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Web Analytics: acredite no poder do conteúdo orgânico

Tempo de leitura: 3 minutos

Enquanto muita gente tenta comprar tráfego e leads, existe um *atalho* interessante para ganhar reputação, visibilidade e vendas chamado conteúdo orgânico.
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Enquanto muita gente tenta comprar tráfego e leads, existe um *atalho* interessante para ganhar reputação, visibilidade e vendas chamado conteúdo orgânico. A produção de conteúdo está ancorada em 4 agrupamentos de mídias diferentes e todas podem contribuem para a geração de tráfego:

Owned media – ou mídia própria. Todo o conteúdo sob os seus domínios/ urls. Isso inclui – e não só! – blog posts, site, materiais para download, apresentações no slideshare, ebooks, press release e sala de imprensa, etc. Incluí também ações offline, como eventos, ações promocionais, games, vídeos, etc. Tudo é conteúdo.

Earned media – nada mais é do que a mídia “ganha” (diferente de mídia grátis!), ou seja, coberturas de imprensa, matérias e artigos publicados na imprensa (ou em blogs com grande relevância para o que estamos promovendo).

Paid media – paid é toda a mídia paga/ link patrocinado que deve ser COMBINADA com as demais mídias no momento certo (no início, no meio ou no fim – a regra e depende de cada estratégia) de uma campanha ou ação.

Social media – as redes sociais como conhecemos, mas com um detalhe: não se começa nada em social media que queiramos gerar vendas ou resultados sem ter antes uma âncora na nossa “mídia própria”.

SEO, tráfego orgânico e inbound PR.

Vemos surgir *especialistas* em todos estes agrupamentos de mídia. Mas temos um universo maior do que a hiper especialização para trabalhar: a integração das mídias. Inbound PR é a sacada digital de RP para a comunicação integrada.

É aprofundar a compreensão e a prática para saber lidar e integrar esses 4 agrupamentos de mídias. E, mais do que isso, é dominar a arte da geração de tráfego orgânico.

No dia a dia, nós, profissionais ou pequenas e médias empresas, não precisamos e nem temos capacidade de atender 10 mil clientes. Se nós tivermos mil nas nossas redes sociais que amplifiquem as nossas mensagens para 3 amigos de verdade, de forma natural, já temos aí um potencial bem grande de gerar negócios.

E se um destes amigos ou contatos for um jornalista, chegamos na mídia e alcançamos um público ainda maior.

A publicidade pode ser feita de diversas formas também, e há inclusive diversas alternativas à tradicional compra de publicidade ainda pouco exploradas: compras coletivas, programas de afiliados, programa de descontos para clientes que indicarem novos clientes…

Sim, fazer anúncios é importante mas é importante antes criar uma reputação, ter presença online, gerar conteúdos de qualidade (isso é o verdadeiro SEO), construir uma base de emails para amplificar a visibilidade. Com esse trabalho de casas em dia, não só vale a pena fazer publicidade como ela traz muito mais resultado.

O engajamento vale mais do que mil amigos nas redes sociais. E é relacionamento: não se constrói da noite para o dia.

Engajamento não se compra, se conquista.

Por estas e outras que eu acredito e vou trabalhar cada vez mais com o lado PR do inbound, com o tráfego orgânico de qualidade para qualquer tamanho de negócio.

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