CTA, ou call to action, é uma estratégia de marketing visando estimular um lead a acessar outros conteúdos da marca.
Estas chamadas podem ser do tipo visual ou textual, no entanto, o mais importante é gerar novos leads e promover ofertas, produtos ou serviços da empresa.
Portanto, confira o que é call to action, para que serve, seus benefícios, entre outros.
O que significa call to action (CTA)?
O call to action, traduzindo literalmente, significa “chamada para uma ação”. Ou seja, o CTA vai servir como um incentivo para que uma pessoa passe para a próxima fase do funil de vendas.
Assim, esta chamada deve ser simples, mas ao mesmo tempo atrativa, mostrando o valor do que a marca deseja revelar para o cliente. O call to action pode ser um link para outro blog post, uma oferta, produto ou serviço, uma landing page, entre outros conteúdos.
Call to action: para que serve?
A principal função do call to action é fazer com que o lead passe para a próxima fase do funil de vendas ou uma ação que você quer que seu visitante faça.
Por conta disso, o CTA não deve ser pensado de forma aleatória, deve-se analisar o estágio do funil que a pessoa está.
Por fim, o call to action é um processo muito importante para qualquer empresa, podendo aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, de vendas da marca.
3 benefícios de um bom CTA
Os benefícios do call to action vão variar de acordo com as metas da empresa, onde o CTA é colocado e quais os conteúdos.
No entanto, o principal benefício de qualquer CTA é fazer com que os visitantes naveguem pelo site da marca por mais tempo. Dessa forma, a chance de um lead qualificado, ou uma venda, aumentar.
Confira outros aspectos positivos do call to action:
- Direciona o público: Com base nos conteúdos que são adicionados ao CTA, é possível conduzir o público as necessidades da empresa, esclarecendo dúvidas e aumentando as chances de uma venda;
- Facilita a decisão do visitante: Diferente de outros tipos de chamadas, o call to action é algo mais simples, facilitando a leitura, interpretação e a jornada do cliente;
- Aumenta o público: Com uma estratégia de CTA voltada para novas conversões, a empresa pode aumentar substancialmente seus números de vendas, já que o cliente vai ser conduzido para conteúdos de seu interesse.
Tipos de call to action: onde usar o CTA?
O call to action pode ser usado em diversos locais, desde a home do site, até em posts feitos nas redes sociais de uma marca.
No entanto, cada um deve ser pensado de acordo com o contexto, persona da empresa, etapa do funil de vendas, jornada de compra, e outros fatores.
Portanto, agora, confira onde é possível colocar um call to action:
- Home do site: É importante ter um call to action na home pois se a pessoa chegou lá, ela pode ter algum interesse no que a marca oferece, portanto, coloque um CTA levando para o produto ou serviço da empresa;
- Blog post: Call to action nos blog posts são os mais conhecidos, já que a meta é gerar o máximo de visitantes possível no site, ou seja, topo de funil. No entanto, o CTA em blogs deve se adequar a cada etapa do funil de vendas, visando fazer a pessoa passar para a próxima fase. Dessa forma, o CTA pode ser posicionado ao longo do texto ou no final, com um call to action mais chamativo;
- E-mail marketing: Os CTAs em e-mails marketing geralmente são mais bem preparados e chamativos. O principal objetivo é entender o quão interessado o lead está em comprar;
- Redes sociais: As mídias sociais geralmente são os locais onde a empresa se relaciona com sua persona. Por conta disso, as pessoas são mais acessíveis a acessar o CTA se bem posicionado em um post de redes sociais;
- Materiais ricos: Um call to action inserido em um material rico precisa estar dentro dos objetivos da empresa, além de ser estrategicamente posicionado.
Como escrever um call to action que converta?
Existem diversas maneiras de escrever um CTA. No entanto, é importante que a pessoa se interesse e clique nele.
Para isso, a chamada precisa ser visível para o visitante do site. Para isso, existem algumas maneiras de chamar a atenção, confira:
- Insira imagens: Normalmente as imagens chamam atenção. Assim, ao colocar um CTA em uma imagem, aumenta a chance de o lead clicar. No entanto, é importante tomar cuidado com o tamanho e que ela não seja invasiva ao que o visitante está fazendo;
- Altere o tamanho do texto ou conteúdo: Mudar o tamanho para um CTA também é crucial, já que esta alteração vai chamar a atenção de quem está lendo ou navegando.
- Indique o CTA com uma seta ou negrito: Uma seta, negrito ou algo que indique para o call to action vai naturalmente chamar a atenção, aumentando as chances da conversão.
- Pense na persona da marca: O CTA pode ser o mais chamativo possível, mas se ele não for feito de acordo com a persona da empresa, vai ser muito mais difícil fazer ele converter. Portanto, pense em conteúdos que sejam do interesse da persona.
Call to action: exemplos dos melhores CTAs para inspirar
Usando o caso da Otimifica como exemplo, o nosso site possui alguns exemplos diferentes de call to action:
CTA direto: <br
Criando urgência:
Criando urgência:
Sentimento de necessidade:
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3 dicas para criar um botão de call to action chamativo
Muitas vezes a diferença entre um CTA de sucesso e um que não funcione é um detalhe mínimo, portanto é importante ficar atento a eles.
Confira algumas dicas de como fazer um call to action mais chamativo:
1 – Seja direto
Muitas pessoas acreditam que um CTA precisa ser misterioso, ou levantar grandes dúvidas do visitante.
Em alguns casos, a curiosidade realmente funciona, no entanto, também é preciso indicar o que espera pela pessoa no caso de um clique.
Por conta disso, você pode usar um “recebe aqui”, “faça seu cadastro”, “se inscreva”, entre outros.
2 – Crie um sentimento de urgência
É importante mostrar para a pessoa que aquela ação será imediata. O sentimento de urgência costuma funcionar em call to action.
Essa urgência pode ser criada com uma frase de ação, como “compre/faça agora”, ou com uma demarcação de tempo, como “aproveite”, “só hoje”.
3 – Use números e recursos visuais
Como mencionado anteriormente, imagens, na maioria das vezes, atrai a atenção do visitante.
Além delas, podem ser usados gifs e outros recursos visuais que causem um impacto no conteúdo.
Números também podem ser chamativos, como em promoções e descontos, ou alertando sobre uma limitação de vagas, por exemplo.
Como analisar os resultados dos CTAs?
A principal métrica para analisar os resultados de um call to action é o CTR (Click-through Rate, traduzido como Taxa de Clique).
Existem diversas ferramentas que ajudam a fazer esta análise, mas a melhor delas é o Google Analytics. Ele vai mostrar todos os dados do CTA, apontando possíveis mudanças de estratégias para a empresa.
Ao ter que realizar uma mudança nos CTAs, é crucial analisar o CTR. Além disso, você pode fazer testes A/B, para entender o que funciona para os objetivos da marca.
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