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Campanha de Marketing

Tempo de leitura: 5 minutos

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Planejar, botar pra rodar e, principalmente, garantir bons resultados com uma campanha de marketing pode parecer muito complexo! Mas agora nós vamos descomplicar o mundo do marketing para que você entenda o que é uma campanha e como evitar erros comuns.

Além disso, você poderá entender como criar uma campanha de marketing digital do zero, de maneira prática e eficiente. Vamos lá?

O que é uma campanha de marketing

Se você assiste televisão ou tem acesso à internet, com certeza já foi impactado(a) por uma! Uma campanha de marketing nada mais é que um conjunto de estratégias e ações planejadas para promover algo, como um produto, serviço ou marca

O objetivo dessas campanhas é alcançar um grupo específico de pessoas e atingir metas de vendas, reconhecimento de marca ou engajamento. Porém, para criar uma campanha de marketing efetiva, é preciso ter cuidado para não cometer erros que podem colocar todo o seu investimento no lixo. Entre os erros mais comuns, podemos citar: 

  • Não planejar direito antes de começar.
  • Não segmentar corretamente o seu público-alvo.
  • Não acompanhar e analisar os resultados para ajustar a campanha, se necessário.
  • Ignorar a importância de adaptar a campanha para dispositivos móveis.
  • Não investir em técnicas de SEO e em conteúdo relevante para o seu público.

Qual é o aspecto mais importante ao otimizar uma campanha de marketing de busca?

Um dos pontos mais importantes para otimizar uma campanha de marketing de busca é entender a diferença entre busca paga e busca orgânica. A busca paga são os resultados patrocinados nos mecanismos de busca, onde os anunciantes pagam para exibir seus anúncios quando certas palavras-chave são pesquisadas. 

Já a busca orgânica, consiste nos resultados não patrocinados, baseados na relevância e qualidade do conteúdo do site. Embora seja crucial otimizar e acompanhar as campanhas de busca paga, devemos lembrar que a busca orgânica requer um trabalho contínuo de longo prazo. 

Isso envolve desde a criação e otimização de conteúdo, link building até o aprimoramento da autoridade do site, utilizando técnicas de SEO. Ou seja, ao otimizar uma campanha de marketing de busca, é necessário equilibrar entre a busca paga e orgânica para garantir o sucesso!

Quanto custa uma campanha de marketing?

O custo de uma campanha de marketing pode variar muito, na verdade! Dependendo de diversos fatores, incluindo o número de profissionais envolvidos, o tamanho da campanha, seu objetivo e o escopo das atividades necessárias. 

Com isso, é importante fazer uma análise detalhada em cada ponta da campanha para entender quanto será necessário investir. No Brasil, os preços médios para serviços de marketing digital variam bastante! Por exemplo, agências de marketing cobram entre R$1.500 e R$25.000/mês, em média, pelos serviços de SEO e gestão de tráfego.

No caso da criação de conteúdo, existem agências cobrando entre R$1.000 e R$5.000 para a criação de um único material, como uma logo ou peça gráfica. 

Lembrando que, nesse caso, é essencial levar em conta o investimento na contratação de redatores, designers, gestores de tráfego e outros profissionais. Assim como os custos associados à aquisição de mídia e ferramentas de análise de dados e gestão de campanhas.

Por fim,  a complexidade da campanha também influencia nos custos, já que campanhas maiores geralmente demandam mais recursos e, claro, um investimento maior.

Como criar uma campanha de marketing digital

Conforme vimos no início deste artigo, criar uma campanha de marketing digital eficaz envolve adotar uma abordagem ágil com um planejamento bem estruturado. E isso envolve desde a definição de metas claras e objetivas, identificação de métricas mensuráveis até estabelecimento de prazos realistas. 

A partir disso, é possível desdobrar o planejamento em planos de ação específicos. Esses planos de ação devem contemplar diferentes áreas de atuação, como SEO, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras. Para isso, você pode seguir estas etapas:

  • Planejamento: Defina seus objetivos, público-alvo e os canais que usará para alcançá-lo.
  • Execução: Utilize ferramentas como o Otimindex para entender a sua reputação digital e assim criar anúncios relevantes e impactantes.
  • Análise e otimização: Acompanhe os resultados da campanha e faça ajustes conforme necessário para melhorar o desempenho.

Para um planejamento mais detalhado e efetivo, o nosso template de plano de marketing ágil irá te ajudar, desdobrando-o em ações e campanhas específicas.

Lembrando que, durante a execução da campanha, é essencial manter a flexibilidade para realizar ajustes e adaptações com base nos resultados obtidos. É aquele famoso “trocar a roda com o carro em movimento”! 

Dessa forma, as chances de você e a sua empresa alcançarem resultados eficazes e impulsionar o sucesso da marca no mundo digital são enormes. 

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