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SEO para Black Friday: 10 técnicas infalíveis para aplicar este ano

Tempo de leitura: 13 minutos

O planejamento de marketing e SEO para Black Friday com antecedência é essencial. Antes das datas comerciais, as estratégias e conteúdos precisam da produção e frequência nas postagens. 

Isso garante que as empresas apareçam nas pesquisas justamente na época de maior audiência da Black, ou seja,  na última sexta-feira de novembro. 

Com técnicas de otimização de SEO para Black Friday, é possível obter resultados de médio e longo prazo. 

Descubra como implementar uma estratégia de SEO eficaz nesta data e confira nossas dicas no artigo para impulsionar a receita da sua empresa durante esse período.

Existe SEO para Black Friday?

Durante a Black Friday, assim como em outras datas comerciais, as vendas tendem a aumentar. E o Google ainda é o principal meio de busca online onde os usuários procuram pelos melhores preços e produtos. 

Mas como aparecer nas pesquisas durante a Black Friday? Existem duas formas: tráfego orgânico e tráfego pago

Com o tráfego pago, as empresas podem anunciar e aparecer para seu público-alvo oferecendo os melhores lances de custo por clique. 

Já com o tráfego orgânico, ou seja, por meio de SEO, as empresas criam uma estratégia de conteúdo relacionado a persona. Assim, utilizando as palavras-chave mais relevantes do momento. 

Essa estratégia ajuda a fidelizar leitores e possíveis clientes em seu blog, por isso a importância do SEO para Black Friday. Tanto o tráfego pago como o tráfego orgânico, podem gerar mais vendas e engajamento. 

Diferente do pagamento por anúncios, que oferece resultados imediatos enquanto o investimento estiver ativo, o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo. 

Os conteúdos otimizados com as técnicas corretas de SEO permanecem nas pesquisas por um tempo prolongado, o que pode gerar benefícios duradouros para sua empresa.

 

 

O SEO para Black Friday é diferente do SEO tradicional?

Tudo começa garantindo uma boa experiência do usuário e conteúdo de valor e com o SEO para Black Friday, isso não seria diferente. 

O SEO tradicional se difere do SEO para Black Friday, apenas com relação ao planejamento de conteúdo. Onde as pesquisas de palavras-chave devem estar direcionadas aos produtos e serviços vendidos. O restante segue a mesma lógica. 

Dessa forma, o que você precisa ter em mente é garantir que a sua pesquisa pelas palavras-chave esteja alinhada à sua persona e ao seu produto. 

Além disso, é importante que o usuário tenha uma boa experiência dentro do seu site, ou seja, que não trave, e seja rápido e seguro.

É só refletir… sabe aqueles sites que demoram a carregar ou que não entregam o produto proposto? Qualquer pessoa que passe por essa experiência não vai retornar ao site.

A primeira experiência é a que vale e precisa ser assertiva. 

 

10 técnicas de SEO para aplicar nesta Black Friday

Bom, você quer saber como aplicar o SEO para Black Friday e é isso que vamos trazer. Selecionamos as melhores práticas para otimizar o seu site. 

Além de dicas de planejamento de conteúdo que podem te colocar no topo das pesquisas. Vem com a Otimifica!

 

1- Conheça o seu negócio

É de extrema importância que antes de qualquer ação prática, seja de marketing ou SEO para Black Friday, que exista um estudo de persona e concorrência.

Com base nesse estudo, é possível que qualquer empresa desenvolva um planejamento de conteúdo baseado em dados das melhores palavras-chave em SEO.

 

2- Faça uma auditoria

A auditoria de SEO é um processo de avaliação abrangente de um site para identificar oportunidades de otimização de mecanismos de busca.

No SEO para Black Friday isso não seria diferente. De antemão vem a auditoria e logo após se constroem as melhorias nos sites, assim como o planejamento de conteúdo.

Essas são algumas ferramentas utilizadas na auditoria dos sites, como a SEMRush, Ubersuggest e Ahrefs. Além delas existem outras que complementam a avaliação como Google Analytics e Google Search Console

 

3- Garanta uma boa experiência do usuário

Uma das recomendações do Google é que os sites carreguem em até 2 segundos. Segundo uma pesquisa realizada pela Kiss Metrics, 40% dos visitantes saem do site caso ele demore mais de 3 segundos carregando. 

Além disso, a empresa precisa estar atenta a toda a jornada do usuário e garantir que em todas, os visitantes fiquem minimamente satisfeitos. 

Ao passo que esses dados são desde a demora até o layout e segurança da informação. Afinal, você não quer garantir essa péssima experiência no primeiro contato, não é mesmo?

 

4- Analise a concorrência

A análise de concorrência é crucial para o SEO (Search Engine Optimization) por diversos motivos. Primeiro, ela permite identificar os concorrentes diretos de um site ou empresa nos resultados de busca.

Em segundo lugar, a análise de concorrência ajuda a demonstrar oportunidades de palavras-chave e conteúdos relevantes. 

Por fim, ela também ajuda a monitorar a performance do próprio site em comparação com os concorrentes. É possível identificar tendências, e utilizar durante o SEO para Black Friday, trazendo os principais conteúdos em alta.

 

5- Conheça a principais SERPs

A análise de SERPs no SEO para Black Friday é extremamente importante na otimização das páginas e análise de concorrência. 

O objetivo da Search Engine Results Page ou SERP é ajudar os usuários a encontrar justamente o que pesquisaram. 

Durante a auditoria o analista de SEO consegue verificar quais são as SERP nas primeiras posições do Google. E a partir delas conseguimos melhorar as estratégias nas SERPs da empresa.

 

6- Pesquise as palavras-chave

As palavras-chave são importantes no SEO para Black Friday porque são os termos que as pessoas utilizam nos mecanismos de busca.

Dessa forma, ao otimizar um site com palavras-chave relevantes, é possível melhorar sua relevância e posicionamento nos resultados de busca. Além de aumentar a visibilidade do site e atrair tráfego qualificado.

 

7- Criando um planejamento de conteúdo

A criação do planejamento de conteúdo de SEO para Black Friday requer uma abordagem estratégica. 

Nesse meio tempo, essas estratégias devem estar sendo estudadas e executadas bem antes das datas comemorativas como a Black Friday. Garanta a frequência dessas postagens.

 

8- Otimize o seu conteúdo para a Black Friday

Meta títulos, descrições, títulos H1 e tags de imagem tem um impacto enorme nos resultados do Google.

Criar um planejamento para otimização também é um passo importante em aplicar o SEO para Black Friday. 

Nesse sentido, otimize os conteúdos já postados e melhore os resultados do clique das SERPs com essa estratégia. 

 

9- Adicione Landing page no site

As páginas de venda são muito importantes para qualquer empresa, ainda mais nessa época do ano. No SEO para Black Friday, as landing pages ganham destaque e precisam de atenção nos sites. 

Todavia, insira as páginas de venda dentro do site, assim como banners de imagem na homepage. 

 

10- Utilizando backlinks 

Backlinks de sites confiáveis e relevantes podem reforçar a credibilidade e confiança do seu site aos olhos dos usuários durante a Black Friday. 

Quando outros sites de autoridade recomendam ou referenciam o seu site, isso pode transmitir confiança aos usuários. Dessa forma, tornando-os mais propensos a visitar e confiar nas suas ofertas e promoções. 

 

O que o Google recomenda para Black Friday

Existe outro ponto de atenção ao criar estratégias de SEO para Black Friday, com a URL permanente para as páginas da Black. 

O que isso quer dizer? O Google recomenda que ao invés de criar novas páginas a cada época do ano, que as empresas utilizem URLs permanentes e recorrentes.

Nesse sentido, para criar a audiência e reputação desejada, o SEO costuma gerar resultados de médio a longo prazo. Por isso a importância das páginas não serem criadas a cada campanha. 

Sob o mesmo ponto de vista, as URLs constroem equidade do link, que se refere ao valor do SEO com um link, e só com o tempo isso é gerado e também com outras páginas se conectando a essa URL.  

Então já sabe… quanto mais tempo tiver a URL, maior a equidade do link e também as chances de classificação aumentam consideravelmente, muito mais do que links recentes.

Confira outras dicas do Google para implementar o SEO para Black Friday:

      • Crie a página com antecedência

      • Fique por dentro das práticas recomendadas de SEO padrão

      • Insira um link para página de destino na página inicial

      • Utilize link recorrente

      • Faça o rastreamento da sua página

    5 benefícios de usar o SEO na Black Friday

    Como vocês podem ver, existe uma série de benefícios que o SEO para  Black Friday traz para sua empresa. 

    Nesse sentido, o tráfego orgânico, ou SEO, é tão importante quanto o tráfego pago, e ambas as estratégias devem ganhar atenção das empresas.

    Agora confira alguns dos benefícios ao utilizar o SEO para Black Friday:

        1. Aumento do tráfego orgânico: Com a otimização de SEO, é possível melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

        1. Mais visibilidade: O SEO pode tornar mais visível a visibilidade do site para os usuários que estão procurando por promoções relacionadas à Black Friday. 

        1. Maior credibilidade e confiança: Sites que aparecem nos primeiros resultados de busca são geralmente considerados mais confiáveis e credíveis pelos usuários. 

        1. Melhoria da experiência do usuário: Garante a velocidade de carregamento, responsividade para dispositivos móveis, qualidade do conteúdo e facilidade de navegação. 

        1. Resultados duradouros: As otimizações de SEO feitas durante a Black Friday podem ter efeitos duradouros, mesmo após a temporada de compras. 

      SEO para Black Friday: o que NÃO fazer

      Existem algumas práticas de SEO para Black Friday que devem ser evitadas. Nesse sentido, é preciso utilizar do White Hat que são as boas práticas de SEO.

      Ao implementar técnicas SEO suspeitas você pode sofrer muitas penalizações do Google, inclusive banirem o seu site. Essas já são técnicas chamadas de Black Hat.

      Nesse sentido, confira algumas dicas do que evitar: 

          1. Keyword stuffing:  Encher seu conteúdo com palavras-chave irrelevantes ou excessivas é uma prática desaprovada pelo SEO

          1. Não criar páginas duplicadas: Evite criar várias páginas com o mesmo conteúdo apenas para segmentar palavras-chave diferentes. 

          1. Não ignorar as tags de título e meta descrição: Esses são elementos cruciais do SEO on-page. Certifique-se de otimizar suas tags de título e meta descrições para suas páginas de venda da Black Friday.

          1. Não criar URLs complexas ou confusas: URLs amigáveis e claras são importantes para os mecanismos de busca e também para os usuários. 

          1. Não negligenciar a otimização de imagens: As imagens são uma parte importante do SEO, pois podem atrair tráfego por meio da pesquisa de imagens. 

        E agora? Conseguiu entender sobre a importância do SEO para Black Friday?  Temos uma outra dica para você.

        Quer saber mais sobre as melhores práticas de SEO? Confira o nosso curso de SEO para empresas, SEO Enterprise, e consiga alavancar o seu negócio e garantir as primeiras posições do Google. 

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