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Blog post: o que é, seus benefícios e sua estrutura

Tempo de leitura: 9 minutos

O blog post é uma das estratégias mais “simples” e rentáveis do marketing digital, podendo trazer resultados importantes para qualquer empresa que queira crescer no Google.
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O blog post é uma das estratégias mais “simples” e rentáveis do marketing digital. Especialmente para empresas de pequenos e médios portes, pode ser um passo importante para conseguir novas oportunidades de negócios e crescer no mercado de atuação. Normalmente, essa tática é barata, tendo custos apenas para um redator para a pesquisa de palavras-chave e criar os conteúdos que serão postados. Assim, aliar bons conteúdos no blog post com estratégias bem desenvolvidas de SEO, essa tática pode definir os futuros e atingir várias metas traçadas em um planejamento de marketing. Portanto, confira os principais pontos do blog post, entenda sua importância e algumas dicas para escrever.

O que é blog post?

O blog post é uma ferramenta utilizada no marketing digital que pode trazer uma série de benefícios para qualquer empresa. Um dos maiores potenciais do blog post é que ele contribui para que a empresa ganhe reputação digital. Além disso, ajuda a colocar a marca no topo dos mecanismos de busca, gerando mais leads e vendas. No entanto, apesar de ser uma estratégia relativamente “simples”, é necessário, além de planejamento, que os conteúdos sejam de qualidade. Assim, as pessoas vão conseguir encontrar os textos nas páginas de busca do Google. Por fim, o blog post é uma das estratégias mais importantes do inbound marketing, sendo uma das ferramentas utilizadas para atrair novas conversões.

Blog post: qual a importância?

Um dos fatores mais importantes do blog post é o seu baixo custo. Dessa forma, ele pode ser parte estratégica de qualquer empresa, sem importar o porte dela. Algumas plataformas, como o WordPress, são gratuitas e intuitivas, ajudando a colocar o blog em prática. Assim, o único gasto, caso a própria empresa não produza os conteúdos, será com pessoas para escrever o que será publicado. Além disso, o blog post é importante pois com ele é possível estabelecer uma relação com a persona, a aproximando do negócio da marca sem a necessidade de anúncios. Por fim, com o blog post a empresa pode divulgar novos produtos ou serviços, tendências do mercado e se tornar uma autoridade no assunto em que atua.

Blog post e SEO: qual a relação?

Blog post e SEO estão intrinsecamente conectados, já que um ajuda a fazer o outro funcionar e acelerar os resultados para a empresa. Assim o SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de técnicas e estratégias visando colocar o conteúdo no topo dos buscadores do Google. No entanto, vale destacar que o SEO não se trata apenas de definir as palavras-chave, e sim ter um conteúdo de qualidade e que responda às necessidades da persona também é importante. Além disso, é crucial manter os conteúdos sempre atualizados e otimizados, ter títulos claros e objetivos, utilizar links internos e externos, entre outras estratégias. Por fim, o SEO é o que vai permitir que um conteúdo de qualidade seja visto por todos os possíveis clientes da empresa.

Benefícios de investir em blog post

Como mencionado anteriormente, o blog post é uma parte muito importante de qualquer estratégia de marketing digital. Assim, se a tática for bem realizada, ele traz uma série de benefícios para a marca, podendo destacar um produto ou serviço da empresa para a persona. Além disso, é possível tratar de temas relacionados ao mercado de atuação, explicando alguns assuntos e ganhando autoridade em relação aos concorrentes. Por fim, o blog é importante para informar o público das principais soluções que a marca oferece, e qual se encaixa melhor nas dores da persona. Agora, confira outros benefícios do blog post:
  • Rankeamento no Google: Junto com estratégias de SEO, sua marca pode ser indexada nas primeiras páginas dos mecanismos de busca do Google, aumentando as chances de mais links para o site e gerando mais tráfego.
  • Reputação digital: Com conteúdos de qualidade, a empresa passa a ser uma autoridade no assunto, ganhando mais credibilidade como uma possível solução para o problema dos clientes.
  • Aumento de leads e vendas: Ao ganhar autoridade no mercado em que atua, a marca consegue gerar mais clientes para o funil de vendas. Assim, mesmo se a pessoa não realizar uma compra no primeiro momento, ela vai acompanhar a empresa, mantendo contato com a marca e podendo fazer alguma compra posteriormente.
  • Aumento do ROI: Geralmente, um blog post não necessita de um grande investimento. Por conta disso, caso as metas sejam atingidas, o retorno sobre investimento (ROI) da marca com o blog será maior em relação a outras estratégias.

Como escolher as temáticas para blog post?

Apesar de ter uma série de benefícios, os conteúdos de um blog post, como qualquer estratégia de marketing, precisam ser planejados. Não apenas as palavras-chave, mas os temas e como eles serão desenvolvidos a abordados precisam ser pensados e analisados com antecedência. Portanto, separamos algumas dicas importantes para o momento de escolher a temática para o seu blog post. Confira:

Defina o público-alvo e a persona da marca

O público-alvo já é um passo importante para definir os passos de um blog post. No entanto, definir a persona, um cliente ideal usando dados e pesquisas mais aprofundadas, vai direcionar ainda mais as estratégias de marketing. No caso de um negócio já em andamento, o ideal é fazer pesquisas com os clientes e entender as suas principais preferências para conteúdos.

Entenda as dores da persona

Depois de definir a persona da marca, é o momento de entender quais as suas dores e preferências, adaptando as temáticas do blog post para o desejo da persona. Além disso, é importante que não só o conteúdo, mas também a linguagem da empresa, estejam alinhados com a persona. Para este processo, uma ferramenta, como o Google Trends, pode ajudar a entender o que as personas estão pesquisando.

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Entendendo as dores da persona, é o momento de definir quais palavras-chave vão ajudar a resolver os problemas dos possíveis clientes. Para isso, além de analisar as redes sociais, comentários em posts e a concorrência, existem algumas ferramentas, como o Keyword Planner, que ajudam a planejar os termos que serão utilizados.

Utilize ferramentas de SEO

A palavra-chave é apenas uma etapa das estratégias de SEO. Por conta disso, é importante utilizar ferramentas que vão ajudar a marca a aparecer nos primeiros lugares nos mecanismos de busca do Google. Algumas ferramentas são: Google Search Console; Google Analytics, AHRefs, entre outras.

Priorize conteúdos de qualidade

Óbvio que produzir um número grande de conteúdos é importante, mas antes disso, o mais importante é que ele seja de qualidade. Assim, priorize temas que respondam às dores da persona, podendo atrair tráfego orgânico e vendas.

Blog post estrutura

Para que o blog post consiga chegar nos primeiros lugares dos mecanismos de busca do Google, é crucial seguir alguns processos. Dessa forma, o Google vai entender o seu conteúdo como algo relevante e que responda às perguntas do usuário. Confira alguns processos importantes:
  • Título: no máximo com 41 caracteres;
  • Subtítulos: o texto deve ter um subtítulo, contendo a palavra-chave, a cada 300 palavras no texto;
  • Utilização de links internos e externos;
  • Definir estruturas do SEO: título SEO, meta description e slug;
  • Definir imagem com alt text;
  • CTA (Call to Action): levar o usuário para outros conteúdos da empresa;
  • Otimização do texto.

6 dicas para escrever blog post otimizado

O blog post pode seguir algumas estruturas para conseguirem render mais, tanto nos mecanismos de busca, quanto em tráfego e vendas. Confira algumas dicas para ter um conteúdo otimizado em seu blog:

1. Estruture a sua casa própria na internet – ou seja, o seu website

O site precisa ser desenvolvido por um profissional qualificado, que construa-o com uma estrutura de qualidade e segurança, além de atrativa aos olhos do visitante. Segundo o site Yoast, especializado em SEO on e off the page, os quatro fatores abaixo são essenciais para a construir uma boa estratégia de SEO para o seu site:
  • Boa experiência fornecida ao usuário – UX (User Experience);
  • Technical SEO;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Segurança do website.

2. Pense na estrutura do seu texto

Não é apenas o visitante do seu site que lê os conteúdos que você anda produzindo – o Google também está lendo tudo. Um texto bem escrito e com parágrafos estruturados  também ajuda a otimizar o seu site. Pense na estrutura do seu artigo: Introdução, contextualizando o leitor sobre o tema que será desenvolvido ao longo da leitura. Corpo do texto, que conterá o desenvolvimento da sua ideia e da mensagem que deseja passar. Conclusão, que deverá resumir as ideias mais importantes do seu texto ou sugerir uma nova ideia.

3. Crie um conteúdo original

O conteúdo que você desenvolver deve ser algo que as pessoas querem ler e vão gostar de consumir. Melhor ainda quando você consegue entregar esse conteúdo de uma forma original, só sua, diferente dos demais disponíveis na internet. É bastante provável que já existam conteúdos na internet sobre o tema que você vai desenvolver em seus artigos. Mas manter a originalidade dos seus textos, a autoria, é essencial para uma estratégia de SEO – aliás, é o primeiro pilar para otimização de conteúdos.

4. Crie um texto de fácil leitura

Seu artigo deve ser fácil de ler. Esse é outro fator essencial para SEO, pois é importante para que a sua audiência compreenda a mensagem que você deseja passar. Depois de produzir um conteúdo original, revise o texto e faça ajustes na estrutura para facilitar a leitura – parágrafos estruturados, não muito extensos, boa escrita e ideias claras definem um bom artigo. SEO deve ser uma estratégia de longo prazo, e exige dedicação. Comece com a produção de conteúdo próprio, de qualidade e que interesse o seu público, pois essa é a parte mais importante.

5. Utilize links internos e externos

Uma boa prática de SEO é a utilização de links internos (aqueles que apontam de uma página do seu site) e externos (aqueles que apontam para páginas de terceiros). No caso dos internos, sua utilidade é conduzir os usuários para outros conteúdos da marca. Além de gerar tráfego para o site, a importância é fazer com que os visitantes entendam os produtos ou serviços e complementam outras informações. No entanto, é crucial utilizar links que sejam relacionados com o assunto e que não contenham nenhum tipo de erro. Links ruins são mais interpretados pelo Google, não colocando o conteúdo no topo dos mecanismos de busca. Enquanto isso, os links externos são cruciais para otimizar o blog post, criando credibilidade para sua marca e criando possíveis parcerias para a empresa.

6. Cuidado com a URL, títulos e subtítulos

Ter um bom título é uma etapa crucial para ter um conteúdo atrativo. No entanto, é preciso ter cuidado. Além dele ser atrativo, ele não pode ser muito grande e ultrapassar os limites de caracteres do Google. O título (H1) deve conter informações do que será apresentado no texto de forma direta e resumida. Além disso, é importante dividir o texto em subtítulos (H2, H3, H4…), processo que auxilia na leitura do conteúdo e no SEO. Por fim, a URL não deve conter símbolos que possam parecer estranhos para o escaneamento do Google. Assim, ele deve conter apenas letras, de preferência, com a palavra-chave do conteúdo.
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