O que significa call to action? Confira 4 exemplos para utilizar (2022)

Tempo de leitura: 6 minutos

Desenvolver conteúdo completo sobre call to action, tirando as principais dúvidas no Google sobre o assunto.

CTA, ou call to action, é uma estratégia de marketing visando estimular um lead a acessar outros conteúdos da marca. 

Estas chamadas podem ser do tipo visual ou textual, no entanto, o mais importante é gerar novos leads e promover ofertas, produtos ou serviços da empresa. 

Portanto, confira o que é call to action, para que serve, seus benefícios, entre outros.

O que significa call to action (CTA)?

O call to action, traduzindo literalmente, significa “chamada para uma ação”. Ou seja, o CTA vai servir como um incentivo para que uma pessoa passe para a próxima fase do funil de vendas

Assim, esta chamada deve ser simples, mas ao mesmo tempo atrativa, mostrando o valor do que a marca deseja revelar para o cliente. O call to action pode ser um link para outro blog post, uma oferta, produto ou serviço, uma landing page, entre outros conteúdos.

Call to action: para que serve?

A principal função do call to action é fazer com que o lead passe para a próxima fase do funil de vendas ou uma ação que você quer que seu visitante faça.

Por conta disso, o CTA não deve ser pensado de forma aleatória, deve-se analisar o estágio do funil que a pessoa está. 

Por fim, o call to action é um processo muito importante para qualquer empresa, podendo aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, de vendas da marca. 

3 benefícios de um bom CTA

Os benefícios do call to action vão variar de acordo com as metas da empresa, onde o CTA é colocado e quais os conteúdos. 

No entanto, o principal benefício de qualquer CTA é fazer com que os visitantes naveguem pelo site da marca por mais tempo. Dessa forma, a chance de um lead qualificado, ou uma venda, aumentar.

Confira outros aspectos positivos do call to action: 

  • Direciona o público: Com base nos conteúdos que são adicionados ao CTA, é possível conduzir o público as necessidades da empresa, esclarecendo dúvidas e aumentando as chances de uma venda; 
  • Facilita a decisão do visitante: Diferente de outros tipos de chamadas, o call to action é algo mais simples, facilitando a leitura, interpretação e a jornada do cliente;
  • Aumenta o público: Com uma estratégia de CTA voltada para novas conversões, a empresa pode aumentar substancialmente seus números de vendas, já que o cliente vai ser conduzido para conteúdos de seu interesse. 

Tipos de call to action: onde usar o CTA?

O call to action pode ser usado em diversos locais, desde a home do site, até em posts feitos nas redes sociais de uma marca. 

No entanto, cada um deve ser pensado de acordo com o contexto, persona da empresa, etapa do funil de vendas, jornada de compra, e outros fatores.

Portanto, agora, confira onde é possível colocar um call to action: 

  • Home do site: É importante ter um call to action na home pois se a pessoa chegou lá, ela pode ter algum interesse no que a marca oferece, portanto, coloque um CTA levando para o produto ou serviço da empresa;
  • Blog post: Call to action nos blog posts são os mais conhecidos, já que a meta é gerar o máximo de visitantes possível no site, ou seja, topo de funil. No entanto, o CTA em blogs deve se adequar a cada etapa do funil de vendas, visando fazer a pessoa passar para a próxima fase. Dessa forma, o CTA pode ser posicionado ao longo do texto ou no final, com um call to action mais chamativo;
  • E-mail marketing: Os CTAs em e-mails marketing geralmente são mais bem preparados e chamativos. O principal objetivo é entender o quão interessado o lead está em comprar;
  • Redes sociais: As mídias sociais geralmente são os locais onde a empresa se relaciona com sua persona. Por conta disso, as pessoas são mais acessíveis a acessar o CTA se bem posicionado em um post de redes sociais;
  • Materiais ricos: Um call to action inserido em um material rico precisa estar dentro dos objetivos da empresa, além de ser estrategicamente posicionado.

Exemplo-call-to-action

Como escrever um call to action que converta?

Existem diversas maneiras de escrever um CTA. No entanto, é importante que a pessoa se interesse e clique nele.

Para isso, a chamada precisa ser visível para o visitante do site. Para isso, existem algumas maneiras de chamar a atenção, confira: 

  • Insira imagens: Normalmente as imagens chamam atenção. Assim, ao colocar um CTA em uma imagem, aumenta a chance de o lead clicar. No entanto, é importante tomar cuidado com o tamanho e que ela não seja invasiva ao que o visitante está fazendo;
  • Altere o tamanho do texto ou conteúdo: Mudar o tamanho para um CTA também é crucial, já que esta alteração vai chamar a atenção de quem está lendo ou navegando. 
  • Indique o CTA com uma seta ou negrito: Uma seta, negrito ou algo que indique para o call to action vai naturalmente chamar a atenção, aumentando as chances da conversão.
  • Pense na persona da marca: O CTA pode ser o mais chamativo possível, mas se ele não for feito de acordo com a persona da empresa, vai ser muito mais difícil fazer ele converter. Portanto, pense em conteúdos que sejam do interesse da persona. 

Call to action: exemplos dos melhores CTAs para inspirar

Usando o caso da Otimifica como exemplo, o nosso site possui alguns exemplos diferentes de call to action:

CTA direto: <br

Criando urgência:

Sentimento de necessidade:

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Sem esconder o que o visitante verá:

3 dicas para criar um botão de call to action chamativo

Muitas vezes a diferença entre um CTA de sucesso e um que não funcione é um detalhe mínimo, portanto é importante ficar atento a eles. 

Confira algumas dicas de como fazer um call to action mais chamativo:

1 – Seja direto 

Muitas pessoas acreditam que um CTA precisa ser misterioso, ou levantar grandes dúvidas do visitante. 

Em alguns casos, a curiosidade realmente funciona, no entanto, também é preciso indicar o que espera pela pessoa no caso de um clique. 

Por conta disso, você pode usar um “recebe aqui”, “faça seu cadastro”, “se inscreva”, entre outros. 

2 – Crie um sentimento de urgência

É importante mostrar para a pessoa que aquela ação será imediata. O sentimento de urgência costuma funcionar em call to action. 

Essa urgência pode ser criada com uma frase de ação, como “compre/faça agora”, ou com uma demarcação de tempo, como “aproveite”, “só hoje”. 

3 – Use números e recursos visuais

Como mencionado anteriormente, imagens, na maioria das vezes, atrai a atenção do visitante. 

Além delas, podem ser usados gifs e outros recursos visuais que causem um impacto no conteúdo. 

Números também podem ser chamativos, como em promoções e descontos, ou alertando sobre uma limitação de vagas, por exemplo. 

Como analisar os resultados dos CTAs?

A principal métrica para analisar os resultados de um call to action é o CTR (Click-through Rate, traduzido como Taxa de Clique).

Existem diversas ferramentas que ajudam a fazer esta análise, mas a melhor delas é o Google Analytics. Ele vai mostrar todos os dados do CTA, apontando possíveis mudanças de estratégias para a empresa. 

Ao ter que realizar uma mudança nos CTAs, é crucial analisar o CTR. Além disso, você pode fazer testes A/B, para entender o que funciona para os objetivos da marca.




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