.

Confira nosso texto completo sobre inbound marketing >>

Relacionamento com leads

Este serviço pode incluir algumas estratégias de inbound marketing. O relacionamento com os leads é crucial, seja para atrair clientes ou para nutrir durante toda a jornada de compra.

Os leads também podem ser acompanhados durante todo o funil de vendas, utilizando conteúdos para convencer essa pessoa a comprar.

Uma das maneiras de manter um relacionamento com os leads é através de e-mails marketing. Esta ferramenta pode ser utilizada para divulgar novos produtos, serviços, novidades da marca, entre outras coisas.

Se for bem pensado e segmentado, esta estratégia pode atrair, retomar e manter o contato com a base.

Além do e-mail marketing, o disparo de newsletter também é uma boa maneira de manter o relacionamento com a base de clientes.

Gestão de mídias pagas

Um dos sistemas mais importantes para algumas estratégias de marketing digital. Além disso, é um sistema que ajuda o cliente a ter mais confiança no processo, já que ele vai conseguir identificar o retorno do investimento feito.

Uma das ferramentas mais conhecidas de mídias pagas é o Google AdWords, que oferece uma série de possibilidades para um planejamento bem desenvolvido de marketing digital.

Através de anúncios nos mecanismos de busca, sites, aplicativos, redes sociais, entre outros, é possível segmentar a persona que irá receber o anúncio.

Gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais não é mais a simples postagem de conteúdos e sim de divulgar produtos e serviços da marca e se relacionar com os clientes.

Além disso, as próprias mídias sociais oferecem relatórios atualizados do público que precisam ser analisados por um profissional especializado. Estes relatórios fornecem dados que são importantes para ações futuras da empresa.

Por fim, a gestão de redes sociais ajuda a mostrar os valores e o posicionamento da marca, tanto no online quanto no offline.

LEIA TAMBÉM: Comunicação all line

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia pouco falada, mas pode ser muito eficaz. Seu foco é em engajar a persona e aumentar a base de clientes através de conteúdos relevantes.

Além disso, outro objetivo é gerar uma imagem positiva da marca, contribuindo para aumentar as vendas.

Se bem feito, o marketing de conteúdo possui uma série de benefícios, como:

  • Aumentar o tráfego do site;
  • Engajamento da marca;
  • Vendas;
  • Posicionamento diante do mercado;
  • Leads.

Produção de conteúdo

Em quase todas as estratégias mencionadas, o termo “produção de conteúdos” esteve presente. Assim, essa é uma tática fundamental para atingir as metas traçadas com o cliente.

Estes conteúdos vão envolver outros planos dentro do planejamento definido, como estratégias de SEO, por exemplo. 

A produção de conteúdo pode envolver: blog posts; vídeos; materiais ricos; e-books; artigos; entre outros.

Por que contratar serviços de marketing digital?

A internet está em constante mudança, por conta disso, há diversos tipos de estratégias disponíveis para fazer uma marca crescer no ambiente digital.

Assim, contratar um serviço de marketing digital é importante para definir quais as táticas fazem mais sentido para a realidade da empresa.

Além disso, pessoas que trabalham com serviços de marketing digital estão mais conectadas com as mudanças do mercado e com as transformações digitais. Dessa forma, estes profissionais são importantes para ter um foco mais realistas com os resultados.

Por fim, os serviços de marketing digital também podem ser focados em criar uma reputação digital para a marca, ou seja, torná-la uma autoridade no mercado em que ela atua.

Portanto, os serviços podem não ser necessariamente com o objetivo de vender, há outras metas importantes que podem ser trabalhadas.

Serviços de marketing digital benefícios

Contratar um serviço de marketing digital pode trazer uma série de benefícios para uma empresa. Obviamente, cada vantagem vai depender das metas, tamanho da empresa, mercado de atuação, entre outros fatores.

Além de resultados, estes serviços podem ajudar a otimizar o trabalho da equipe de marketing, podendo focar em outras coisas a partir de processos mais automatizados.

Por fim, confira outros benefícios dos serviços de marketing digital:

  • Reputação digital: através dos serviços de marketing, a marca passa a ter uma grande presença no ambiente digital. Assim, a empresa passa a ser uma autoridade naquele assunto, resolvendo os problemas dos usuários, se tornando uma referência e ganhando reputação digital.
  • Resultados a longa duração: cada resultado vai depender da meta traçada. Apesar disso, os serviços de marketing digital possuem resultados mais “previsíveis” e com possibilidade de ser em longo prazo. Este fator pode ser através de blogs, otimização de SEO, tráfegos orgânicos, entre outros.
  • Custo benefício: os diversos tipos de serviços oferecidos podem se encaixar em qualquer orçamento, independente do porte da empresa. Por conta disso, marcas com pouca verba de Google ADS e Facebook ADS, por exemplo. Além disso, métricas como o CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição) e ROI (retorno sobre investimento), serão melhores.

Serviços de agência ou consultoria marketing digital: qual escolher?

Antes de mais nada, é importante entender quais as diferenças entre o que faz uma agência e uma consultoria de marketing.

Uma agência de marketing é mais focada na parte operacional. Ou seja, a marca que contrata os serviços terá à disposição uma série de profissionais que vão seguir o cronograma de ações traçado.

Enquanto isso, uma consultoria vai focar no plano de marketing digital, ou seja, em uma parte mais estratégica do processo. Dessa forma, este serviço vai fazer uma análise completa de tudo que foi feito e traçar os melhores caminhos para a marca atingir bons resultados.

Portanto, qual serviço escolher vai depender do momento em que a empresa atravessa. Além disso, vale destacar que caso seja possível, ambos podem trabalhar juntos.

Como escolher prestadora de serviços de marketing digital?

Existem vários critérios que podem ser avaliados no momento de escolher um prestador de serviços de marketing digital. Em muitos casos, o principal motivo será financeiro.

No entanto, mesmo em empresas com pouca verba, ainda há alguns fatores que podem, e devem, ser pensados no momento da escolha. Confira:

  • Objetivo da marca: antes de pensar na prestadora de serviços de marketing digital, é importante olhar para a própria empresa. Ou seja, esta agência ou consultoria vai conseguir desenvolver as metas traçadas? A partir da resposta, a empresa vai entender suas necessidades e quem propõe as soluções.
  • Histórico da prestadora: além dos serviços oferecidos, é sempre necessário olhar para a reputação daquela prestadora. Para isso, avalie possíveis avaliações, ferramentas utilizadas, notícias na mídia, quantos serviços foram feitos e se está alinhada com novas tendências.
  • Análise da concorrência: concorrentes podem ter cases de sucesso com alguma prestadora de serviços que sua marca está pensando em contratar. Por conta disso, analise estes casos e outros clientes que já contrataram algum serviço.


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