Como se tornar um analista de SEO? Conheça cursos e salários [2023]

Tempo de leitura: 6 minutos

O analista de SEO vai pensar em todas as estratégias e táticas para gerar tráfego orgânico para um site. Entenda sua importância nas empresas.

Como se tornar um analista de SEO? Conheça cursos e salários [2023]

Gerar tráfego orgânico é uma das metas mais importantes para uma empresa. No entanto, para isso, é necessário ter estratégias e táticas bem definidas, é aí que o analista de SEO entra.

As otimizações de mecanismos de busca são objetivos mais baratos, apesar de necessitar de um certo tempo para que os resultados sejam vistos. 

No entanto, esses resultados são cruciais para qualquer empresa, gerando tráfego orgânico e possibilitando que os usuários andem pelo funil de vendas. 

Para isso, um analista de SEO é essencial. Mas qual seria seu papel dentro da empresa? Entenda:

O que faz um analista de SEO?

A principal atribuição de um analista de SEO é desenvolver uma estratégia e analisar os resultados de um plano voltado para conseguir tráfego orgânico. 

Para isso, também é necessário desenvolver um estudo e desenhar a persona da marca. Assim, o analista irá pesquisar palavras-chave para montar conteúdos que tenham relação com essa persona. 

Os objetivos são os mais variados, podendo ser otimização, geração de leads, entre outros. No entanto, em todos os casos, a principal meta é conseguir o melhor ranqueamento possível para os termos da marca.

Mas, é importante ressaltar que o trabalho de SEO também vai envolver a parte técnica do site, como sitemaps, arquitetura, entre outros fatores que podem prejudicar a página. 

Analista de SEO e copywriter: qual a diferença?

Antes de mais nada, é importante contextualizar o que é o copywriter

O copywriting é um conjunto de técnicas textuais para garantir que os textos sejam encontrados e que tenham um bom ranqueamento no Google. 

Algumas dessas técnicas são: título forte, linguagem simples e de fácil leitura, CTAs para ação, entre outras. 

Na teoria parece ser algo muito parecido com o SEO. No entanto, um analista de SEO vai pensar em toda a parte estratégica, como persona e escolha de palavras-chave, por exemplo.

Enquanto isso, o copywriting vai trabalhar para garantir que o texto seja encontrado pelos usuários e que tenha um bom ranqueamento no Google.

Qual a importância do analista de SEO em uma equipe de marketing?

O SEO é uma das estratégias mais importantes em um plano de marketing digital. Na maioria das vezes, essa estratégia estará no topo do funil de vendas

Assim, o SEO é o início da jornada de um usuário, sendo o primeiro contato da pessoa com a empresa. 

Portanto, o SEO é um dos responsáveis não só por gerar tráfego orgânico, mas em criar essa assimilação da pessoa com a marca, fazendo com que ela caminhe para as outras etapas do funil. 

Leia também: veja os benefícios do marketing orgânico para o seu negócio

Qual é o salário médio de um analista de SEO?

Para o cargo de analista de SEO, de acordo com o site do Vagas.com, o profissional vai começar ganhando por volta de $2.100,00 reais. Dessa forma, conforme for crescendo na empresa, esse valor pode chegar a $3.700,00. 

Dessa forma, a média salarial de um analista de SEO será de aproximadamente $2.650,00 reais. 

E quanto ganha um analista de SEO freelancer?

Os ganhos de um analista de SEO freelancer vai ser bastante variado. 

Os valores vão depender do tempo de trabalho, do que será feito pelo profissional, do tamanho da empresa, entre outros fatores. 

Dessa forma, os ganhos podem ser parecidos a um analista fixo, ou um pouco menor se for um trabalho mais rápido. 

Níveis de um analista de SEO

Os analistas de SEO são divididos em 3 níveis: Júnior, Pleno e Sênior. 

Entenda as atribuições de cada nível. 

Analista de SEO júnior

Começando pelo analista de SEO júnior, a pessoa será a responsável por toda a parte operacional da estratégia. 

Assim, ele poderá fazer pesquisas de palavras-chave, briefings de conteúdo, algumas otimizações e ajustes. 

Analista de SEO pleno

O analista de SEO pleno já possui mais responsabilidades do que o júnior. Dessa forma, a pessoa vai estar por trás e comandar todas as estratégias desenhadas. 

Além disso, um analista pleno também pode participar da parte operacional das táticas traçadas, como na escolha de palavras-chave e otimizações, por exemplo. 

Analista de SEO sênior

Enquanto isso, um analista de SEO sênior será o responsável por toda a gestão das otimizações da empresa. 

Assim, ele vai comandar as atividades de SEO On Page, Off Page, Técnico e toda a análise de métricas para entender os pontos positivos e a melhorar na estratégia. 

Além disso, será o responsável por comandar e desenhar todas as táticas de SEO da empresa, baseando-se nos dados que foram coletados. 

Quais as habilidades desejáveis para ser um analista de SEO?

Existem algumas habilidades que são obrigatórias para qualquer profissional de SEO, como conhecer o sistema On Page, Off Page e saber como fazer uma pesquisa de palavras-chave. 

No entanto, existem outras habilidades que também fazem com que esse profissional consiga se destacar. Confira alguma delas: 

Como se tornar um analista de SEO?

O melhor modo de se tornar um analista de SEO é fazendo um curso de SEO

Há diversas opções disponíveis no mercado, dos mais básicos, até os mais avançados. Dessa forma, o futuro profissional aprenderá na prática como aplicar todos os métodos necessários. 

Além disso, em alguns cursos de Jornalismo, há uma introdução de técnicas básicas de SEO, mas todas voltadas para o universo da graduação. Portanto, quem quiser se aprofundar mais, é importante começar em um curso básico de SEO, como o disponível no Otimifica Learning (a plataforma de ensino com diversos cursos na área de marketing da Otimifica), por exemplo.

Curso de SEO básico para futuros profissionais

O Curso de SEO básico do Learning vai reunir todas as boas práticas para as otimizações dos mecanismos de busca. 

Assim, os alunos irão aprender como colocar os conteúdos no topo do ranqueamento do Google. A meta é conseguir gerar autoridade digital para o site, gerar tráfego e muito mais. 

Para se inscrever no Curso de SEO você pode acessar o site do Otimifica Learning e selecionar o que você deseja. Além disso, você pode entrar diretamente na página do Curso de SEO e fazer a sua inscrição completa e liberar o acesso.


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