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Documentos vazados do Google reforçam cuidados com SEO

Tempo de leitura: 7 minutos

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Vazaram os detalhes de ranqueamento do Google! Qual o impacto para o seu site?

Recentemente, o empresário e especialista em SEO Rand Fishkin revelou um vazamento de mais de 2.500 páginas de documentação de API interna do Google, confirmada por ex-funcionários do Google como legítima. 

Essas informações contradizem várias declarações públicas feitas pelo Google ao longo dos anos e oferecem uma visão detalhada dos fatores considerados nos rankings de busca.

Embora saibamos que há mais de 1000 critérios considerados pelo Page Rank, a metodologia de classificação do Google, a maior parte destes critérios nunca são oficialmente confirmados. Com este documento, algumas considerações que a comunidade de SEO já observa ficam validadas. 

As melhores práticas que já adotamos com nossos clientes não mudam. Mas é sempre bom saber o que é importante em detalhes. Confira a seguir um resumo desse documento vazado do Google.

Principais Descobertas e Cuidados a Adotar:

1. Importância dos Dados de Cliques (Clickstream)

  • NavBoost e Glue: Utilizam dados de cliques para avaliar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa.
  • Comprimento dos Cliques:Google mede o tempo que os usuários passam em uma página antes de voltar aos resultados de busca, diferenciando cliques “bons” de “ruins”.
    • Ação: Focar em melhorar a experiência do usuário nas páginas de destino para aumentar o tempo de permanência e reduzir a taxa de retorno rápida (pogo-sticking).

2. Uso dos Dados do Navegador Chrome

  • Google utiliza dados de navegação do Chrome para determinar a popularidade e a relevância das URLs, influenciando quais são destacadas em recursos como os Sitelinks.
    • Ação: Garantir que suas páginas importantes ofereçam um valor claro e sejam frequentemente visitadas e clicadas por usuários.

3. White lists para setores específicos

  • Setores como viagens, Covid-19 e eleições têm white lists específicas para garantir a precisão e a confiabilidade das informações exibidas.
    • Ação: Se seu site atua nesses setores, focar na criação de conteúdo de alta qualidade e autoridade pode ajudar a ser incluído nessas white lists.

4. Feedback dos Avaliadores de Qualidade (Quality Raters)

  • Avaliações humanas dos raters de qualidade do Google são usadas diretamente no sistema de busca.
    • Ação: Aderir às diretrizes de qualidade do Google, garantindo que seu conteúdo seja bem avaliado em termos de relevância, expertise, autoridade e confiabilidade (E-E-A-T).

5. Peso dos Links Determinado por Dados de Cliques

  • Google classifica os índices de links em três categorias (baixa, média e alta qualidade) com base nos dados de cliques.
    • Ação: Concentre-se em obter links de alta qualidade de sites que recebam um volume significativo de cliques verificados.

6. Importância das Marcas

  • Marcas notáveis e reconhecidas tendem a ter um melhor desempenho nos resultados de busca.
    • Ação: Investir em construir e promover uma marca forte fora do ambiente de busca do Google, aumentando o reconhecimento e a demanda de navegação direta para o seu site.

7. Demanda de Navegação como Fator Crucial

  • Intenção de navegação e padrões de busca dos usuários são extremamente influentes no ranking.
    • Ação: Criar campanhas que aumentem a busca direta pelo seu site ou marca, respondendo de forma precisa às intenções de busca dos usuários.

Glossário de termos

Mesmo quem trabalha há muito tempo com Google e SEO pode ter dúvidas. Confira a seguir um breve glossário de termos:

  • API (Application Programming Interface): Conjunto de regras que permitem a comunicação entre diferentes sistemas de software.
  • Clickstream: Dados que mostram o percurso de navegação de um usuário na web.
  • NavBoost: Sistema do Google que utiliza dados de cliques para melhorar a qualidade dos resultados de busca.
  • PageRank: Algoritmo do Google que avalia a importância de uma página web com base nos links recebidos.
  • Pogo-sticking: Quando um usuário clica em um resultado de busca e retorna rapidamente à página de resultados, indicando insatisfação.
  • Sitelinks: Links adicionais exibidos abaixo do resultado principal de uma busca, mostrando páginas populares dentro do mesmo site.
  • Whitelist (Lista Branca): Lista de sites considerados confiáveis e priorizados nos resultados de busca.
  • Quality Raters (Avaliadores de Qualidade): Pessoas que avaliam manualmente a relevância e qualidade dos resultados de busca do Google.
  • E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness): Critérios usados pelo Google para avaliar a qualidade do conteúdo.
  • Anchor Text: Texto clicável em um hiperlink, utilizado pelo Google para entender o contexto do link.
  • Link Graph: Rede de links entre páginas da web, usada para determinar a relevância e autoridade de uma página.
  • SERP (Search Engine Results Page): Página de resultados exibida por um mecanismo de busca após uma consulta.
  • Panda: Atualização do algoritmo do Google que visa reduzir a classificação de sites de baixa qualidade.
  • Sandbox: Suposta fase em que novos sites não são exibidos nos resultados de busca para evitar spam.
  • Geo-fencing: Técnica que usa a localização geográfica para restringir ou personalizar resultados de busca.

Conclusão

As informações do vazamento destacam a complexidade e a profundidade das considerações do Google para os rankings de busca. Elas são uma perfeita sincronização entre marketing, reputação e tecnologia – e foi com base em patentes do Google e muita observação em mais de 300 clientes que a nossa metodologia, Inbound PR, se desenvolve desde 2009. 

Portanto, para melhorar seu SEO:

  • Foque na experiência do usuário.
  • Garanta que seu site seja frequentemente visitado e valorizado pelos usuários.
  • Construa uma marca forte e reconhecida.
  • Adapte-se às diretrizes de qualidade e relevância do Google.

Essas ações ajudarão a alinhar suas práticas de SEO com os fatores realmente importantes para o Google, conforme revelado pelos documentos vazados. Um planejamento claro que contemple todas as frentes de marketing, comercial, reputação e tecnologia é o que vai fazer você mexer o ponteiro dos resultados digitais da empresa.

E tudo começa com um primeiro passo. Com o nosso algoritmo  Otimindex você consegue avaliar estes e outros critérios que estão impedindo mais resultados orgânicos. Peça agora, é grátis!

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