O CTR orgânico é uma das principais métricas quando pensamos em uma estratégia completa de SEO.
A taxa vai indicar se as táticas pensadas para aquele determinado site, página ou blog estão no caminho certo rumo às primeiras páginas nos mecanismos de busca.
Além disso, o CTR orgânico vai interferir diretamente em métricas como o tráfego orgânico e no próprio ranquamento, por isso é muito importante entendê-lo.
Portanto, confira o que é essa taxa e como ela funciona para a sua estratégia.
O que é CTR orgânico?
CTR é a abreviação de “Click Through Rate”, que em português vai ser traduzido como taxa de cliques, termo que usamos no marketing.
O CRT vai relacionar o número de exibições de um determinado link da página com o número de cliques que ele recebeu.
De uma forma geral, o principal objetivo do CTR é analisar o desempenho de seus conteúdos nos mecanismos de busca. Além disso, vai indicar se a página está despertando o interesse dos usuários, os fazendo clicar nos links. Apesar de estar muito associado ao SEO, a métrica também pode ser usada para e-mail marketing, redes sociais, entre outras.
Qual a importância do CTR orgânico?
Um dos fatores mais importantes quando se analisa o CTR orgânico é que possibilita a marca entender se o seu conteúdo está atraindo as pessoas certas.
Ou seja, se a taxa for alta, vai indicar que a palavra-chave é relevante e atraente para a persona da marca.
Além disso, caso a taxa seja ruim, a empresa vai conseguir entender como ter resultados melhores, revisando o planejamento de marketing.
Portanto, o CTR é importante pois ele indica se as táticas utilizadas para atrair a persona estão funcionando, se as estratégias de SEO são as adequadas e se a marca está fazendo o funil de marketing da forma correta.
3 benefícios de um bom CTR orgânico
Ter uma boa taxa de CTR orgânico traz uma série de benefícios para o site e para a marca. Portanto, é sempre importante pensar em formas de otimizar os conteúdos da empresa.
Assim, confira 3 benefícios importantes quando se tem um bom CTR orgânico:
- Aumento do tráfego orgânico: quanto maior a taxa de cliques, maior o número de visitantes. Dessa forma, a métrica vai mostrar que o seu site está atraindo visitantes orgânicos, ou seja, sem precisar de qualquer divulgação;
- Melhora da posição nos mecanismos de busca: a partir do momento que o seu site começa a ganhar mais visitantes, o Google vai reconhecer sua página como autoridade;
- Boa experiência do usuário: o CTR orgânico também vai indicar que o seu site proporciona uma boa experiência ao usuário. Assim, vai aumentar as chances de uma possível oportunidade de negócio. O CTR orgânico também vai indicar que o seu site proporciona uma boa experiência ao usuário, aumentando as chances de uma possível oportunidade de negócio.
Qual o CTR orgânico ideal?
Obviamente, quanto maior o CTR, melhor. No entanto, quando analisamos o CTR definimos que qualquer coisa acima dos 5% é considerado bom.
Mas é sempre importante levar em consideração uma série de variáveis. Por exemplo, se a palavra-chave de um concorrente está gerando um CTR 13%, enquanto o seu está em 5%, ele pode ser considerado ruim.
Dessa forma, é sempre importante comparar os concorrentes, entender a dificuldade de uma determinada palavra-chave e o mercado de atuação da marca.
O que influencia no CTR orgânico?
Existem alguns fatores que influenciam diretamente o CTR orgânico. Por conta disso, é necessário sempre otimizar e pensar em estratégias voltadas para esses fatores.
Confira o que vai influenciar o seu CTR:
Título da página
O título é o elemento mais importante do texto. Você pode pensar em todas as estratégias de SEO possíveis, mas se o título não for chamativo, o usuário não vai clicar.
Assim, além do título principal (H1), os intertítulos (H2, H3, H4…) também precisam atrair a atenção do possível cliente.
Dessa forma, o seu título precisa ter alguns elementos para chamar a atenção. Ele precisa ser descritivo, ou seja, informar exatamente o que o usuário irá encontrar no conteúdo.
Além disso, ele precisa ser persuasivo, visando chamar a atenção e utilizando gatilhos mentais para fazer a pessoa clicar.
Por fim, é crucial que o título contenha a palavra-chave do conteúdo.
Descrição
Quando falamos em descrição, estamos mencionando a meta description, ou seja, um pequeno resumo do conteúdo que será apresentado.
No entanto, é importante destacar que ter uma boa meta description não significa que ela será usada pelo Google. Muitas vezes, o algoritmo pode selecionar uma parte mais atrativa do seu texto e apresentá-la na SERP.
Portanto, tenha uma meta description para cada página e não se esqueça de inserir a palavra-chave na descrição.
URL
Muitas pessoas se esquecem, mas as URLs, ou seja, o link da sua página também é um fator importante para o CTR orgânico.
Pensando no SEO técnico, a URL precisa ser amigável e sempre estruturada de acordo com a arquitetura do site.
Além disso, ela precisa ser descritiva e curta, sem números e códigos, para facilitar a leitura do Google.
Por fim, assim como na meta description e no título, a palavra-chave também deve estar na URL.
Como calcular CTR orgânico?
O CRT vai relacionar o número de exibições de um determinado link da página com o número de cliques que ele recebeu.
Assim, existe uma fórmula para calculá-lo, confira:
CTR = Número de cliques/ número de impressões x 100
Ou seja, se sua página receber 100 cliques e 1.000 impressões, o seu CTR será de 10%.
4 dicas para melhorar o seu CTR orgânico
O primeiro passo para melhorar o CTR foi citado ao longo de todo o texto, ou seja, otimizar o seu conteúdo, ter atenção com as URLs, títulos e meta description.
Mas há outras formas de melhorar o CTR orgânico de uma página, confira:
- Esqueça termos irrelevantes: muitas vezes ao fazer um planejamento de palavras-chave, nos preocupamos apenas com o volume de busca de um determinado termo. No entanto, pode acontecer da palavra selecionada não ter nenhuma relação com a marca e com sua área de atuação, por isso, é necessário atenção;
- Pense na persona da marca: para não correr o risco de escolher um termo irrelevante para a empresa, é crucial definir uma persona para a marca. Dessa forma, todos os termos e estratégias desenvolvidas serão voltadas para atingir aquele público específico, aumentando as chances de uma conversão;
- Desenvolva um plano de marketing digital: este planejamento vai ser o norte de tudo que será feito. Assim, é uma etapa crucial para qualquer estratégia de marketing digital, interferindo diretamente nos resultados;
- Cheque a saúde do site: quando falamos da saúde do site, estamos falando de SEO técnico, ou seja, se o seu site está sendo indexado pelo Google. Fazer essa análise periodicamente ajuda a identificar possíveis erros que podem estar impedindo sua página de ranquear.
Como o método Inbound PR ajuda a melhorar o seu CTR orgânico?
O conceito de Inbound PR é uma metodologia ágil que vai conectar os objetivos do seu negócio com RP, marketing, tecnologia e vendas.
Assim, com todas estas áreas trabalhando juntas, aumentam as chances de o seu planejamento funcionar, como o CTR orgânico, por exemplo.
Além disso, um dos focos do Inbound PR é construir uma reputação digital, que também vai influenciar em como o Google enxerga seu site e, consequentemente, no CTR.