Vazaram os detalhes de ranqueamento do Google! Qual o impacto para o seu site?
Recentemente, o empresário e especialista em SEO Rand Fishkin revelou um vazamento de mais de 2.500 páginas de documentação de API interna do Google, confirmada por ex-funcionários do Google como legítima.
Essas informações contradizem várias declarações públicas feitas pelo Google ao longo dos anos e oferecem uma visão detalhada dos fatores considerados nos rankings de busca.
Embora saibamos que há mais de 1000 critérios considerados pelo Page Rank, a metodologia de classificação do Google, a maior parte destes critérios nunca são oficialmente confirmados. Com este documento, algumas considerações que a comunidade de SEO já observa ficam validadas.
As melhores práticas que já adotamos com nossos clientes não mudam. Mas é sempre bom saber o que é importante em detalhes. Confira a seguir um resumo desse documento vazado do Google.
Principais Descobertas e Cuidados a Adotar:
1. Importância dos Dados de Cliques (Clickstream)
- NavBoost e Glue: Utilizam dados de cliques para avaliar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa.
- Comprimento dos Cliques:Google mede o tempo que os usuários passam em uma página antes de voltar aos resultados de busca, diferenciando cliques “bons” de “ruins”.
- Ação: Focar em melhorar a experiência do usuário nas páginas de destino para aumentar o tempo de permanência e reduzir a taxa de retorno rápida (pogo-sticking).
2. Uso dos Dados do Navegador Chrome
- Google utiliza dados de navegação do Chrome para determinar a popularidade e a relevância das URLs, influenciando quais são destacadas em recursos como os Sitelinks.
- Ação: Garantir que suas páginas importantes ofereçam um valor claro e sejam frequentemente visitadas e clicadas por usuários.
3. White lists para setores específicos
- Setores como viagens, Covid-19 e eleições têm white lists específicas para garantir a precisão e a confiabilidade das informações exibidas.
- Ação: Se seu site atua nesses setores, focar na criação de conteúdo de alta qualidade e autoridade pode ajudar a ser incluído nessas white lists.
4. Feedback dos Avaliadores de Qualidade (Quality Raters)
- Avaliações humanas dos raters de qualidade do Google são usadas diretamente no sistema de busca.
- Ação: Aderir às diretrizes de qualidade do Google, garantindo que seu conteúdo seja bem avaliado em termos de relevância, expertise, autoridade e confiabilidade (E-E-A-T).
5. Peso dos Links Determinado por Dados de Cliques
- Google classifica os índices de links em três categorias (baixa, média e alta qualidade) com base nos dados de cliques.
- Ação: Concentre-se em obter links de alta qualidade de sites que recebam um volume significativo de cliques verificados.
6. Importância das Marcas
- Marcas notáveis e reconhecidas tendem a ter um melhor desempenho nos resultados de busca.
- Ação: Investir em construir e promover uma marca forte fora do ambiente de busca do Google, aumentando o reconhecimento e a demanda de navegação direta para o seu site.
7. Demanda de Navegação como Fator Crucial
- Intenção de navegação e padrões de busca dos usuários são extremamente influentes no ranking.
- Ação: Criar campanhas que aumentem a busca direta pelo seu site ou marca, respondendo de forma precisa às intenções de busca dos usuários.
Glossário de termos
Mesmo quem trabalha há muito tempo com Google e SEO pode ter dúvidas. Confira a seguir um breve glossário de termos:
- API (Application Programming Interface): Conjunto de regras que permitem a comunicação entre diferentes sistemas de software.
- Clickstream: Dados que mostram o percurso de navegação de um usuário na web.
- NavBoost: Sistema do Google que utiliza dados de cliques para melhorar a qualidade dos resultados de busca.
- PageRank: Algoritmo do Google que avalia a importância de uma página web com base nos links recebidos.
- Pogo-sticking: Quando um usuário clica em um resultado de busca e retorna rapidamente à página de resultados, indicando insatisfação.
- Sitelinks: Links adicionais exibidos abaixo do resultado principal de uma busca, mostrando páginas populares dentro do mesmo site.
- Whitelist (Lista Branca): Lista de sites considerados confiáveis e priorizados nos resultados de busca.
- Quality Raters (Avaliadores de Qualidade): Pessoas que avaliam manualmente a relevância e qualidade dos resultados de busca do Google.
- E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness): Critérios usados pelo Google para avaliar a qualidade do conteúdo.
- Anchor Text: Texto clicável em um hiperlink, utilizado pelo Google para entender o contexto do link.
- Link Graph: Rede de links entre páginas da web, usada para determinar a relevância e autoridade de uma página.
- SERP (Search Engine Results Page): Página de resultados exibida por um mecanismo de busca após uma consulta.
- Panda: Atualização do algoritmo do Google que visa reduzir a classificação de sites de baixa qualidade.
- Sandbox: Suposta fase em que novos sites não são exibidos nos resultados de busca para evitar spam.
- Geo-fencing: Técnica que usa a localização geográfica para restringir ou personalizar resultados de busca.
Conclusão
As informações do vazamento destacam a complexidade e a profundidade das considerações do Google para os rankings de busca. Elas são uma perfeita sincronização entre marketing, reputação e tecnologia – e foi com base em patentes do Google e muita observação em mais de 300 clientes que a nossa metodologia, Inbound PR, se desenvolve desde 2009.
Portanto, para melhorar seu SEO:
- Foque na experiência do usuário.
- Garanta que seu site seja frequentemente visitado e valorizado pelos usuários.
- Construa uma marca forte e reconhecida.
- Adapte-se às diretrizes de qualidade e relevância do Google.
Essas ações ajudarão a alinhar suas práticas de SEO com os fatores realmente importantes para o Google, conforme revelado pelos documentos vazados. Um planejamento claro que contemple todas as frentes de marketing, comercial, reputação e tecnologia é o que vai fazer você mexer o ponteiro dos resultados digitais da empresa.
E tudo começa com um primeiro passo. Com o nosso algoritmo Otimindex você consegue avaliar estes e outros critérios que estão impedindo mais resultados orgânicos. Peça agora, é grátis!