Data driven marketing: aprenda com os dados a gerar leads qualificados

Tempo de leitura: 10 minutos

Com as constantes evoluções do marketing nada melhor do que estratégias que focam na jornada do cliente e experiência do usuário como o data driven marketing.

Esse método consiste em criar um planejamento de marketing a partir dos dados e análises para orientar as tomadas de decisões.

Nesse sentido, o mundo corporativo, e até empreendedores que estão começando, criam suas estratégias através de métricas que impulsionam os negócios.

Quer saber o que é e como aplicar o data marketing driven na sua empresa? Continue lendo o artigo que vou te contar tudo sobre o tema. Vamos? 

O que é uma cultura data driven?

Antes de mais nada, o data driven é uma abordagem baseada em dados. O método orienta as decisões de CEOs e gestores a partir de informações precisas e já coletadas. 

Ou seja, anterior a ações que impactam diretamente os negócios, existe um estudo e planejamento por meio das métricas. 

São ferramentas que permitem compreender melhor o comportamento do consumidor. Além disso, identificar tendências e oportunidades, e criar campanhas mais personalizadas e relevantes.

E o que significa data driven marketing?

O data driven marketing coleta os dados dos clientes a partir de uma interação mínima, por meio de diversas ferramentas disponíveis no meio digital.

Dessa forma, o conjunto de práticas melhora a experiência do cliente e também traz uma visão mais clara do ROI investido no projeto.

Como resultado, o desempenho de diversos canais de marketing e o retorno sobre  investimento aumentam.

Qual a diferença entre o marketing tradicional e o marketing data driven?

O marketing tradicional é orientado pela intuição e conhecimento geral do mercado. Por outro lado, o data driven marketing tem como base a utilização de dados em todas as etapas do processo de tomada de decisão.

Enquanto o tradicional depende muitas vezes de resultados subjetivos e difíceis de mensurar, o data é orientado por métricas objetivas e mensuráveis

E apesar da diferença e impactos positivos do data driven marketing para o negócio, o marketing tradicional ainda é muito utilizado. 

Por que ser uma empresa com data driven marketing?

Uma empresa consegue tomar melhor as decisões quando é orientada pelos dados. Assim é possível mensurar o que está dando certo ou errado e fazer os ajustes necessários. 

Nesse sentido, podemos citar os softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). 

Os CRMs são tidos como o ponto de partida do data driven marketing. Essas ferramentas permitiram com que as empresas direcionem estratégias personalizadas para o consumidor em todas as etapas do funil de vendas

4 benefícios da cultura data driven para o marketing

Já deu para perceber como a cultura do data driven marketing impacta positivamente as empresas né? 

O data driven orienta as decisões e estratégias a partir de dados reais. Quando o cliente entra em contato com a marca e a empresa precisa dessas informações para criar campanhas personalizadas e fidelizá-lo. 

Essa cultura, assim como as ferramentas de CRM e outras de análise trazem resultados bastante positivos para qualquer negócio.

Confira agora alguns benefícios do uso do data driven marketing para o seu negócio: 

Planejando os conteúdos

Uma boa estratégia de Inbound Marketing e SEO traz um planejamento de conteúdo estratégico e o data driven possibilita essa abordagem. 

Aqui na Otimifica, por exemplo, todos os nossos processos e o próprio método InboundPR são baseados em KPIs bem estabelecidas. 

Nos apoiamos em dados concretos do mercado, de mecanismos de pesquisa,  para assim criar estratégias que trazem maior reputação digital e audiência para os nossos clientes. 

Melhora desempenho das campanhas

O data driven marketing permite escolher a persona da marca de maneira mais assertiva, assim como personalizar campanhas e mensagens. 

Tudo a partir de dados de pessoas que se interessaram pelo seu negócio, seja no topo, meio ou fundo do funil. 

Reduz custos

Se sua empresa sabe qual setor e campanha está dando certo, ela provavelmente vai elaborar campanhas seguindo esse caminho. 

Isso faz com que o dinheiro seja bem investido e direcionado para decisões de marketing mais eficientes e estratégicas.

Aumenta o ROI

Reduzindo os custos, logo o ROI torna-se bem satisfatório para as empresas. 

A análise de dados permite acompanhar também o dinheiro investido em cada setor. Assim como otimizar campanhas, verificar o quanto foi gasto e teve retorno em cada uma delas. 

Ajuda a fidelizar os clientes

Segundo pesquisa da Zendesk, 96% dos consumidores se tornam clientes fiéis à marca a partir do atendimento. 

O relatório ainda traz que empresas que oferecem melhor experiência ao cliente conseguem um desempenho financeiro 44% maior que empresas concorrentes.

Ferramentas de CRM ou outras como Google Analytics e Google Search Console trazem isso.  

A cultura data driven marketing permite essa fidelização a partir dos dados dos clientes, claro que tudo de acordo com a LGPD. 

Como implantar o marketing data driven?

Implantar uma cultura data driven marketing em uma empresa pode ser desafiador, mas é fundamental para tomada de decisões mais precisas. 

Aqui estão algumas dicas para implantar o data driven marketing no seu negócio: 

Definindo objetivos e KPIs

Antes da análise e coleta de dados vem a definição dos objetivos e os indicadores KPI. 

Dessa forma, o planejamento e saber quais são essas métricas é o norte para qualquer análise e tomada de decisão. 

Outras fontes de dados e a definição da persona

Além das KPIs, outras fontes de dados podem ser relevantes para a empresa como: dados internos, mercado e concorrentes. 

Nesse sentido, os dados coletados também são importantes para a criação da persona a partir dessas informações. 

Cultura do time

A cultura do data driven marketing precisa estar no dia a dia das equipes. Os dados como norteadores de decisão trazem um negócio mais sólido. 

Profissionais que antes de tomarem qualquer decisão, levam em consideração as informações disponíveis do negócio. Do mesmo modo com o contexto atual do empreendimento. 

Invista em tecnologia

Nada melhor do que a tecnologia para criar a cultura data driven na empresa. 

Ferramentas que permitem a análise de dados que vão impactar profundamente o negócio.  

Data driven e analytics driven: qual é a diferença?

Tanto o data driven, quanto o analytics driven envolvem o uso de dados para tomar decisões, mas há uma diferença sutil entre eles.

O data driven se refere a tomar decisões com base em dados brutos e objetivos.

Já a abordagem analytics driven, interpreta e analisa dados antes de tomar decisões.

5 ferramentas para um marketing data driven

Existem várias ferramentas que ajudam em uma estratégia de data drive marketing. 

Elas impactam diretamente no planejamento de conteúdo, assim como o monitoramento e resultados do ROI investido em cada área. 

Confira algumas ferramentas para utilizar na sua empresa que vão fornecer dados e informações valiosas:

Google Analytics

Ferramenta gratuita do google que permite o rastreamento do tráfego do site e a análise do comportamento dos usuários.

Google Search Console 

Outra plataforma do maior mecanismo de busca do mundo. O GSC ajuda a melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google e garante que ele esteja funcionando corretamente.

CRM 

Ferramentas de automação de marketing que oferecem recursos de gerenciamento de leads, e-mail marketing e análise de desempenho.

Exemplos: HubSpot, RD Station, Sales Sforce, Pipedrive e Agendor

Mecanismos de pesquisa SEO

Plataformas de SEO e marketing de busca que fornece análises detalhadas de palavras-chave, backlinks e concorrência.

Exemplos: SEMrush, AhRefs e Moz

Chat GPT e ferramentas de inteligência artificial

O Chat GPT é uma inteligência artificial que pode ajudar e muito no data driven marketing. 

A plataforma é capaz de processar grandes quantidades de dados e fornecer insights precisos e relevantes com base em análises de dados complexas.

Além de ser possível analisar mídias sociais, e-mails e blogs, a plataforma permite ajudar a identificar tendências, padrões e comportamentos dos clientes.

Do mesmo modo, existem outras ferramentas de inteligência artificial que estão surgindo para competir com a plataforma. São elas: Fireflies, DALL-E 2, Genesys DX

 e Murf e o principal concorrente, o BARD do google, ainda em fase de testes.

Gostou do conteúdo? A Otimifica implementa práticas de data driven marketing em todo o processo de criação e pesquisa a partir do Método InboundPR. 

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Matheus Ferraz, Consultor SEO
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